sábado, 2 de maio de 2015

ARUJÁ AGORA TEM OS “DOUTORES SOS DA ALEGRIA”. TRUPE JÁ VISITOU CASA DE REPOUSO EM ARUJÁ E O HOSPITAL DAS CLÍNICAS EM MOGI DAS CRUZES


Grupo Voluntário SOS Arujá, caracterizados de palhaços (Clique e amplie 
a foto) 
Grupo Doutores da Alegria sem as roupas com que atuam nos hospitais
Arujá agora também conta com os “Doutores da Alegria”, ou os “Doutores Palhaços”. Todos eles são profissionais formados em Besterologia nas melhores Universidades de Medicina.  Caros leitores, vocês pensam que estou brincando? Não, o assunto é sério. O grupo de Arujá, formado em novembro do ano passado, se autodenomina “Voluntários SOS Arujá”. 

Para quem não conhece, essas pessoas são voluntários que se caracterizam de palhaços, ou vestem roupas de cores aberrantes, e vão até os hospitais levar alegria, levar palhaçada e brincadeiras para os enfermos. No caso de Arujá são todos jovens. Eles brincam com os pacientes, contam piadas, fazem caretas e cantam. 

 “O ambiente de um hospital é muito pesado, é triste, principalmente para quem está internado com uma doença grave (por exemplo, câncer), ou que tenha sofrido um acidente e a recuperação é longa. Tem pacientes que se encontram internados há meses e até anos. Alguns entram em depressão. Nossa finalidade é levar um pouco de alegria, de distração para os adultos e as crianças que estão presas ao leito hospitalar”, disse o Paulo Henrique Maiolino, 33 anos, o Paulinho, um dos líderes do grupo de Arujá. “Com a nossa presença, os enfermos esquecem o desconforto e a dor, muitos dão risadas, o clima fica descontraído”, falou a Grasiela, uma das meninas que compõe o grupo. 

André Novaes, 29 anos, formado em psicologia, relatou que o grupo foi constituído no final do ano passado, e que todos fizeram um curso para poder exercer essa função de alegrar as crianças e os adultos nos Hospitais. Ele explica que as visitas dos “Doutores Palhaços” não se restringem somente às unidades hospitalares, mas também a asilos e orfanatos. “Ocorre que algumas famílias deixam de visitar o idoso nas Casas de Repouso. Têm idosas e idosas que ficam meses, às vezes anos sem receber visitas, então a nossa presença acaba levando um pouco de alegria, de descontração para essas pessoas também”.  

Lilian, uma das “Doutoras da Alegria”, explicou que o Grupo também incentiva a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. “Além disso, pedimos também doação de cabelos humanos, para fazer perucas para mulheres que estão carecas por conta dos medicamentos contra o câncer. O cabelo é esterilizado e depois é montada a peruca para as pacientes”, ressaltou a Lilian.

 Grupo vai montar ONG

Paulinho Maiolino relatou que eles estão começando as atividades este ano, e que o grupo já visitou uma Casa de Repouso de Arujá e também já levou alegria para os enfermos do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (Mogi das Cruzes). Os rapazes e as meninas estão felizes porque conseguiram liberação para a trupe visitar o Hospital e Maternidade Ipiranga de Arujá (antigo AMA). Paulinho falou ainda, que todos trabalham, e que alguns estudam, portanto, o trabalho social só pode se realizado nos finais de semana. Eles vão fundar uma ONG (“ONG Voluntários SOS Arujá”). “Dessa forma poderemos captar recursos financeiros, pois, por enquanto todos os gastos somos nós que arcamos”. HISTÓRIA: A primeira trupe (Doutores da Alegria) do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, pelo cidadão Wellington Nogueira em 1991. A ONG foi inspirada em um trabalho parecido que ele conheceu nos EUA. Mais de 20 anos depois, a ONG já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e os profissionais de saúde.


Um dos líderes do grupo, Paulinho (Drº Trapalhão) 
Drª Míope
Drª Rosa, mais uma voluntária da Trupe
Drª Lilica, mais um componente do grupo "Doutores da Alegria"
Todos do grupo sao trabalhadores, o que os leva a fazerem as visitas só nos finais de semana
Drº Pena toca violão e canta nas visitas da trupe
Drº Pistache é comerciante e formado em psicolgia
A maioria dos rapazes e das meninas do grupo "Voluntários SOS Arujá" são jovens

3 comentários: