quarta-feira, 1 de maio de 2013

Moradores do bairro Pedra Branca vivem isolados, sem telefone fixo e celular, e sem estrada quando chove

Mais tem coisa pior. Algumas famílias que vivem isoladas nos rincões do bairro da Pedra Branca, nem energia elétrica têm

Distante 15 quilômetros do centro de Santa Isabel, os moradores do bairro Pedra Branca (zona rural) vivem praticamente isolados do município.  A estrada de terra, denominada Estrada da Pedra Branca é a maior fonte de reclamação. Além de a maior parte do trecho da estrada não ter iluminação, quando chove, praticamente a via fica intransitável. Quando os moradores citam a palavra, “isolados”, eles não se referem apenas às condições precárias da estrada, mas sim, da comunicação através de telefone. Telefone é um aparelho sem utilidade no bairro Pedra Branca, tendo em vista que o telefone fixo não existe no local por não haver cabos de telefones que atendam a comunidade. A pequena vila também não tem serviço de telefonia móvel, por não haver torre de telefonia. Logo, as pessoas e as crianças estão impedidas de ter acesso a outro meio de comunicação, que é a rede mundial da internet. Mas, por incrível que pareça no bairro Pedra Branca ainda existe uma realidade pior ainda do que não ter comunicação com o mundo via telefone. Existem famílias que não tem acesso à energia elétrica e vivem como no início do século 20, ou seja, não tem aparelhos eletrodomésticos em casa, e, à noite, vivem à luz de lampião a gás.  Como não tem televisão, as famílias costumam dormir cedo.

Em época de chuvas, estrada fica intransitável
A dona de casa, Lucimar Maria da Silva, 31 anos, tem dois filhos pequenos, que a exemplo de todas as famílias da Pedra Branca estudam na Escola Teiji Kita e são transportados por ônibus escolar da prefeitura, tendo em vista que a pequena escola do bairro foi desativada pelo prefeito anterior.  “Quando chove é muita lama que se forma, os motoristas de ônibus (linha normal e escolar) não entram na estrada com medo de ficar atolado ou com medo de acidentes. Já teve caso de ficarmos sem poder sair do bairro a semana inteira, as crianças perderam uma semana de aula por causa da chuva”, disse a Lucimar.  “Aqui”, falou a Lucimar, “se a gente precisar de uma ambulância ou de uma viatura da polícia estamos perdidos, sem telefone e a distância”. Os moradores reclamam também que o ponto onde várias famílias ficam aguardando o ônibus na estrada da Pedra Branca não tem cobertura. As famílias mostraram a lixeira abarrotada que fica na beira da estrada, reclamam: “O caminhão da prefeitura só recolhe o lixo uma vez por semana, precisamos de uma lixeira maior”.

Famílias vivem em pontos isolados sem energia elétrica
Isaura Aparecida de Oliveira, 36 anos, reside com dois filhos em uma rua de terra (sem nome) que sai da Estrada da Pedra Branca. Várias famílias moram no começo dessa rua (ou seria estrada?). A via de terra, segundo informou a Isaura termina no município de Guarulhos na Estrada que liga Guarulhos a Nazaré Paulista. Isaura mora no ponto mais longe e isolado, seis quilômetros dentro da estrada ladeada por mata densa e escura. Ela percorre todos os dias 24 quilômetros a pé (12 para ir e voltar, duas vezes por dia, para levar seus e trazer dois filhos até a estrada da Pedra Branca) para embarcar as crianças no ônibus escolar. Andar de carro por essa estrada é uma verdadeira aventura, são buracos e mais buracos, lama e galhos de árvores caídos, e na época de chuva praticamente a via fica intransitável. Além de viver isolada no meio da mata, a dona de casa não tem energia elétrica. “Os fios de eletricidade só tem nos três primeiros quilômetros, as famílias que vivem mais acima não tem energia elétrica”.  Ela disse que mora ali, por não ter condições de pagar aluguel e gostaria que o prefeito desse um jeito de levar energia até as pessoas que residem no local.  Ela disse que ninguém arrisca andar a noite pela estrada que é totalmente escura, margeada por uma floresta compacta. “Eu mesmo durmo cedo, por não ter televisão”, disse.

Prefeitura está recuperando Estrada da Pedra Branca
A prefeitura de Santa Isabel está fazendo manutenção em toda a extensão da Estrada que leva ao bairro Pedra Branca. Duas máquinas da prefeitura estão nivelando a estrada, e em alguns trechos a estrada está sendo alargada, em outros até pequenos aterros estão sendo feitos na via. A estrada também está recebendo cascalhamento. O encarregado da recuperação da estrada é o João Galinha, funcionário da Secretaria de Serviços da prefeitura de Santa Isabel. “Ele disse que a estrada vai ser recuperada em toda sua extensão, depois do trabalho das máquinas será colocado o cascalho. “Na semana que vem, terminaremos o serviço aqui na Estrada da Pedra Branca”. João Galinha disse que a recuperação das estradas vicinais é uma determinação do Prefeito Gabriel Bina (PV). “Vamos consertar todas as estradas vicinais do município, já temos um cronograma pronto. Vamos aproveitar a temporada sem chuva. Começamos pela estrada da Pedra Branca, pois era uma das vias mais críticas do município”, disse João Galinha. 

Isaura, mora com dois filhos em um dos pontos mais isolados da região do
Pedra Branca. Mais algumas famílias residem nesse local
Condições da estrada que leva à casa de alguns familiares que vivem
isolados na região do Pedra Branca
Essa estrada de terra sem poste e sem fiação elétrica é o
único acesso até a casa da Isaura. Trata-se de uma via
que sai da Estrada do bairro Pedra Branca
Estrada da Pedra Branca está sendo recuperada pela prefeitura em toda sua
extensão (15 Km). Ônibus de linha normal segue para o bairro Pedra Branca
Crianças aguardam ônibus escolar acompanhados dos pais. O ponto tinha
cobertura, mas depois que caiu de velho, a prefeitura nunca mais fez cobertura
nova para os passageiros
Ônibus escolar chega. Antes, porém, havia passado o coletivo de linha
 normal. Em época de chuva, moradores e estudantes ficam isolados, sem
ônibus
A única vila que existe (Pedra Branca) fica no final da estrada pedra Branca.
Lá existe o comércio do Paulinho que é uma espécie de bar, de mercearia e
mini-mercado. A vila fica no entorno 
A única luz que rompe a escuridão da mata na casa da Isaura
vem do lampião de gás