Rodoviária de Arujá, ponto final das linhas de ônibus municpais e intermunicpais |
Os moradores do Mirante estavam apreensivos essa semana.
Eles foram protestar contra um suposto fim da linha intermunicipal
Armênia-Mirante na sessão da Câmara de Arujá, dia 15 de setembro. Segundo
boatos, os ônibus da Viação Transdutra não iriam mais até o Mirante, o ponto final
passaria a ser a rodoviária no centro de Arujá. Indignados, os moradores esbravejavam
que tinha que colocar mais ônibus para o povo do Mirante e não acabar com a linha.
A prefeitura, juntamente com a Transdutra (concessionária da linha) desmentiu
oficialmente os boatos.
Todavia, as reclamações com relação ao transporte público em
Arujá são antigas e parece que não há perspectiva de melhora. No que diz
respeito às linhas municipais, as tarifas são consideradas caras demais para
percursos pequenos. Outra reclamação recorrente é que tem poucos ônibus nas
linhas, além de que em diversos itinerários, os ônibus deixam de circular cedo
da noite. Por ser o maior bairro do município, o Parque Rodrigo Barreto é o que
detém a maior quantidade de linhas de ônibus, tanto municipal como
intermunicipal, mas os problemas também existem.
Os moradores reclamam que a linha municipal que sai da
rodoviária e corta o Barreto, passando também pelo bairro Pilar e Centro
Residencial tem poucos carros na linha. “Se perder o ônibus a pessoa vai
aguardar quase uma hora no ponto”. Nenhum morador do Barreto utiliza as linhas
intermunicipais para ir até o centro de Arujá, devido ao valor alto da
passagem, normalmente em torno de cinco reais.
Mesmo trabalhando na ilegalidade, o que ajuda bastante a
população do Barreto são os taxistas que fazem lotação com ponto final na
Avenida B, saindo da rodoviária. Entretanto, as pessoas que moram nas
extremidades do Barreto não são beneficiadas pela lotação de táxi. Nesse caso os
moradores são obrigados a esperar os ônibus da Viação Arujá. Aliás, os taxistas
que atuam de forma irregular só trabalham com o filé mignon, ou seja, só fazem
o trajeto de duas Avenidas no Barreto, Avenida Armando Colângelo e Avenida B,
mesmo porque se fosse diferente os taxistas iriam contrariar os interesses da
Viação Arujá.
Recentemente, o vereador Odair Neris (Mano’s-PSB) tentou
apresentar um anteprojeto de Lei, para a implantação de moto-táxi em Arujá. O projeto de
responsabilidade do Executivo foi ignorado pelo prefeito. Claro, iria, mais uma
vez contrariar interesses da Viação Arujá. Nesse caso, mesmo trabalhando na
ilegalidade, os taxistas que fazem lotação, tiveram o desplante de ir protestar
na Câmara contra a suposta implantação de moto-táxi em Arujá.
O município de Arujá tem uma extensa área rural, a maioria
coberta por estradas asfaltadas, esse povo seria o maior beneficiado com a
implantação do moto-táxi no município. A população que reside em locais onde as
linhas de ônibus param de circular cedo, também seriam beneficiados pelo
transporte de duas rodas, além de que à noite é mais seguro, pois o
moto-taxista deixa o passageiro na porta de casa.
Mas, parece que o prefeito se move só por interesses, e
não pensando na enorme quantidade de munícipes que usam o transporte coletivo
todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário