Lombadas infernizam motoristas de Arujá |
Por exemplo, a pequena e pouca movimentada rua onde moro no Parque Rodrigo Barreto não haveria a necessidade de lombada, mas ela está lá a infernizar motociclistas e motoristas.
E o pior, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determina o tamanho correto para as lombadas, altura e largura. Em Arujá percebe-se facilmente que essa norma é desrespeitada, pois existem lombadas de todos os tamanhos (altura e largura). Algumas lombadas são absurdamente altas (o fundo do carro bate na lombada), colocando em risco os motoristas e danos no automóvel. Para piorar, muitas placas alertando o motorista sobre a lombada estão colocadas em cima do próprio redutor de velocidade, isso é piada de mau gosto.
Além disso, a zebra (faixas amarela e preto em cima da lombada, sinalização visual) em muitos casos está desgastada ou totalmente apagada, levando o motorista a confundir a lombada com o asfalto, podendo levar a acidentes graves. Por exemplo, quando foram colocadas as lombadas na Estrada do PL, ocorreram vários acidentes, inclusive queda de motoqueiros.
É comum morador pedir lombadas para ruas calmas, sem a mínima necessidade. Na Câmara, é difícil ver uma sessão ordinária onde não há indicação de lombadas. Só existem lombadas porque, infelizmente o motorista brasileiro não tem educação no trânsito e não respeita limite de velocidade. Mas tem que ter também bom senso por parte da população e da prefeitura, pois é o motorista é que é penalizado.
Se é eu não sei, mas na minha rua, já solcitei ao responsável pelo dep de trânsito Edson Nasser uma rotatória, faixas de sinalização, placas na minha rua, que é uma avenida e que passa ônibus e nada foi feito até agora!!
ResponderExcluir