domingo, 3 de julho de 2016

Pesquisa eleitoral aponta Luis Camargo com 14% em Arujá


Levantamento foi realizado em 22 e 23 de junho com 400 eleitores; margem de erro é de 4,9 pontos percentuais

Com 14% das intenções de voto para prefeito de Arujá, o advogado Luis Camargo (PSD) aparece como o preferido do eleitorado entre os 11 pré-candidatos ao cargo. É o que aponta a pesquisa eleitoral realizada entre 22 e 23 de junho pela AR Publicidade, Pesquisa e Notícias, e que se encontra registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram entrevistados 400 eleitores de diferentes gêneros e idades, aptos a votar.
Camargo aparece na frente tanto na pesquisa estimulada (quando o pesquisador apresenta ao entrevistado as alternativas), quanto na espontânea (sem ser dada uma alternativa de resposta). Na segunda ele lidera com 5,5% das intenções de voto.
O ex-prefeito Genésio Severino da Silva (SD) aparece na sequência com 11% de preferência. Já na espontânea o percentual alcançado por ele foi de 3,25%.
Já José Luiz Monteiro (PMDB) e o vereador Márcio José de Oliveira (PRB), o Dr. Márcio, aparecem empatados na terceira posição com 9%. No entanto, quando os nomes não são apresentados previamente aos eleitores, a diferença entre um e outro é de três pontos percentuais: Monteiro aparece com 5% das intenções de voto, enquanto Oliveira recebeu apenas 2%.
Se as eleições fossem hoje, o vereador Wilson Ferreira da Silva (PSB), o Dr. Wilson, conseguiria metade do índice de votos atingido pelo primeiro colocado, sendo 7% ao todo. Já na pesquisa estimulada, a diferença para o líder cai apenas um ponto percentual, uma vez que 4,5% disseram que votariam nele para prefeito.
Na sequência da pesquisa estimulada aparecem Gilberto Daniel (DEM), o Gil do Gás, com 5%; Márcio Batista (PSDC), também com 5%, e Sebastião Vieira de Lira (PSDC), o Paraíba Car, com 3%. O primeiro e o último, atualmente, são vereadores. Já na espontânea as intenções caem para 2,5%, 1,75% e 0,25%, respectivamente.
Dino Capo (PRP), Natalino Bisagate (PTN) e Juvenal Penteado estão empatados, com 1% das intenções de voto cada. Já nas respostas obtidas de forma espontânea, os dois primeiros permaneceram na mesma posição, sendo escolhidos por 0,5% dos eleitores cada um. Penteado por sua vez, não recebeu nenhum voto. 
Ainda segundo o levantamento, após verem os nomes dos pré-candidatos, 11% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum. Outros 15% disseram não saber quem irão escolher. O número de votos nulos e brancos corresponde a 8%.
Já na pesquisa espontânea 15% do eleitorado não votaria em nenhum, 11% votaria em branco ou nulo e 44,7% informou estar indeciso ou sem saber quem eleger. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário