quinta-feira, 1 de maio de 2014

ARUJÁ

Vereador Mano's
VEREADOR MANO’S QUER IMPLANTAÇÃO DE MOTO-TÁXI EM ARUJÁ
O vereador Odair Neris, o Mano’s (PSB) quer implantar no município de Arujá o transporte público através de moto-táxi. Esse Projeto de Lei é de responsabilidade do Executivo, ou seja, seria de iniciativa do prefeito, no caso o Abel Larini (PR). O vereador Mano’s, encaminhou ao prefeito Abel Larini, um Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a instituição e regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros moto-táxi. Apesar de o referido vereador se basear apenas em um anteprojeto encaminhado ao Executivo, ele sugere que se o serviço for regulamentado em Arujá, que comece pelo Parque Rodrigo Barreto e o bairro do Mirante, por se tratar dos bairros de maior número de habitantes do município. Mano’s argumenta que o transporte de moto-táxi, além de ser popular em muitas cidades do Brasil, seria mais uma opção para aqueles que dependem do transporte público. Além disso, argumenta o vereador, o transporte sobre duas rodas traria vantagem como preço reduzido na tarifa, fluidez no trânsito e comodidade de seus usuários, o passageiro é deixado na porta de casa. Na região do Alto Tietê somente no município de Santa Isabel existe o transporte de moto-táxi, e somente no ano passado o transporte de passageiros sobre duas rodas foi legalizado e regulamentado na cidade isabelense, depois de 11 anos de clandestinidade.

FORMADA COMISSÃO DE INQUÉRITO DA CÂMARA PARA INVESTIGAR A IMOBILIÁRIA CONTINENTAL. DÁ PARA ACREDITAR?
O vereador Gil do Gás (PRB) anunciou na Tribuna da Câmara de Arujá que foi constituído uma Comissão de Inquérito composta por cinco vereadores com o intuito de abrir uma trincheira de batalha contra a Imobiliária e Construtora Continental, que como sempre, vem atuando ao arrepio da lei no Parque Rodrigo Barreto. Além do Gil do Gás, faz parte da Comissão o vereador Mano’s (PSB), Cocera Cabelo (PR), Jussival Marques (PMDB) e Rogério da Padaria (PT). Ora, com todo o respeito a todos esses vereadores, se não for uma proposta eleitoreira e demagógica (coisa que não acredito, muito ao contrário, acredito que todos eles são bem intencionados), a opinião desse humilde escriba é que essa Comissão não vai levar a nada.
Historicamente, o prefeito Abel Larini (PR) sempre teve laços fraternais com o dono da Continental, e historicamente os vereadores de Arujá (desse e de outros mandatos) nunca se interessaram em trabalhar de verdade contra a Continental e a favor dos moradores do Barreto. Claro, muitos, além de não ter capacidade para questão de tal envergadura, obviamente nunca iriam contrariar o prefeito atual que é amigão do Valter Luongo. Basta lembrar que a Continental prestou diversos serviços para a prefeitura de Arujá, inclusive o asfalto das ruas do Barreto. E tem também a questão do famigerado Acordo de Comodato que umas advogadas fazem e são amicíssimas de um vereador da Comissão recém formada. Como se sabe esse Comodato é a sentença de morte para o pobre coitado que assina esse acordo e só beneficia o dono da Continental.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

CRIANÇA MORRE DENTRO DO PRONTO ATENDIMENTO DO PARQUE RODRIGO BARRETO

Um bebê de dois anos de idade morreu dentro do Pronto Atendimento (PA) do Parque Rodrigo Barreto no dia 27 de abril, no período da manhã. Ana Beatriz de Moura Reis, foi levada ao Pronto Atendimento do Parque Rodrigo Barreto no domingo de manhã, pela sua avó Silvia Maria de Moura. Segundo a avó, sua neta estava com dores fortes na região da barriga e sentia muita sede, pedia água a todo o momento. Ainda de acordo com Silvia Maria, a médica praticamente não examinou a criança e prescreveu o medicamento Buscopan, liberando a pequena paciente em seguida. A criança, de acordo com a avó, não melhorou e passou o domingo todo com dores, e chorando muito. Na segunda-feira de manhã (dia 28 de abril) a criança foi levada novamente ao PA do Barreto. A pequena Beatriz gemia de dor, enquanto a médica (de nome Karina) avisou para a avó que a criança “tomaria inalação” e depois faria uma radiografia da região do tórax. Segundo a avó, não deu tempo, pois Beatriz de Moura acabou morrendo dentro da unidade de saúde. Segundo Silvia Maria, no atestado de óbito consta como causa da morte da pequena, broncopneumonia. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Guarulhos. A família não se conforma com a morte da criança "que era saudável", e registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Arujá. A família alega que o atendimento médico no PA não foi adequado e vai estudar a possibilidade de entrar com uma ação na justiça de Arujá contra a prefeitura.    


MÃE AMEAÇA CHAMAR POLÍCIA MILITAR E FAZER DENÚNCIA NA DELEGACIA POR FALTA DE ATENDIMENTO DE SUA FILHA NO PA DO BARRETO


Segundo a mãe de uma menina de nove anos de idade, sua filha não teve um final trágico dentro do Pronto Atendimento do Parque Rodrigo Barreto, porque ela agiu de forma rápida e enérgica.  Maria Izabel, moradora do Parque Rodrigo Barreto, disse que levou num domingo sua filha Gabriela de Oliveira Conceição para o PA do Barreto. “A menina apresentava febre alta e dor de barriga”. Segundo a mãe, a médica que atendeu a criança, falou que não era nada grave e que se tratava apenas de uma virose, e receitou os medicamentos Buscopan e Dipirona. A mãe falou que na segunda-feira, como o quadro clínico da criança piorou (as dores na barriga e a febre havia aumentado) ela retornou ao PA do Barreto. Dessa vez ela pediu ao médico (Dr° Pablo, que também disse tratar-se de uma virose) que solicitasse exame de sangue e de urina, além de uma radiografia do pulmão da menina. Através da radiografia, segundo Maria Izabel, constatou-se que sua filha estava com pneumonia. De acordo com Mariza Izabel, o médico Pablo receitou uma medicação e liberou a mãe.

No outro dia Maria Izabel voltou com sua filha à unidade do Barreto, dessa vez no Posto de Saúde, pois “a menina continuava com dores abdominais e com febre”. A criança foi atendida pela médica Dhua (le-se Deua). Segundo Isabel, a Drª Dhua informou que o exame de sangue da menina só sairia dentro de 15 dias. Como a criança estava muito ruim, com muitas dores, com febre alta e gemendo, e diante da informação de que o exame de sangue levaria 15 dias para ficar pronto, ela ameaçou chamar a Polícia Militar e fazer uma denúncia por falta de atendimento na Delegacia de Polícia.  Depois de uns 15 minutos, Mariza Isabel disse que chegou à unidade do Barreto o vice-prefeito Luiz Alves e a Secretária da Saúde do município (Clarinda de Fátima Carneiro). Depois da chegada do vice e da secretária municipal, Maria Izabel relatou que logo foi providenciada a remoção da criança para o PA Central, onde ela permaneceu internada em tratamento por dois dias e passou mais cinco dias tomando injeções. Os resultados dos exames (que foram feitos rapidamente no Pronto Atendimento central) constataram que além da pneumonia, a criança apresentava uma infecção urinária grave, e que depois da alta médica, a menina teve uma melhora de saúde.

Mas o drama dessa mãe não parou por aí. Segundo Maria Izabel, depois de algum tempo, ela acabou levando sua filha de volta à UBS do Barreto, pelo motivo de apresentar manchas escuras no corpo, a médica pediu exame de coagulação. Depois disso a mãe relatou que a criança não havia se recuperado totalmente, e diante do fato, ela resolver ir a um médico particular onde a médica solicitou exame de Urocultura (exame indicado para o diagnóstico de infecção urinária). Passado um tempo, Maria Isabel declarou ainda que mais uma vez ela levou sua filha de nove anos para o Pronto Atendimento Central de Arujá, dessa vez acompanhado de um vereador do município, onde ela foi atendida de forma maravilhosa. Ela disse que essa luta vem de dois meses, e declarou ainda que até hoje sua filha não se curou totalmente, e muito provavelmente ela terá que levar a menina para o Pronto Atendimento de novo.




quinta-feira, 17 de abril de 2014

MORRE SIGERU ARAKI, EX-VEREADOR DE ARUJÁ QUE IDEALIZOU O CENTRO INDUSTRIAL


Sigeru Araki  (09/07/1937 - 17/04/2014)


Carro funerário chega ao salão
nobre da Câmara de Arujá
Morreu hoje (dia 17 de abril) no Hospital do Servidor Público Estadual o ex-vereador de Arujá Sigeru Araki. Sigeru morreu aos 76 anos de idade, de tuberculose. O corpo (que chegou por volta das 18h00) está sendo velado no salão nobre da Câmara de Arujá e será sepultado amanhã (dia 18 de abril) às 10h00 no cemitério municipal do centro de Arujá. Antes mesmo de o corpo chegar ao salão nobre da Câmara, já se encontrava no local o prefeito de Arujá Abel Larini (PR) e o Diretor de Trânsito Edson Nasser. 
Sigeru Araki (marido da falecida Hermínia Araki) foi vereador por Arujá durante quatro Legislaturas. A primeira de 1969 a 1973, quando os vereadores ainda não eram remunerados. A última de 1989 a 1992. Ele foi presidente da Câmara também. 
Caixão é retirado de carro funerário
para velório de Sigeru Araki
A reportagem conversou com o filho do Sigeru, o Marcos que é gerente da Caixa Econômica Federal. Ele disse que um dos atos mais importantes de seu pai foi ter tido a idéia (e encabeçado a luta) de se arrumar um espaço, um terreno onde se poderia abrigar indústrias, para alavancar a economia do município. Depois de muitos anos de luta, a ideia de Sigeru Araki se transformou no Centro Industrial de Arujá. 
Ele disse também que seu pai doou o terreno para a construção de uma escola municipal na Vila Arujá, hoje a única escola do pequeno bairro. Marcos disse também que seu pai, através de Projeto de Lei, proibiu a rodoviária de Arujá de cobrar taxa de embarque e desembarque. Essa taxa, disse o Marcos, era repassada à passagem, onerando o valor do bilhete para o usuário da linha. Com a aprovação da lei, essa prática foi abolida. Ele disse ainda que seu pai juntamente com outros vereadores, lutou muito para a implantação de rede de água e de energia elétrica para a cidade. 
Apesar de ser político, Sigeru ganhava a vida como empresário da agricultura. Ele tinha roça de hortaliças, e plantava também, uva e caqui no bairro do Portão, bairro onde ele residiu a vida toda, desde que chegou em Arujá.  Os amigos disseram que no ano passado ele começou a sentir os sintomas da doença (tuberculose). Desde então, ele passava períodos internado no hospital em São Paulo e períodos em casa. Mas nunca deixou de fumar e nunca deixou de jogar sinuca (snooker) com os amigos. Segundo os amigos, ele tinha paixão por sinuca e era o melhor jogador de Arujá. Em conversa com um vereador de Arujá, ele disse que com certeza o Legislativo arujaense fará uma homenagem ao Sigeru Araki.  



terça-feira, 15 de abril de 2014

PREFEITO DE ARUJÁ SANCIONA LEI QUE CRIA O NOME PARQUE RODRIGO BARRETO PARA O MAIOR BAIRRO DO MUNICÍPIO

Vereador Wilson
Ferreira
Vereador Mano's

O prefeito de Arujá Abel Larini (PR) sancionou a lei que cria (e mantém) o nome de Parque Rodrigo Barreto para o maior bairro do município. O Barreto tem cerca de 30 mil habitantes, e quando passou a ser denominado de Pirituba pela prefeitura, inclusive com a anuência dos Correios, a revolta foi geral no bairro. Os moradores exigiam que a localidade continuasse a ser chamado pelo nome de Parque Rodrigo Barreto.

Enquanto a Associação Movimento de Moradores do Parque Rodrigo Barreto colhia assinaturas para um abaixo assinado repudiando a mudança de nome do bairro, no Legislativo arujaense, o vereador Wilson Ferreira juntamente o vereador Odair Neres (Mano’s) ambos do PSB, apresentaram um projeto de lei que mantinha o nome Parque Rodrigo Barreto. O projeto foi aprovado por unanimidade e agora chegou às mãos do prefeito que o sancionou.   


LEI QUE ISENTA COBRANÇA DE PASSAGENS DE ÔNIBUS PARA JOVENS MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARUJÁ FOI SANCIONADA PELO PREFEITO


Vereador Gabriel Santos
Projeto de Lei do vereador Gabriel dos Santos (PSD) que vai beneficiar jovens que estão matriculados no ensino público de Arujá foi sancionado pelo prefeito Abel Larini. Denominado “Bilhete Aluno Arujaense”, a lei vai facultar transporte público aos jovens que não tem condições de arcar com os gastos de passagem, principalmente aquelas que residem em bairros mais afastados e que agora poderão se locomover sem gastos para acompanhar atividades das Secretarias Municipais. Por exemplo, os jovens poderão se locomover até o Pró-Menor, ETEC, Escola de Música, SENAI, etc. A Secretaria de Educação fornecerá as informações às famílias interessadas e que comprovem que não tem condições financeiras para arcar com o transporte para seus filhos.    

segunda-feira, 14 de abril de 2014

PRISÕES POR PORNOGRAFIA INFANTIL NA INTERNET CRESCE 127% EM 2013



Matéria publicada pelo G1 informa que o número de prisões em flagrante decorrentes de pornografia infantil na web mais do que dobrou entre 2012 e 2013. Esse dado é da Polícia Federal e da ONG Safernet Brasil, entidade que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet. O estudo relata que 134 pessoas foram presas no ano passado no país ante 59 em 2012: um crescimento de 127%. Os dados levam em consideração denúncias de usuários e investigações próprias da Polícia Federal.

De acordo com a Safernet, pornografia infantil foi o tipo de crime na internet mais denunciado em 2013. Das 244.147 denúncias anônimas recebidas pela organização, 80.195 (32,84%) dizem respeito a esse tipo de prática criminosa, que envolve "24.993 páginas distintas hospedadas em 8.589 servidores diferentes e atribuídas a 64 países em 5 continentes". "Essa é a prova de que a internet não é mais uma terra sem lei", afirmou Thiago Tavares, presidente da Safernet. "Esse aumento expressivo comprova que os crimes praticados na internet podem sim ser investigados, [e os seus autores] processados e punidos pelos crimes que cometeram".

Depois de pornografia infantil, os tipos de crimes na internet mais denunciados foram racismo (78.690), apologia e incitação a crimes contra a vida (31.513), homofobia (15.141), intolerância religiosa (9.807),  xenofobia (8.328), neonazismo (6.177) e tráfico de pessoas (2.729). Até o seu fechamento em 31 de dezembro, o balanço da PF e da Safernet registrou 484 indiciamentos relacionados a pornografia infantil na internet. O número de 2012 não foi disponibilizado para comparação.

Especificamente sobre o Facebook a pornografia infantil ficou em segundo lugar nas queixas, sendo superado pelos atos de racismo. Agora nas denúncias globais da internet, a pornografia infantil é o crime mais freqüente.

A Polícia Federal vem incrementando suas ferramentas de investigação na área de crimes cibernéticos, além de capacitar os servidores para investigarem esta nova criminalidade, o que reflete um crescimento permanente da repressão. “Ademais, desde 2008, com a promulgação da  Lei nº 11.829/2008, a conduta de ter em depósito imagens de pornografia infantil permitiu a realização de flagrantes, mesmo em momento diverso daquele da divulgação das imagens”, diz a nota.

Fonte: G1




sexta-feira, 11 de abril de 2014

CRATERA ABRE NA AVENIDA DOS EXPEDICIONÁRIOS E ENGOLE FRENTE DE CARRO E MOTORISTA FICA FERIDO


Um enorme buraco se abriu na Avenida dos
Expedicionário, na rotatória próxima da rodoviária
Um buraco enorme abriu no asfalto na esquina das Avenidas Antonio Afonso de Lima e Avenida dos Expedicionários no centro de Arujá. No momento em que um veículo modelo Pálio passava pela via, o asfalto cedeu e a frente do carro foi engolida pela cratera, ficando com a traseira levantada. O motorista, morador do Parque Rodrigo Barreto Ednaldo Flávio da Silva, 40 anos, tinha acabado de deixar sua esposa na Avenida Antonio Afonso de Lima (ela ia pegar um ônibus para São Paulo) e se dirigia para a Empresa Transdutra, onde ia trabalhar. Andréia, esposa do motorista, disse que de dentro do ônibus viu o carro do marido acidentado e muitas pessoas em volta. Então, ela desceu rapidamente do coletivo e constatou o ocorrido.

Através de contato telefônico, Flávio relatou que o impacto do carro dentro do buraco foi muito forte. “Foi a mesma coisa de eu ter batido o carro contra um muro”. Ele disse que apesar de estar com o cinto de segurança, ficou sentido muitas dores na região do pescoço e na coluna cervical, e teve que esperar pelo resgate. Segundo a esposa do Flávio, a ambulância demorou cerca de 20 minutos. Ainda segundo a Andréa foi colocado um colar cervical no pescoço de seu marido antes da remoção para o Hospital Ama. Segundo Andréia, no hospital, ele recebeu remédios para a dor, e foi realizado ainda três radiografias e uma tomografia na região torácica e no pescoço do paciente, e que o mesmo iria permanecer em observação no hospital. Segundo informação passada pelo diretor de Trânsito de Arujá, Edson Nasser, que se encontrava no local, o buraco que surgiu no local é de responsabilidade da Sabesp.
Na foto a esquerda, Pálio acidentando na hora que foi 
retirado do buraco com a ajuda de um macaco
utilizado em oficina mecânica


Pessoas que trabalham em frente do local onde o asfalto cedeu, informaram que a Sabesp fez ao longo dos últimos meses vários reparos no local. “A última vez que a Sabesp abriu um buraco no local faz quatro dias”, disse uma comerciária que não quis se identificar. Ao lado do buraco existe um PV (poço de visita) da Sabesp, com a tampa redonda de ferro. O motorista acidentado, disse que assim que sair do Hospital vai procurar saber seus direitos, “afinal meu carro ficou danificado, e eu não sei quando vou voltar a trabalhar. Não sei se é Sabesp ou a prefeitura (de Arujá) o responsável, mas vou mover uma ação judicial para reparar os danos que sofri”, disse Ednaldo Flávio.


MORADOR DE ARUJÁ JÁ CORREU 11 MARATONAS E 12 SÃO SILVESTRE

Zé Corredor aos 59 anos, foi a pé de Arujá até
a Basílica de Nossa Senhora Aparecida,
na cidade de Aparecida (SP)
Um morador do bairro Mirante, em Arujá é um exemplo para os jovens. José Genilo Costa, popularmente conhecido por Zé Corredor já participou de 11 maratonas e 12 São Silvestre (corrida de rua mais famosa do Brasil que é realizada todo último dia do ano em São Paulo). Detalhe: Zé Corredor tem 60 anos. Ele é aposentado e sua profissão é jardineiro autônomo.  Zé Corredor tem cinco filhos e treina (corre) pelo menos cinco dias por semana. Há 14 anos, ele resolver correr, gostou e desde então não parou mais. Seu treinamento consiste, por exemplo, em correr de Arujá até o município vizinho de Itaquaquecetuba. Ele disse que correr é uma excelente atividade física, e que se sente como se fosse um jovem. “A saúde está ótima, graças a Deus”, disse. Segundo o Zé Corredor, sua maior proeza não foi participar de maratonas e a São Silvestre (todos os anos) mas sim uma caminhada de 140 quilômetros que ele fez de Arujá até a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. “No ano passado fui de Arujá até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida a pé. Saí na madrugada de uma quinta-feira e cheguei na sexta. Andei 29 horas, e descansei seis horas. Ao todo foram 35 horas até chegar à Igreja de Aparecida”. Zé Corredor disse ainda que foi um desafio grande vencer os perigos da Rodovia Presidente Dutra. Questionado se ele recebia ajuda de alguém, o maratonista relatou que recebe patrocínio do posto de gasolina Tibagi, localizado na Estrada de Santa Isabel na região dos condomínios. Inclusive, disse que o uniforme que ele usa para correr, é cedido pelos proprietários do Tibagi. Zé Corredor, falou que enquanto tiver disposição e saúde vai continuar correndo, pois é uma das paixões dele.