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Caminhões e máquinas abrem valas para colocação de tubo
de águas pluviais |
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Motoristas para acessar a Dutra estão utilizando estrada de terra precária |
A saída para
a Rodovia Presidente Dutra na divisa de Arujá com o Jardim Álamo (Guarulhos)
está fechada devido uma obra para colocação de um enorme tubo de ferro para
escoamento de água de chuva (galeria pluvial). A obra faz parte da construção
do trecho do Rodoanel Leste que passará sobre a Rodovia Presidente Dutra em Arujá.
Para chegar até o acesso à Dutra, os motoristas utilizam a Avenida Mario Covas
ou a Avenida Adília Barbosa Neves. Segundo o vereador Castelo Alemão, cerca de 20 mil carros utilizam diariamente o referido a acesso à Rodovia Presidente
Dutra. Desses motoristas a maioria esmagadora seria dos municípios de Mogi das
Cruzes e de Itaquaquecetuba e, de resto, da região do Alto Tietê, que entram na
cidade de Arujá, utilizam a Avenida Renova e pegam a Avenida Mario Covas para
evitar o pagamento do pedágio de Arujá. Desses motoristas cerca de dois mil
seriam de Arujá mesmo. Essa fuga do
pedágio da Dutra, ainda de acordo com o vereador Castelo Alemão, daria um
prejuízo de cerca de 50 mil reais por dia à Nova Dutra, chegando ao montante de
1,5 milhão de reais por mês. E é justamente por questões financeiras que a Nova
Dutra quer aproveitar a obra do Rodoanel e fechar definitivamente a saída para a
Dutra, eliminando dessa forma, “a fuga” de veículos do pedágio, e
consequentemente eliminando também a evasão de divisas. O vereador disse que em
2013 a CCR Nova Dutra já teria tentado fechar o acesso à rodovia. Castelo Alemão disse que os chacareiros que estão
localizados na Dutra e na Mario Covas serão extremamente prejudicados também, e
terão dificuldades em escoar seus produtos, ou seja,
legumes e verduras.
Empresários bancariam do próprio
bolso nova saída para a Dutra; como alternativa, estrada de terra utilizada
hoje é precária
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Obra é do Rodoanel leste do Governo do Estado |
Castelo
Alemão disse que está tentando contato com órgãos do governo do Estado, tendo
em vista que muitas indústrias que estão na margem da Rodovia Dutra também
serão prejudicadas com o fechamento desse acesso, inclusive o posto de gasolina
que fica ao lado da saída terá que se mudar de local, pois não teria mais clientes. De acordo com o Castelo, se a CCR Nova Dutra
fechar definitivamente a saída para Dutra, e o governo do Estado “lavar as mãos”,
os donos de indústrias e de comércios que serão atingidos estariam dispostos a
arcar financeiramente com outra saída para a Dutra que seria construída próxima
do local onde existe a atual. Depois do fechamento para as obras, os motoristas
que utilizam a Mario Covas têm como alternativa hoje uma rua de terra batida
que sai um pouco antes da entrada da Rodovia Presidente Dutra. A estrada
alternativa – que margeia a Dutra – é precária e cheia de ondulações e de
buracos, e em alguns trechos se encontra cheia de lama. Além disso, a estrada de terra
não tem iluminação, e segundo moradores, o local é perigoso à noite.
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