sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FAMÍLIA DE JOVEM QUE MORREU NO PA DE ARUJÁ ACUSA MÉDICOS DE NEGLIGÊNCIA


Keli Cristina morreu ao 21 anos
Mais um caso de suposta negligência médica teria ocorrido dentro das dependências do Pronto Atendimento (PA) de Arujá.  Por volta das 19h00 da quarta-feira (29/10) acabava o sofrimento, o calvário de uma jovem nascida e criada no Parque Rodrigo Barreto. Depois de permanecer hospitalizada cinco dias no PA Central da cidade falecia Keli Cristina Lima Pereira, 21 anos. Ela deixou um filho de dois anos e meio.

A família está indignada e inconformada com a morte prematura da jovem, e acusa os médicos do PA de Arujá de negligência. Marlene Pereira de Souza (tia da Keli) que reside em Guarulhos, disse que a menina estava em um aniversário próximo de sua casa, na noite de sábado (25/10) e, alcoolizada, tropeçou numa irregularidade na calçada e acabou caindo. Como a garota não conseguia se levantar os parentes a socorreram levando-a para as dependências da residência. Logo depois, ao perceberem que a jovem não estava bem (ela reclamava da falta de sensibilidade nos braços e nas pernas), decidiram encaminhá-la para o Pronto Atendimento da cidade em veículo particular. 

Ainda de acordo com a tia da vítima, o médico ministrou glicose para jovem e a dispensou. Entretanto, Marlene disse que sua sobrinha tinha dificuldades em movimentar o corpo abaixo do pescoço, “e além de sentir dores na região da nuca, ela não estava sentindo as pernas e os braços, mesmo assim o médico a liberou”. Marlene relatou que na noite de sábado para domingo, a jovem quase não dormiu, sentindo dores fortes, ao mesmo tempo em que não sentia os membros inferiores. 

No domingo (26/10) nas primeiras horas da manhã a jovem deu entrada de novo ao Pronto Atendimento, dessa vez através de uma ambulância do SAMU.  De acordo com a Marcia (outra tia da falecida) a menina ficou hospitalizada o dia inteiro no PA, passando mal. “Somente à noite (do domingo), foi providenciado uma ambulância para levar a paciente até a Santa Casa de Santa Isabel, onde foi realizada uma tomografia da cabeça da vítima”, disse a Marcia. “De volta ao PA, o médico (a família não sabe dizer o nome do médico) depois de examinar a tomografia relatou à família que nada de anormal havia sido constatado”. 

De acordo com a família, como a paciente não melhorava, já na madrugada de segunda-feira (27/10) Keli foi levada para a Santa Casa de Santa Isabel mais uma vez, desta feita para realizar uma tomografia da coluna vertebral.  Segundo a família, de volta ao PA, o médico disse que nada foi constatado de anormal na tomografia. Marlene disse que a paciente permaneceu internada segunda, terça-feira e quarta-feira, sendo que nesse período, a menina só foi medicada com Dipirona. Keli morreu as 19h00 da quarta-feira (29/10).

DEPOIS DA MORTE A SURPRESA


Segundo relato da família, somente depois da morte da Keli Cristina é que a família começou a entender o que havia ocorrido. Segundo relato da Marlene Pereira (tia da vítima) um médico (que ela não soube dizer o nome) que não tinha participado do atendimento da Keli Cristina, disse que a jovem estava com uma vértebra quebrada, e que a paciente teve três paradas respiratórias e uma parada cardíaca, vindo a falecer. A família supõe que o referido médico "leu" de forma correta a tomografia e constatou a fratura da vértebra, fato que o outro médico que atendeu a jovem não conseguiu decifrar. A família disse também que de todas as vezes que a vítima foi colocada em uma ambulância não foi colocado colar cervical na jovem. A família registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Arujá. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarulhos. O laudo com a causa da morte tem 30 dias para ficar pronto. Segundo documento preliminar, a paciente morreu em virtude de uma Embolia Pulmonar e Insuficiência Respiratória Aguda. Keli Cristina foi enterrada às 15h00 na quinta-feira (dia 29/10) no cemitério municipal da PL. Veja abaixo pronunciamento da prefeitura sobre o caso da morte da Keli Cristina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário