sábado, 9 de janeiro de 2016

MORADORES DO BEIRA RIO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA PREFEITURA DE ARUJÁ; E COMO SEMPRE SÓ RECEBEM PROMESSAS


Rua do Beira Rio que fica completamente inundada em dias de
chuva forte. A esquerda, casas construídas em cima do Córrego
dos Cavalos
Algumas famílias da comunidade Beira Rio participaram de uma reunião na prefeitura de Arujá, no dia oito de novembro. Representando a prefeitura estavam presentes os Secretários do Meio Ambiente e da Cultura Júlio do Kaikan e a Secretária da Ação Social Maria Luzia. 

A discussão era com relação ao sofrimento dos moradores do Beira Rio, que vem padecendo com as constantes enchentes em suas casas, vítimas das últimas chuvas de verão que caíram em dezembro e janeiro deste ano. Na reunião, de forma inexplicável, não estava presente o Secretário de Habitação de Arujá, Orlando (José Orlando da Silva), e também o prefeito de Arujá Abel Larini (PR), este último tendo chegado só ao fim do encontro, segundo as donas de casa que participaram do evento.

A informação que não é novidade, é que quatro casas serão demolidas por decisão da Defesa Civil de Guarulhos, duas que sofreram desabamento parcial na enchente do dia 23 de dezembro, mais duas casas que apresentam rachaduras. As mulheres do Beira Rio que participaram da reunião, disseram ainda que mais 18 casas serão demolidas num primeiro momento, ou seja, essas residências seriam as mais vulneráveis, as que correm maiores risco com as enchentes. Foi distribuído a cópia de um documento do Fórum de Arujá, datado de 2013, assinado pelo juiz David de Castro Pereira Rio, que informa que a responsabilidade dos problemas registrados no Beira Rio pertence à Comarca de Guarulhos, ou seja, a responsabilidade do Beira Rio seria do prefeito de Guarulhos.

Os representantes do Executivo arujaense também falaram da possibilidade de as famílias do Beira Rio serem alocadas para o conjunto habitacional do CDHU do bairro Bonsucesso ou do bairro dos Pimentas em Guarulhos, apesar de essas famílias não estarem cadastradas no CDHU. Foi descartada a hipótese de os moradores habitarem o CDHU do Jardim Emília (Arujá). De acordo com as informações, na semana que vem ocorrerá uma reunião entre o prefeito de Guarulhos e de Arujá no sentido de discutir os problemas das famílias do Beira Rio.

Segundo alguns interlocutores, não dá para acreditar que o problema das famílias do Beira Rio será resolvido num curto prazo. Já deu para perceber que o prefeito de Arujá não assume responsabilidade e joga o problema para Guarulhos. “Se não houver a atuação da Defensoria Pública, o caso tende a esfriar e morrer como vem ocorrendo há mais de 20 anos”, disse um dos interlocutores. Os moradores afirmam que se o problema do Beira Rio não for resolvido logo, vão paralisar a Rodovia Presidente Dutra mais uma vez. Na foto, rua do Beira Rio que fica completamente inundada em dias de chuva forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário