sábado, 22 de novembro de 2014

GASTO DESNECESSÁRIO?


Por Honório Rocha

Deu o que falar a denúncia do Paraiba Car (PSDC) sobre a reforma na Câmara de Arujá que custará 444 mil reais aos cofres públicos municipais. A reforma, segundo o Paraíba Car, abrange a colocação de um novo piso no Plenário, a troca das mesas dos vereadores e a implantação de microfones individuais instaladas nas novas mesas. Além disso, foram trocados alguns vidros dos corredores da Câmara.  A informação dá conta também que a aparelhagem de som do Legislativo será trocada. Pois bem, tudo isso ao valor de quase meio milhão de reais.

Paraíba disse que do valor total da obra, 125 mil reais seria só para pagar o projeto. Lembrando que a decisão e os gastos inerentes à reforma são de exclusividade do presidente do Legislativo, no caso o vereador Abel Franco Larini, o Abelzinho (PR). A reforma e os gastos não passam pelo escrutínio dos vereadores, é de responsabilidade única do presidente.

O valor exorbitante, inacreditável para uma obra aparentemente simples no prédio da Câmara, deixou os frequentadores do Legislativo boquiabertos, estupefatos, perplexos. O vereador Paraíba Car, disse da Tribuna, de forma irônica que os vidros vieram da índia e os microfones só podem ser de ouro. Ele disse que vai responsabilizar o Abelzinho pela “obra superfaturada”, vai levar o caso para o Ministério Público. Abelzinho disse em resposta que a obra foi licitada e que está dentro da lisura e da lei.

Muitas pessoas que acompanham as sessões da Câmara, lembraram que o município perdeu uma emenda de 1 milhão de reais que era para ser investido no sistema de monitoramento da cidade, e que agora foram surpreendidos por a gastança desnecessária feita pelo presidente do Legislativo. Lembraram também que no início deste ano o prefeito Abel Larini juntamente com seu filho presidente da Câmara prometeu que iria limpar e cobrir a piscina da escola Municipal Hermínia Araki, no Parque Rodrigo Barreto.

O dinheiro (600 mil reais) que foi (ou teria sido) repassado para a prefeitura, foi devolvido pela Câmara que “economizou muito ao longo do ano de 2013”. Mas, foi tudo mentira, pois até hoje a piscina se encontra abandonada e foi apelidada pela população de criadouro de mosquito da dengue. Diante da gastança na Câmara, foi lembrado por várias pessoas o estado de penúria em que se encontram as escolas municipais de Arujá. Escolas caindo aos pedaços sem manutenção, escola recém-inauguradas com rachaduras, escolas com vazamentos de água, escolas que são invadidas por vândalos e usuários de drogas.

Diante da reforma na Câmara foi lembrado que a Guarda Municipal de Arujá está abandonada, sucateada, sem equipamentos e com carros velhos. Foi lembrado também que os policiais militares que trabalham em Arujá não recebem o pró-labore (uma pequena ajuda financeira da prefeitura para os policias).

Foi lembrado também a situação caótica da saúde pública no município. Atendimento ruim, falta de médicos, falta de remédios na rede, falta de equipamentos. As denúncias de mortes suspeitas não cessam nas unidades de saúde de Arujá. Enfim, gastar quase meio milhão de reais em uma reforma aparentemente supérflua na Câmara, com tantos problemas na cidade é um desrespeito e um soco no estômago do povo arujaense.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário