sábado, 13 de fevereiro de 2016

ACESSO DO MIRANTE É FECHADO, MAS PELA DUTRA AS PESSOAS CONTINUAM VISITANDO A LAGOA AZUL


Lagoa Azul teve duas mortes por afogamento em 24 horas
Na tarde do dia 12 de Fevereiro, estive no bairro Cachoeira com o Israel Prado. Ele disse que a Lagoa Azul em Santa Isabel, está dentro do terreno que pertenceria aos herdeiros da antiga Pedreira Dutra. Apesar de a pedreira não estar mais funcionando, a área pertenceria aos filhos do dono da antiga pedreira, portanto, o terreno seria particular.

A área vai da margem da Rodovia Presidente Dutra (sentido SP) e alcança o morro onde existia a pedreira, hoje desativada. A enorme cratera de onde foram retirados milhares de toneladas de pedra encheu de água, passou a ser chamada de Lagoa Azul e virou área de lazer para muitas pessoas, principalmente os jovens que vem de várias cidades da região.

A parte do terreno que margeia a Dutra foi teria sido arrendado pelos herdeiros para duas empresas, a Polimix e a ACA. Estivemos na empresa Polimix. Dentro da Polimix  tem um acesso a uma estradinha que leva até a Lagoa Azul, entretanto, esse acesso não é liberado ao público, os portões da empresa permanecem fechados e também tem guarita, a não ser para os Bombeiros quando ocorre um afogamento na Lagoa Azul.

Entretanto, próximo da Polimix, na estrada de terra que margeia a Dutra, sai um pequeno trilho que dá entrada para uma estradinha que leva à represa, onde só moto passa. Segundo o Israel Prado, esse acesso também estaria dentro do terreno da pedreira.

Pela Rodovia Presidente Dutra dá para acessar essa estradinha que leva
a  Lagoa Azul
Quando estávamos na estradinha, apareceu um motoqueiro com garupa. Eles iam nadar na represa. Perguntei se a estradinha tinha muitos buracos, se o acesso era difícil. "Suave, tranquilo", disseram. Israel Prado relatou ainda que quem entra na Lagoa Azul para nadar estaria invadindo uma área particular.



PELO MIRANTE NÃO TEM MAIS COMO CHEGAR À REPRESA


Israel explicou que o acesso à Lagoa Azul pelo Bairro do Mirante em Arujá foi fechado, pois as pessoas passavam por uma área particular, passavam dentro de um sítio. Israel disse que tem parentes próximos a entrada da Lagoa Azul (que era acessada pelo Mirante). Ele falou que esteve no local na quarta-feira (dia 10). Israel contou que o dono do sítio fechou a entrada (porteira) e colocou cadeado, mas mesmo assim os frequentadores da represa quebravam o cadeado para acessar a trilha que dá na Lagoa Azul, tanto a pé como de moto. O proprietário comunicou o fato à polícia e reforçou o portão de sua propriedade, além de colocar uma placa indicando que o local é propriedade particular e que é proibido o acesso naquela área, portanto, pelo bairro Mirante não tem mais como chegar á represa Lagoa Azul. A maioria das pessoas que iam para a represa pelo Mirante, eram moradores de Arujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário