domingo, 21 de fevereiro de 2016

EMENDA PARA COMPRA DE TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA E ULTRASSOM É IGNORADO PELO PREFEITO; MULHER MORRE NO PA COM TRAUMATISMO CRANIANO SEM REALIZAR TOMOGRAFIA



Pronto Atendimento de Arujá
O vereador Edvaldo de Oliveira Paula (Castelo Alemão-PTB) apresentou uma emenda orçamentária no ano passado no valor de 1,6 milhão de reais para equipar o Pronto Atendimento central de Arujá, com os aparelhos de Ressonância Magnética, Ultrassonagrafia e Tomografia. Esses aparelhos que são básicos em qualquer unidade hospitalar das cidades do país, não existem na área da saúde pública de Arujá.


Quando o paciente com doença grave ou acidentado precisa do uso desses aparelhos, o enfermo tem que aguardar uma transferência para hospitais das cidades da região, em muitos casos a transferência vem tarde demais.

O prefeito ignorou a solicitação do vereador em reservar do orçamento anual um milhão e seiscentos mil para a compra dos aparelhos. Entretanto, a resposta e justificativa por escrito do prefeito ao Castelo Alemão, além de ser uma piada, é um total desrespeito aos cidadãos arujaenses, e prova de forma cabal que o atual administrador municipal nunca teve compromisso com a saúde da população.

O prefeito disse que “os serviços de Ultrassonografia, Ressonância Magnética e Tomografia já são ofertados na rede de saúde municipal e regional, através da Santa Casa de Santa Isabel, Santa Marcelina de Itaquaquecetuba, Hospital Luiza de Pinho Melo (Mogi das Cruzes), Hospital Geral de Guarulhos e a empresa contratada pelo município, Centro Médico Hilarion Ltda”.

Na resposta o prefeito ressalta ainda que o custo para o município adquirir o Tomógrafo é de 700 mil reais, e que as despesas para manter o aparelho em funcionamento seria de quatro mil reais por mês, que somado ao salário de um profissional técnico com jornada de 24 horas de trabalho semanais, seria aproximado de R$ 2.300,00. O prefeito disse ainda – pasmem – que a Tomografia é um exame de alto custo, é inviável manter sesse serviço.

Na foto, Regina
Célia que morreu
no PA de Arujá
DEPOIS DE PERMANECER QUATRO DIAS INTERNADA COM LESÃO NO CÉREBRO, MULHER MORRE NO PA DE ARUJÁ
Uma moradora de Arujá (bairro Portão) sofreu uma queda dentro de casa na semana passada e bateu a cabeça no chão. Regina Célia Ramos da Silva, 49 anos, dois filhos, foi levada ao Pronto Atendimento Central de Arujá. O médico que atendeu a dona de casa suspeitou que a paciente apresentava um quadro de morte cerebral. Todavia, a certeza só se confirmaria através do exame de Tomografia. Então, foi providenciado a remoção para a Santa Casa de Santa Isabel para fazer a tomografia na paciente. Entretanto, o médico que acompanharia a enferma se recusou a fazer a remoção para a cidade vizinha pelo risco de a paciente morrer dentro da ambulância. A remoção não foi realizada e Regina Célia ficou internada no Pronto Atendimento, vindo a falecer no quarto dia. Segundo as informações, a paciente, muito provavelmente estaria com morte cerebral, mas a falta de aparelhos para diagnosticar de forma precisa, no caso a lesão no cérebro da dona de casa é fundamental. O orçamento da prefeitura de Arujá está estimado em 240 milhões de reais, mas investir cerca de 700 mil reais no aparelho de tomografia, mais salário do profissional é um custo muito alto que a prefeitura não conseguiria arcar, disse o prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário