domingo, 9 de março de 2014

CURTAS E DIRETAS DE SANTA ISABEL

Honório Rocha 
(MTB 64749)

VEREADORA TERESINHA DEIXA A CÂMARA
Será que a vereadora Teresinha Pedroso (PV) tomou a decisão (política) correta quando aceitou pedido do prefeito Gabriel Bina (PV) para assumir a Secretaria de Planejamento e Obras de Santa Isabel? Na despedida da única representante feminina da Câmara, a maioria dos pares, muito cavalheiros, como manda o figurino, elogiou a vereadora e jogou loas a sua capacidade profissional, sua retidão e compromisso com Santa Isabel.

POLITICAMENTE, SERÁ QUE FOI.....
Teresinha, além de ser a única representante feminina da Câmara, foi à candidata do município que recebeu mais votos. Quando decidiu se enveredar pelo caminho da política partidária e resolveu disputar uma cadeira no Legislativo, a arquiteta Teresinha Pedroso teve uma atuação fulminante. Candidata pela primeira vez (nas eleições municipais de 2012), ela conseguiu se eleger com o maior número de votos entre os 15 eleitos. Não é novidade para ninguém que ela é filiada no mesmo partido do prefeito, e que ela apoiou o Padre Gabriel Bina na campanha eleitoral. Também não é novidade, que ela pertencia à base de sustentação do atual prefeito na Câmara.

.....UMA DECISÃO ACERTADA?
Sempre existirão aqueles que irão dizer que ela foi eleita para vereadora e não para Secretária Municipal, portanto, traiu seus eleitores.  Será que na qualidade de Secretária, Terezinha não correrá o risco de enlamear sua imagem e afundar juntamente com a impopularidade e o descrédito do prefeito? Não correrá o risco de queimar sua imagem de mulher competente?  Entretanto, verdade seja dita, a vereadora conseguiu o feito extraordinário de ter passado imune e incólume na Câmara, no que diz respeito às críticas da população aos vereadores que apóiam o prefeito, levando-se em conta que ela era uma das mais atuantes no bloco da Câmara em defesa de um prefeito que é considerado um dos piores de toda história de Santa Isabel (um desastre político). Diante desse fato, será que ela se sairá bem na Secretaria, independente da rejeição ao prefeito Gabriel Bina?

FUTURA CANDIDATA A PREFEITA?
Na secretaria a vantagem é que o titular da pasta tem dinheiro e poder para tocar seu projeto, diferentemente da Câmara, onde o vereador só tem o poder de solicitar melhorias para a cidade, ou de denunciar o prefeito. Algumas pessoas já vêem o nome de Teresinha como candidata a prefeita. Se a carismática Teresinha Pedroso conseguir desenvolver um bom trabalho na Secretaria de Planejamento e Obras, independente da administração ruim do prefeito Gabriel Bina, aí sim, ela poderá pensar na candidatura a prefeita.

MAURÍCIO E JAMIR, AGORA A CASA CAI. SERÁ?
O comentário na cidade é que os vereadores Maurício Platz (PSDB) e Jamir Varallo (PSD) estão com os dias contados na Câmara. Tudo, por conta ainda de um suposto ato de corrupção dentro Legislativo há 13 anos. O então vereador Luiz Sergio Matarelli, candidato a presidente da Câmara denunciou que o Maurício Platz e Jamir se venderam para o Alencar Galbiati que também pretendia ser presidente do Legislativo. Segundo a imprensa, Alencar Galbiati teria comprado o voto do Jamir por 3 mil reais. Três mil reais??! Seria esse o valor dele? No Brasil a justiça anda a passos de tartaruga. Treze anos se passaram e o caso ainda não teve um desfecho final, que dizem está prestes a acontecer agora. Será?

GOLPE EM CURSO?
Estaria em curso em Santa Isabel um golpe para tirar o prefeito do poder e assumir em seu lugar o vice-prefeito? E quem estaria articulando esse golpe? Seriam várias pessoas, entretanto, os dois personagens principais do golpe seria o próprio vice David Lucena (dizem até que ele e o prefeito estão rompidos) e o vereador Odilon Fernandes (PP). Você acredita?  Basta lembrar que a maioria dos vereadores é da base governista, apóia o prefeito Gabriel Bina. Então, através da Câmara, isso seria muito difícil. Através do Judiciário, pior ainda, dada a lentidão da justiça, se é que alguém entraria com processo no MP contra o prefeito. Bom, eu não acredito. Então tudo isso é mentira? Aí, não sei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário