sábado, 13 de setembro de 2014

FAMÍLIAS ALVINO E LARINI UNIDAS PARA SE PERPETUAR NO PODER




Prefeito de Arujá Abel
Larini (PR)
Faz mais de 30 anos que uma família manda no município de Guararema. Quando o prefeito não é um membro da família Alvino, é algum amigo da família apoiado por eles. Candidato a deputado federal Marcio Alvino (PR) foi eleito prefeito de Guararema em 2008 e reeleito em 2012. Antes, lá na década de 1970, Sebastião Alvino de Souza, pai do Marcio já tinha sido prefeito de Guararema duas vezes. Com a morte do pai, em 1988, a mãe do Marcio Alvino, Conceição Aparecida Alvino de Souza resolveu entrar na política e se deu muito bem: foi eleita três vezes prefeita por Guararema (1989/1992, 1997/2000 e 2001/2004).  

Prefeito de
Guararema Marcio Alvino (PR)
Entre 1993 e 1996, Guararema foi governado por Vicente Antonio Mariano, apoiado pelo clã Alvino. Entre 2005 e 2008, Guararema teve como prefeito André do Prado, amigo da família e hoje deputado estadual pelo PR. Hoje, o prefeito de Guararema é o Adriano de Toledo Leite (PR) vice do Marcio Alvino que renunciou ao mandato para candidatar-se a deputado federal.

Pois é. Em Arujá a coisa não é muito diferente, o clã Larini manda no município há 20 anos. Abel Larini está no seu quarto mandato com prefeito, mas praticamente assumiu um mandato na condição de vice. Lá como cá, eles dizem que a cidade tem o melhor IDH da região do Alto Tietê (Índice de Desenvolvimento Humano). Lá como cá, os prefeitos são do Partido da República, e tiveram como guru político o Valdemar Costa Neto (Boy-PR).


Lá como cá a cidade apresenta infraestrutura, o centro é bem cuidado, em detrimento da periferia que sofre com o abandono sistemático. Lá como cá, a questão social é sofrível: faltam empregos (são cidades dormitórios), faltam vagas de creche, a saúde pública é fonte de reclamação, segurança idem. Lá como cá, poucas famílias tradicionais detêm o monopólio do dinheiro na cidade: são donos da maioria de imóveis do município, do comércio e das indústrias. Não é à toa que as duas famílias (Alvino e Larini) estão unidas nessa eleição. Eles querem se perpetuar no poder.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário