quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TRANSPORTE PÚBLICO EM ARUJÁ É DEFICIENTE E CARO



Rodoviária de Arujá, ponto final das linhas de ônibus
municpais e intermunicpais
Os moradores do Mirante estavam apreensivos essa semana. Eles foram protestar contra um suposto fim da linha intermunicipal Armênia-Mirante na sessão da Câmara de Arujá, dia 15 de setembro. Segundo boatos, os ônibus da Viação Transdutra não iriam mais até o Mirante, o ponto final passaria a ser a rodoviária no centro de Arujá. Indignados, os moradores esbravejavam que tinha que colocar mais ônibus para o povo do Mirante e não acabar com a linha. A prefeitura, juntamente com a Transdutra (concessionária da linha) desmentiu oficialmente os boatos.

Todavia, as reclamações com relação ao transporte público em Arujá são antigas e parece que não há perspectiva de melhora. No que diz respeito às linhas municipais, as tarifas são consideradas caras demais para percursos pequenos. Outra reclamação recorrente é que tem poucos ônibus nas linhas, além de que em diversos itinerários, os ônibus deixam de circular cedo da noite. Por ser o maior bairro do município, o Parque Rodrigo Barreto é o que detém a maior quantidade de linhas de ônibus, tanto municipal como intermunicipal, mas os problemas também existem.

Os moradores reclamam que a linha municipal que sai da rodoviária e corta o Barreto, passando também pelo bairro Pilar e Centro Residencial tem poucos carros na linha. “Se perder o ônibus a pessoa vai aguardar quase uma hora no ponto”. Nenhum morador do Barreto utiliza as linhas intermunicipais para ir até o centro de Arujá, devido ao valor alto da passagem, normalmente em torno de cinco reais.

Mesmo trabalhando na ilegalidade, o que ajuda bastante a população do Barreto são os taxistas que fazem lotação com ponto final na Avenida B, saindo da rodoviária. Entretanto, as pessoas que moram nas extremidades do Barreto não são beneficiadas pela lotação de táxi. Nesse caso os moradores são obrigados a esperar os ônibus da Viação Arujá. Aliás, os taxistas que atuam de forma irregular só trabalham com o filé mignon, ou seja, só fazem o trajeto de duas Avenidas no Barreto, Avenida Armando Colângelo e Avenida B, mesmo porque se fosse diferente os taxistas iriam contrariar os interesses da Viação Arujá.

Recentemente, o vereador Odair Neris (Mano’s-PSB) tentou apresentar um anteprojeto de Lei, para a implantação de moto-táxi em Arujá. O projeto de responsabilidade do Executivo foi ignorado pelo prefeito. Claro, iria, mais uma vez contrariar interesses da Viação Arujá. Nesse caso, mesmo trabalhando na ilegalidade, os taxistas que fazem lotação, tiveram o desplante de ir protestar na Câmara contra a suposta implantação de moto-táxi em Arujá.  

O município de Arujá tem uma extensa área rural, a maioria coberta por estradas asfaltadas, esse povo seria o maior beneficiado com a implantação do moto-táxi no município. A população que reside em locais onde as linhas de ônibus param de circular cedo, também seriam beneficiados pelo transporte de duas rodas, além de que à noite é mais seguro, pois o moto-taxista deixa o passageiro na porta de casa.

Mas, parece que o prefeito se move só por interesses, e não pensando na enorme quantidade de munícipes que usam o transporte coletivo todos os dias.   


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