terça-feira, 16 de junho de 2015

FECHAMENTO DEFINITIVO PARA ACESSAR RODOVIA PRESIDENTE DUTRA AFETARIA CERCA DE 20 MIL MOTORISTAS. CCR NOVA DUTRA QUER IMPEDIR “FUGA” DO PEDÁGIO




Caminhões e máquinas abrem valas para colocação de tubo 
de águas pluviais
Motoristas para acessar a Dutra estão utilizando estrada de
terra precária
A saída para a Rodovia Presidente Dutra na divisa de Arujá com o Jardim Álamo (Guarulhos) está fechada devido uma obra para colocação de um enorme tubo de ferro para escoamento de água de chuva (galeria pluvial). A obra faz parte da construção do trecho do Rodoanel Leste que passará sobre a Rodovia Presidente Dutra em Arujá. Para chegar até o acesso à Dutra, os motoristas utilizam a Avenida Mario Covas ou a Avenida Adília Barbosa Neves. Segundo o vereador Castelo Alemão, cerca de 20 mil carros utilizam diariamente o referido a acesso à Rodovia Presidente Dutra. Desses motoristas a maioria esmagadora seria dos municípios de Mogi das Cruzes e de Itaquaquecetuba e, de resto, da região do Alto Tietê, que entram na cidade de Arujá, utilizam a Avenida Renova e pegam a Avenida Mario Covas para evitar o pagamento do pedágio de Arujá. Desses motoristas cerca de dois mil seriam de Arujá mesmo.  Essa fuga do pedágio da Dutra, ainda de acordo com o vereador Castelo Alemão, daria um prejuízo de cerca de 50 mil reais por dia à Nova Dutra, chegando ao montante de 1,5 milhão de reais por mês. E é justamente por questões financeiras que a Nova Dutra quer aproveitar a obra do Rodoanel e fechar definitivamente a saída para a Dutra, eliminando dessa forma, “a fuga” de veículos do pedágio, e consequentemente eliminando também a evasão de divisas. O vereador disse que em 2013 a CCR Nova Dutra já teria tentado fechar o acesso à rodovia.  Castelo Alemão disse que os chacareiros que estão localizados na Dutra e na Mario Covas serão extremamente prejudicados também, e terão dificuldades em escoar seus produtos, ou seja, legumes e verduras.

Empresários bancariam do próprio bolso nova saída para a Dutra; como alternativa, estrada de terra utilizada hoje é precária

Obra é do Rodoanel leste do Governo do Estado
Castelo Alemão disse que está tentando contato com órgãos do governo do Estado, tendo em vista que muitas indústrias que estão na margem da Rodovia Dutra também serão prejudicadas com o fechamento desse acesso, inclusive o posto de gasolina que fica ao lado da saída terá que se mudar de local, pois não teria mais clientes. De acordo com o Castelo, se a CCR Nova Dutra fechar definitivamente a saída para Dutra, e o governo do Estado “lavar as mãos”, os donos de indústrias e de comércios que serão atingidos estariam dispostos a arcar financeiramente com outra saída para a Dutra que seria construída próxima do local onde existe a atual. Depois do fechamento para as obras, os motoristas que utilizam a Mario Covas têm como alternativa hoje uma rua de terra batida que sai um pouco antes da entrada da Rodovia Presidente Dutra. A estrada alternativa – que margeia a Dutra – é precária e cheia de ondulações e de buracos, e em alguns trechos se encontra cheia de lama. Além disso, a estrada de terra não tem iluminação, e segundo moradores, o local é perigoso à noite. 








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