sábado, 27 de junho de 2015

PARALISAÇÕES NA RODOVIA PRESIDENTE DUTRA, E PRESSÃO DOS VEREADORES DE ARUJÁ, LEVARAM A ABERTURA DO ACESSO DO ÁLAMO. CCR NOVADUTRA SERIA BENEFICIADA COM PAGAMENTO DE PEDÁGIO



Depois de permanecer duas semanas fechado, o acesso à Rodovia Presidente Dutra na divisa dos municípios de Arujá e Guarulhos, foi reaberto. Foi construída uma saída provisória, depois, através de um projeto, será construído um acesso definitivo para que os motoristas de Arujá e da região do bairro Álamo em Guarulhos, possam utilizar para entrar na Rodovia Dutra, sentido São Paulo. Quem garantiu isso foi a concessionária CCR NovaDutra, em reunião realizada no dia 24 de junho na sede administrativa da NovaDutra, em Santa Isabel. 
Moradores de Guarulhos e de Arujá abriram acesso na
marra, depois de paralisarem a Rodovia Dutra pela 2ª vez

A reunião teve a participação do prefeito de Arujá e de Guarulhos, respectivamente Abel Larini e Sebastião Almeida, e dos deputados estaduais André do Prado e Alencar Santana, além dos representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também estiveram presentes os vereadores de Arujá, Castelo Alemão, Wilson Ferreira, Gabriel dos Santos e Renato Caroba, e também o Pezão, vereador de Guarulhos, além de secretários municipais e empresários das duas cidades. O vereador Edvaldo de Oliveira Paula (Castelo Alemão-PTB), relatou que a reunião que durou mais de três horas foi tensa e, houve em alguns momentos até bate boca, pois a CCR NovaDutra, além de tentar “enrolar” os presentes, mantinha-se intransigente pelo fechamento definitivo do acesso a rodovia Presidente Dutra. “A CCR NovaDutra alegava que o acesso do Álamo era ilegal (clandestino), por esse motivo seria fechado definitivamente. Eu pergunto: Como é que pode ser clandestino o acesso à Dutra, que existe há mais de 60 anos? E só agora descobriram que é ilegal?”, disse Castelo Alemão.  
Vereador Pezão de Guarulhos (na cadeira de rodas). À
esquerda,vereadores Renato Caroba e Castelo Alemão

O vereador afirmou que a confusão começou depois que a SPMar, empresa que toca as obras do Rodoanel, no dia 12 de junho, foi obrigada a fechar o acesso para fazer uma obra de drenagem ao lado do acostamento da rodovia, para a colocação de tubos de ferro para escoar a água de chuva. “A CCR NovaDutra aproveitou a ocasião e, sem avisar a população, sem convocar uma audiência pública, sem nenhum comunicado, de forma autoritária, disse que não mais abriria o acesso aos veículos. E o que aconteceu? A população que foi tratada com desrespeito paralisou a Dutra em duas ocasiões”.

Castelo Alemão salientou que cerca de 20 mil veículos passam todos os dias pelo acesso na divisa de Guarulhos com Arujá. “Os arujaenses para não pagar pedágio utilizam a Avenida Mario Covas para chegar até o acesso da Rodovia Presidente Dutra. O mesmo ocorre com muitos motoristas que vem de fora, como de Mogi de Cruzes e de Itaquaquecetuba. Eles vêm pela região dos condomínios e acessam a Avenida Renova para entrar na Avenida Mario Covas”. Ele falou ainda que mais prejudicados do que os moradores de Arujá, seria a população da região do bairro do Álamo, em Guarulhos. “Não teriam alternativa, os motoristas do Álamo teriam que voltar em sentido contrário, rodar os cinco quilômetros da Avenida Mario Covas, e entrar na cidade de Arujá para poder acessar a Rodovia Presidente Dutra e pagar pedágio, caso o acesso do Álamo fosse fechado definitivamente”.

Prefeito de Arujá garante que Avenida Adília Barbosa Neves será reaberta depois de conclusão de obra do Rodoanel

Avenida Adília Barbosa Neves ficou descaracterizada,
depois que começaram as obras do Rodoanel
Parece que o caso do acesso à Dutra está resolvido, porém, a Avenida Adília Barbosa Neves, que corta três bairros de Arujá – Jordanópolis, Nova Arujá e bairro do Portão – e que também dá acesso à saída da Rodovia Presidente Dutra, continua interditada. O comentário na cidade é que foi o prefeito Abel Larini quem determinou o fechamento da via, porém, em entrevista no dia 24 de junho, Abel Larini declarou que o fechamento da via se deu em virtude das obras do Rodoanel – onde está sendo construídas alças de acessos da Rodovia Presidente Dutra – portanto, a empresa SPMar, sem o fechamento da Avenida Adília Barbosa Neves não teria como trabalhar no local. Apesar dos rumores na cidade de que a Avenida Adília Barbosa Neves permaneceria fechada, mesmo após a conclusão das obras do Rodoanel, foi desmentido pelo prefeito Abel Larini. Ele assegurou que a avenida será reaberta após a conclusão das obras do Rodoanel. Hoje, a situação no final da Avenida Adília Barbosa Neves é caótica. O trânsito intenso de caminhões trucados levando terra destruiu o asfalto da via. Além disso, os moradores dizem que em alguns trechos, a terra cobriu o asfalto, e em dia sol é muita poeira e em dias de chuva é muita lama. Entretanto, a maior lamentação da comunidade local foi a destruição do asfalto, além de afundamentos da pista, está cheia de buracos. Quem vai arcar com os custos para recuperar a avenida? Será as empresas que trabalham para o Rodoanel, ou a prefeitura de Arujá?






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