segunda-feira, 11 de março de 2013

Prefeitura de Santa Isabel poderá reativar prédio escolar de Pouso Alegre

Prédio, além de vandalizado e reduto de drogados, virou depósito de documentos da prefeitura. Vereador Orlando Paixão (PT) fez vistoria na escola e ouviu comunidade local

A maioria das escolas da zona rural de Santa Isabel foi desativada no governo passado. Os alunos foram transferidos para outras unidades de ensino e passaram a ser transportados em ônibus escolares do município. Desde então os prédios escolares ficaram abandonados ao tempo e principalmente aos vândalos.

Esse é o caso da Escola do Pouso Alegre que mesmo dividindo espaço no mesmo terreno com uma unidade de saúde do município (PACS Pouso Alegre) também se encontra vandalizado. No caso da Escola do Pouso Alegre existe outro agravante: uma das salas da edificação virou depósito de documentos oficias da prefeitura.

A reportagem teve acesso ao local e encontrou em uma sala, pilhas e pilhas de cadastros de pacientes de algumas unidades de saúde do município jogadas ao chão (principalmente do Posto de Saúde do Brotas). Os papéis datam desde o ano 2000 e estão impregnados de mofo e de umidade, além de os cachorros (do local) fazerem dos documentos uma cama quentinha para dormirem. Há fezes de cachorros misturados aos documentos.

Membros da comunidade que se reuniram para receber o vereador Orlando Paixão (PT) denunciaram que existem equipamentos hospitalares (do município) guardados em uma sala. Alguns salas estavam fechados com cadeados. O prédio que é grande comparado com outras unidades escolares da zona rural, apesar de vandalizado, aparentemente encontra-se em boas condições estruturais.  A unidade escolar apresenta janelas quebradas, portas arrancadas, telhas danificadas, além de equipamentos dos banheiros roubados.

A quadra de futebol também está abandonada e apresenta alambrados e traves enferrujadas. A casa do caseiro, localizada aos fundos da unidade de ensino, tem uma enorme trinca (rachadura) na parede que talvez comprometa a estrutura da edificação. A maior prova de que consumidores de drogas freqüentam o local é que em uma das salas, os usuários escreverem na parede frase em apologia ao consumo de drogas. Outro problema muito grave, denunciado pela população local é que fezes humanas foram achadas dentro da caixa d’água do prédio escolar.

Secretária da Educação visita unidade escolar
Enquanto o vereador Orlando Paixão fazia vistoria para avaliar a extensão dos problemas da unidade escolar do Pouso Alegre, para surpresa de todos, chegou à escola uma pequena comitiva da prefeitura (área da educação) de Santa Isabel.

Liderada pela Secretária da Educação Yone Simões, os responsáveis pela pasta estavam ali, segundo palavras da própria secretária, para avaliar as condições do prédio, tendo em vista, que existe interesse por parte da prefeitura em reativar a unidade escolar, que funcionaria em tempo integral.

Inclusive, um rapaz que também se encontrava no local, disse que é candidato a caseiro da escola. A secretária, disse que o prédio escolar e a casa do caseiro passarão por avaliações (de engenheiros) da Secretaria de Obras para futuras intervenções no prédio escolar.
Milhares de documentos da área da saúde estão jogados em sala da escola
do Pouso Alegre
Arquivos inteiros estão depositados de forma inadequada na escola
A maior prova de que usuários de drogas frequentam a escola desativada é
essa pichação na parede, de apologia as drogas
Até a janela da casa do caseiro foi furtada. Muito mato e lixo no local
Alambrados e traves da quadra de futebol estão enferrujadas
Rachadura enorme na casa do caseiro
Prédio escolar terá que passar por uma boa reforma. No detalhe, poço
que abastece escola

Telha quebrada da casa aos fundos da unidade escolar
Cadastros de pacientes da área da saúde de Santa Isabel
se encontram depositado no piso de uma sala do
prédio escolar
Apologia às drogas
















Nenhum comentário:

Postar um comentário