sexta-feira, 22 de março de 2013

Vazamento no ETA 1 causa deslizamento de terra na Rodovia SP 56 e deixa metade de Santa Isabel sem água

Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves ficou interditada por 18 horas

No início da madrugada do dia 20 de março de 2013, uma avalanche de terra, lama e árvores desceu de uma encosta e caiu na Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves (SP 56) na entrada da cidade de Santa Isabel, levando a rodovia que liga os municípios de Arujá e Santa Isabel a ficar interditada pelo período de 18 horas. O deslizamento ocorreu em virtude de uma rachadura no filtro que abastece o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA 1) do bairro Treze de Maio, por onde teriam vazado cerca de 400 mil litros de água, causando o encharca mento do solo. O ETA 1 é responsável pelo água de cerca de 60% dos lares isabelenses. Vários bairros da cidade ficaram sem água. O vazamento subterrâneo já devia estar ocorrendo há alguns dias e solapou o solo que já se encontrava molhado devido às chuvas intermitentes dos últimos meses. A lama também atingiu o prédio do Departamento de Água da prefeitura (ao lado da SP 56) onde se encontram as bombas de sucção do ETA 1 que “puxam” a água de um represamento no Ribeirão Araraquara que corre ao lado rodovia. A prefeitura, através da Secretaria de Serviços Municipais conseguiu desobstruir a rodovia em 18 horas e consertar o vazamento em 30 horas.    

Toneladas de terra, lama e árvores cobriram o asfalto da rodovia
A situação na manhã do dia 20 de março era de caos. Toneladas de terra, de lama e vegetação entulharam as duas pistas da rodovia. No local, logo cedo (a partir das 7 horas) três máquinas da prefeitura acompanhadas de quatro caminhões caçambas trucados, apoiados por dezenas de servidores municipais trabalhavam freneticamente na remoção da terra. Homens, munidos de motos-serra cortavam os troncos das árvores, as máquinas (pás carregadeiras) enchiam rapidamente a caçamba dos caminhões que logo partiam com a carga. Por volta das 8h30, no topo do morro sinistrado, o prefeito Gabriel Bina (PV) acompanhado do Paulo Lima (Secretário de Serviços Municipais) avaliava a situação. Questionado sobre o problema, o prefeito informou que a prioridade naquele momento seria a desobstrução da estrada, e depois de descoberto o problema da infiltração da água no terreno, aí começaria os reparos no sistema de captação da água.

Prefeitura mobilizou 25 funcionários, quatro máquinas, quatro caminhões e carros de apoio
Segundo o Secretário Paulo Lima, foram retirados da estrada cerca de 1,2 mil metros cúbicos de terra da rodovia. Ele informou que ficou sabendo do desabamento do morro por volta da 1 hora e que passou a madrugada em claro já tomando as providências para quando amanhecesse o dia. Paulo, disse ao jornal Agora News que foram mobilizados 25 funcionários da prefeitura, com o apoio de quatro máquinas (por último chegou a máquina com esteira), mais quatro caminhões caçambas e vários carros municipais de apoio.  Segundo Paulo Lima, o deslizamento ocorreu em virtude de uma rachadura no filtro que abastece o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA 1) do bairro Treze de Maio. De acordo com secretário, cerca de 400 mil litros de água vazaram pela rachadura e encharcou o solo. Além das árvores que caíram juntamente com a terra, outras árvores tiveram que ser cortadas, pois corriam risco de cair. A enorme fenda aberta no morro por conta do deslizamento de terra, por medida de segurança foi coberta com plásticos grossos para evitar, em caso de chuva, que o solo fique encharcado.

Trabalhos concluídos
Rodovia: A Rodovia SP 56 foi desobstruída e entregue ao tráfego às 18h00 do dia 21 de março. “Dentro do cronograma”, disse o Paulo Lima. Recolhido toda a terra que desabou sobre a estrada, restava a lavagem do asfalto que começou por volta das 17h00 horas, através de caminhões pipa do posto de gasolina Route 55. Segundo Felipe (filho do proprietário do posto) que dirigia uma dos caminhões, eles não estavam cobrando nada, estavam ali colaborando com o município. Vazamento: O secretário informou que por volta das 12h00 do dia 20 de março, foi detectado a origem do vazamento (fissura no filtro que abastece a caixa d’água com a água tratada). Logo a seguir, falou o secretário, começou o trabalho para vedar a rachadura do filtro. Ele explicou que foi usado um tipo de concreto que seca rapidamente. O trabalho foi concluído por volta de 5h00 do dia 21 de março. Na manhã da quinta-feira, o centro de Santa Isabel já recebia água nas torneiras. Nos bairros altos (Treze de Maio, Novo Éden, Vila Guilherme e outros) não havia chegado água ainda. 




A Rodovia Vereador Albino Rodrigues Neves ficou interditada durante
18 horas 
Toneladas de lama e terra e árvores caíram sobre a rodovia na madrugada
dia 20 de março
Uma fenda se abriu na encosta e toneladas de lama desceu o morro,
soterrando a Rodovia SP 56. Vazamento do filtro do ETA 1 causou
deslizamento de terra 
O barro atingiu o prédio onde estão as bombas de sucção do ETA 1 que
puxa água do Ribeirão Araraquara

A lama proveniente da encosta atingiu o represamento de água do Ribeirão
Araraquara
Visão panorâmica do caos que tomou conta da SP 56 na entrada de
Santa Isabel. Cadê a estrada
A limpeza da estrada levou o dia todo. Rodovia foi liberada para o
trânsito às 18 horas do dia 20 de março
Logo pela manhã começaram os trabalhos de remoção de toneladas de terra
e lama, além das árvores da Rodovia SP 56
Trabalho de remoção foi frenético. Quatro máquinas, quatro caminhões
caçambas trucados e 25 funcionários fizeram trabalho hercúleo
400 mil litros de água de vazamento subterrâneo causou o solapamento da
terra e consequente queda de barreira
Por volta das 17h30 do dia 20 de março, funcionários municipais começaram
a lavar a rodovia

Caminhão pipa de 10 mil litros de água do Auto Posto Route 55.  Segundo o
Felipe, filho do proprietário do Posto, eles não cobraram nada 
Servidores municipais lavam a rodovia
Trabalho árduo para desobstruir e entregar a rodovia ao tráfego

Equipe de trabalhadores da prefeitura foi comandado pelo Paulo Lima,
Secretário de Serviços Municipais. Lonas foram colocadas sobre a fenda
que se abriu no encosta para evitar infiltrações causada pela chuva











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