terça-feira, 24 de março de 2015

COLUNA GAZETA DE NOTÍCIAS

Pesquisa telefônica
Na última quarta-feira recebi uma ligação telefônica – na verdade uma gravação – em que uma voz feminina dizia o seguinte: “Se a eleição (municipal) fosse hoje, em quem você votaria: Zé Luis Monteiro, tecle 1, Genésio, tecle 2, Marcio Batista, tecle 3 e Wilson (vereador) tecle 4. Como não respondi a pesquisa, alguns segundos depois a ligação caiu. É evidente que a gente não sabe quem encomendou e pagou por essa pesquisa telefônica. De qualquer forma, sabemos que outras pessoas se apresentam na cidade como pré-candidatos, mesmo que seja blefes ou balão de ensaio. Então porque a pesquisa apresenta só esses nomes? A quem interessa esses nomes?

FALTARAM ESCLARECIMENTOS
A prefeitura de Arujá, através de nota esclarece “que, de forma alguma, é conivente com qualquer tipo de ameaça que possa ter sido feita a moradores, seja por conta de ações de reintegração de posse ou por qualquer outra motivação”. Entretanto, a prefeitura de Arujá até hoje não esclareceu porque tentou despejar moradores do bairro Centro Residencial sem uma Liminar da Justiça, sem nenhuma determinação judicial. E mais: Segundo a Defensoria Pública de SP, os despejos não podem ser realizados com a presença da Polícia Militar. Portanto, quando se der a reintegração de posse dos moradores do Barreto, é de bom senso que a PM não participe do evento.

LISTA DE COMISSIONADOS DE ARUJÁ
Chegou até a redação do jornal Gazeta de Notícias, lista (de 2014) de todos os comissionados da prefeitura de Arujá. São cerca de 130 nomes. Alguns dos nomes já não estão trabalhando mais na prefeitura, em seus lugares entraram outros apaniguados. Por exemplo, a Lucia Ribeiro trabalhava na prefeitura na condição de escriturária, e agora (com a ida do vereador Júlio do Kaikan para a Secretaria de Cultura) ela se tornou vereadora suplente da Câmara de Arujá. A maioria dos nomes é de candidatos a vereador derrotados nas urnas. Alguns estão na condição de secretários municipais, outros de secretários adjuntos, e outros na condição de diretores.

SALÁRIOS ACIMA DA MÉDIA
Os salários são bons. O comissionado que ganha menos, recebe cerca de 3 mil reais, o mais alto (de Secretário) é de quase 13 mil reais. Todo esse contingente, o prefeito põe para trabalhar nas campanhas eleitorais. E tudo indica que eles fazem um bom trabalho, basta lembrar que os candidatos do prefeito (a deputado estadual e federal) sempre são os mais votados de Arujá.  O vereador Paraíba Car (PSDC) diz que os comissionados são cabos eleitorais do prefeito Abel Larini (PR).

EX-VEREADORES
Alguns nomes que foram vereadores em Arujá e que estão na prefeitura na condição de comissionados: Guela, Zezão da Pedreira, José Carlos (Pastor), Orlando, Ifigênia, Juvenil, Ana Poli, Souzão, Edson Nasser. Outros nomes: Ex-prefeito João Baiano, Nadja Cortez (filha do dono do jornal vermelho), Didi, Otávio do Trenzinho, Diego Gregório (sobrinho do vereador Reynaldinho), Roberta Arenas (filha da Lucia Arenas), Marcia (irmã da esposa do Abelzinho).

DERROTA DO ABEL NA CÂMARA
Não sei se é inédito, mas com certeza, raro de acontecer, ou seja, na noite do dia nove de março, na sessão do Legislativo, o prefeito Abel Larini (PR) sofreu uma clamorosa derrota na Câmara de Arujá. Três de quatro projetos de leis aprovados pelos vereadores e que foram  rejeitados pelo Abel Larini (PR) tiveram os vetos do Executivo derrubados. No caso da derrubada do veto, mesmo contra sua vontade, o prefeito será obrigado a sancionar a lei que passa a vigorar.

VETOS SÃO REJEITADOS.....
Um dos projetos de lei em que os vereadores rejeitaram o veto do prefeito é de autoria do vereador Gil do Gás (PRB). O projeto isenta os moradores que residem em ruas ou avenidas que tenham feiras-livres de pagar 50% do IPTU. Gil do Gás explicou que as feiras livres causam vários tipos de transtornos aos moradores, por exemplo, o residente é obrigado a tirar seu carro da garagem de madrugada e colocá-los na rua (correndo o risco de o automóvel ser roubado), senão o morador fica impedido de usar seu veículo no horário da feira, e inclusive no horário em que a prefeitura recolhe o lixo, além do barulho do barulho da feira, e também do lixo e do odor ocasionado pelos feirantes.

.....ATÉ POR ALIADOS DO GOVERNO
Outro projeto de lei vetado pelo prefeito Abel Larini (PR) e que teve o veto derrubado pela Câmara, é o do vereador Castelo Alemão (PR) que obriga os bancos de Arujá a começar o atendimento ao público às 10h00 da manhã, e não 11 horas como ocorre hoje. Por fim, outro projeto de lei que foi vetado pelo administrador municipal, mas validado pelos vereadores, é do vereador Rogério da Padaria (PT). O projeto diz respeito à realização de vistorias técnicas nas escolas municipais de Arujá.

ÚNICO
O único veto do prefeito acatado pela maioria dos vereadores foi outro projeto do vereador do Gil do Gás, que proibia o transporte de botijões de gás e de galões de água em motos, e em caçambas de caminhonetes. Os produtos ficam expostos ao sol, à chuva, e representam perigo em caso de acidentes.

A FAVOR
Único parlamentar a votar a favor de todos os vetos do prefeito foi a suplente Lucia Ribeiro (PTB). Claro, se ela votasse a favor da derrubada do veto do Executivo, ela corria o risco de perder a cadeira na Câmara. O cargo de vereadora não é dela, é do prefeito Abel Larini (PR). É só ele tirar o Júlio do Kaikan da Secretaria de Esporte que ele volta a assumir sua cadeira de vereador.

IGUALZINHO AO CHEFE
Um dos moradores que foi despejado do Centro Residencial, contou para a reportagem do jornal Gazeta de Notícias que ele entrou em contato com uma jornalista na sessão da Câmara para solicitar uma reportagem. Ele relatou para a jornalista que a prefeitura tinha tentado tirar as famílias sem ordem judicial, e que as famílias estavam sofrendo ameaças dos capangas da Imobiliária Continental. Imediatamente, a jornalista perguntou “se ele achava justo invadir terrenos dos outros”. Como se vê (não vamos nem falar da falta de ética) a jornalista age exatamente como o chefe dela. Mas, o pior é que além de jornalista, ela é Juíza de Direito também, pois já deu a sentença de bate pronto para o rapaz: invasor de terras. Jornalismo pau mandado? Tudo leva a crer que sim.

Protestos em Arujá e na Paulista
Um pequeno grupo, avaliado pela PM como sendo de 60 pessoas protestou contra o governo Dilma Rousseff (PT) em Arujá. É evidente que muitas pessoas preferiram ir até a Avenida Paulista na manifestação do dia 15 de março. Mas não deixa de ser importante que Arujá tenha se manifestado, pois da região do Alto Tietês, apenas Arujá e Mogi das Cruzes fizeram manifestações contra o governo federal. Quem também esteve na Paulista no dia 15 de março foram os vereadores Wilson Ferreira (PSB) e Marcio de Oliveira (PROS). Na sessão da Câmara do dia 16 de março, os dois parlamentares teceram elogios ao povo que saiu nas ruas no Brasil inteiro, de forma democrática e ordeira para protestar contra a corrupção e os desmandos do governo Dilma Rousseff (PT).


Nenhum comentário:

Postar um comentário