segunda-feira, 21 de março de 2016

ARUJÁ SOLTA A VOZ: POPULAÇÃO QUE SE CALA NÃO MUDA A NAÇÃO


Por Luis Camargo

Luis Camargo
Tivemos vários arujaenses em meio à multidão que tomou a Avenida Paulista no último domingo (13), em protesto contra a corrupção. Os moradores de Arujá uniram-se aos paulistanos para se manifestar por um Brasil melhor. A precariedade dos serviços públicos, a pesada carga tributária, o desemprego, dentre outros temas, estão tirando o sono dos brasileiros.Vivemos um momento histórico no País, no qual o cidadão, que dizia-se desiludido com a política, agora solta a voz, toma as ruas, mostra sua força, se posicionando por mudanças.Em outubro teremos rara oportunidade de mudar o destino de todos os 5.570 municípios brasileiros, sendo a grande ocasião para os protestos das ruas espelhar essa idêntica vontade nas urnas. 

Nesta semana a Avenida Paulista ficou bloqueada por horas devido a manifestação. E os gritos por ordem têm ecoado no alto escalão do Legislativo e do Judiciário. O Congresso, por sua vez, retomou o processo de impeachment, que é o meio legal e admissível para discussão da mudança no poder central do Brasil. Há grande expectativa quanto aos rumos da nação, e nos próximos dias novos episódios se desenrolarão. Em meio a tantas incertezas, contudo, temos uma evidência: está despertando a consciência política da população. O que é muito positivo, como já dissemos, principalmente em um ano eleitoral. É passada a hora das pessoas que dizem não gostar de política, ou que por vezes são omissas nesse assunto, mudarem de postura.

É compreensível a desconfiança e o descrédito quanto ao tema,
afinal o Brasil é tido como um dos países mais corruptos do mundo. Mas se os cidadãos "de bem" não se apresentam para o debate, o espaço acaba sendo ocupado por pessoas "mal-intencionadas".A política tem sido, muitas vezes, ferramenta de favorecimento próprio, quando na verdade deve ser um instrumento para solucionar os problemas sociais, culturais, para o crescimento das cidades e desenvolvimento dos serviços públicos. Este é o sentido real de política! É por ele que o povo deve lutar. Calar-se, não ajuda. Teremos brevemente as urnas. Um povo mudo, não muda a nação.

Luis Camargo é professor universitário, advogado, fundador do Movimento VIVARUJÁ. contato@luiscamargo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário