domingo, 17 de abril de 2016

ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO DE MORADORES DO BARRETO DENUNCIA AO MP-SP, INVASÃO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA PREFEITURA DE ARUJÁ


A Associação Movimento de Moradores do Parque Rodrigo Barreto oficiou uma denúncia ao Ministério Público de SP, relatando invasão de uma área de preservação ambiental localizada na região denominada Pedra Branca em Santa Isabel. A área em questão abrange o Parque Estadual Serra de Itaberaba e a Reserva do Rio Pilões. Apesar de localizada no município de Santa Isabel, a área é de responsabilidade da prefeitura de Arujá, tendo em vista que foi adquirido pela Prefeitura de Arujá para efeito de compensação ambiental do bairro Parque Rodrigo Barreto. A prefeitura de Santa Isabel, ao que tudo indica, fez sua parte e comunicou o Executivo Municipal de Arujá sobre o suposto crime ambiental. A municipalidade isabelense também advertiu que Arujá poderá sofrer multas, caso fique comprovado que o prefeito arujaense não tomou nenhuma providência quanto à ocupação ilegal da área. Por sua vez a prefeitura de Arujá, diz que já pediu a reintegração de posse da área invadida. Segundo informações de moradores da região da Pedra Branca, houve a derrubada de árvores, além do trabalho de terraplanagem que deixou uma clareira em meio ao verde. Em sigilo, moradores do local, relatam que seriam erguidas residências de alto padrão que comporiam um condomínio residencial. Uma guarita chegou a ser constrída na Estrada Pedra Branca. Tanto em Santa Isabel como em Arujá comenta-se que figurões políticos teriam adquiridos lotes na área de preservação ambiental. A concessionária de energia elétrica chegou a plantar alguns postes na Estrada da Pedra Branca, mas o trabalho que levaria energia ao local foi abortado devido às denúncias de crime ambiental. Um homem conhecido por Claro, é que estaria comercializando os lotes. Segundo apurou a reportagem, ele afirma ter documentos que provam ser o detentor legal da área.

Prefeitura de Arujá e CETESB Admitem crime ambiental

Em resposta ao questionamento do Blog do Rocha, a prefeitura de Arujá, através da Assessoria de Imprensa, emitiu a seguinte nota: “A Secretaria do Meio Ambiente (de Arujá) informa que tão logo soube da ocupação irregular, em julho de 2014, tomou as medidas cabíveis e possíveis, efetuando o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Santa Isabel, que faz a investigação do caso e, posteriormente, ingressando com pedido de reintegração de posse que está sob análise da Justiça. Diante disso, a Prefeitura de Arujá informa que tomou todas as medidas possíveis e necessárias, respeitando os limites legais e oficiando os órgãos competentes, como Polícia Militar Ambiental. Assim, a administração municipal aguarda uma decisão judicial sobre o assunto”. A CETESB também emitiu uma nota: “Informamos que agentes credenciados da CETESB realizaram vistoria no citado local em 06/04/2016, ocasião em que foi constatado o parcelamento irregular do solo, a realização de serviços de terraplenagem e a construção de edificações residenciais, em área localizada no município de Santa Isabel. Tal imóvel, localizado em Área de Proteção aos Mananciais, foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Arujá, a título de compensação ambiental, visando a regularização do loteamento Parque Rodrigo Barreto. Trata-se de uma área que foi invadida, cuja reintegração de posse já foi requerida junto ao poder judiciário, conforme informado pela Prefeitura Municipal de Arujá”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário