terça-feira, 11 de outubro de 2016

11 DE OUTUBRO: DIA INTERNACIONAL DA MENINA; CASAMENTO DE ADOLESCENTE É UMA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS


Pela primeira vez, comemora-se no dia 11 de Outubro, o Dia Internacional da Menina. A finalidade desta data é reconhecer os direitos das meninas e os desafios únicos que enfrentam em todo o mundo.
Na sua primeira comemoração, este Dia Internacional irá focar-se no casamento de crianças, que é uma violação dos direitos humanos fundamentais e tem conseqüências em todos os aspectos da vida de uma menina.
O casamento de crianças nega às meninas a possibilidade de ter uma infância, interrompe a sua educação, limita as suas oportunidades, aumenta o risco de virem a serem vítimas de violência e abuso, põe em risco a sua saúde e por isso representa um obstáculo à obtenção de quase todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e ao desenvolvimento de comunidades saudáveis.
Em todo o mundo, uma em cada três jovens mulheres entre os 20 e 24 anos casaram antes dos 18 anos. Destas, um terço casou antes dos 15 anos de idade. O casamento de crianças resulta em gravidezes precoces e indesejadas, trazendo risco de vida para as meninas.
Nos países em desenvolvimento, 90% dos nascimentos entre as adolescentes entre 15 e 19 anos acontece entre meninas casadas, e as complicações associadas à gravidez são a principal causa de morte para as jovens deste grupo etário.
As relações sexuais antes dos 14 anos são classificadas pele legislação brasileira como estupro de vulnerável, legalmente considerada uma violação de direitos, um crime. 

Apesar disso, a idade média da primeira relação sexual no país é de 15,3 anos, sendo que 31,4% das pessoas sexualmente ativas têm relações sexuais antes dos 15 anos, segundo a Pesquisa Nacional de demografia em Saúde de 2006. E do total de meninas entre 12 e 17 anos, 2,8% já tiveram filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário