sábado, 29 de outubro de 2016

FORTALECIMENTO DA GUARDA MUNICIPAL É ESSENCIAL PARA SEGURANÇA DOS ARUJAENSES

  
QG da Guarda Municipal de Arujá
O prefeito eleito que vai assumir a partir do dia 1º de janeiro em Arujá, terá um trabalho duro pela frente, principalmente na área da saúde, da educação e na segurança pública. A segurança pública em hoje em dia não é mais considerada exclusiva apenas do Governo do Estado através da Polícia Militar.

A prefeitura também tem suas obrigações na área da segurança, por isso que é importante o fortalecimento da Guarda Municipal, além da vigilância da cidade através de câmeras de monitoramento, com uma central que funcione 24 horas. Entretanto, o que nós temos hoje em Arujá é uma Guarda Municipal em ruínas, fato que ocorreu de forma paulatina nos últimos dois mandatos do atual prefeito. Para recuperar a instituição não será fácil.

A Guarda só tem um veículo funcionando, o efetivo é pequeno e até hoje se arrasta sem solução um concurso público de 2011 para efetivar mais membros à corporação. O concurso está parado, devido uma ação judicial, entretanto, tudo leva a crer que o prefeito nunca se empenhou para resolver o problema.

Os GCMs também reclamam que o rádio comunicação da corporação é antigo e precário, e tem que ser revisto. A questão da vigilância da cidade através de câmeras de monitoramento tem que ser revista também. Foram gastos milhões de reais para a implantação de um sistema de monitoramento na cidade, entretanto, o que existe hoje é um arremedo de monitoramento, na verdade só seis de mais de 30 câmeras estão funcionando, assim mesmo não existe uma central de acompanhamento 24 horas interligado com a Polícia Militar, ou seja, a realidade é que não existe monitoramento na cidade.

Os guardas também alegam que proteger os prédios públicos municipais e fazer patrulhamento na cidade sem estar armado, principalmente nas madrugadas é complicado, lembrando que esse ano, GCMs sofreram atentado a tiros quando faziam patrulhamento perto de uma escola no centro da cidade ao tentar abordar um suspeito, felizmente ninguém saiu ferido.

O projeto para se armar a Guarda tem que partir do Executivo e passar pela Câmara de vereadores. O processo para que os homens da GCM possam portar revólver é complexo e lento, passa por um exame rigoroso dos membros da instituição, treinamento longo, fora os entraves burocráticos que tem que ser vencidos.
Entretanto, municípios vizinhos como Itaquá e Guarulhos já possuem uma Guarda armada. Arujá poderia começar a trilhar esse caminho a partir de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário