quarta-feira, 2 de novembro de 2016

VOCÊ ACHA QUE EM ARUJÁ AS ELEIÇÕES FORAM REALIZADAS DE ACORDO COM A LEI? OU SERÁ QUE TEVE CHURRASCO? BOCA DE URNA? REUNIÕES PAGAS? COMPRA DE VOTOS?


Escola Edir Paulino, em Arujá
A eleição municipal de 2016 em Arujá foi igual às eleições anteriores. Campanha desleal, destruição de propaganda política dos adversários, bate boca nas redes sociais, supostas compras de votos na boca de urna, pagamento para realização de reuniões nas residências, além de muita boca livre (churrascos).


No domingo da eleição uma casa que fica em frente da Escola Estadual Edir Paulino no Centro Residencial, teve churrasco o dia todo com a presença de vários candidatos a vereador conhecidíssimos em Arujá. Uma dona de casa que reside no Parque Rodrigo Barreto, disse que fez duas reuniões pagas na sua residência, solicitação de um candidato a prefeito. Na primeira vez ela recebeu R$ 80,00, na segunda, R$ 100,00. Em ambas às vezes, a dona de casa disse que levou cerca de 30 eleitores na reunião.


O que chama a atenção também é que vários candidatos a vereador (também conhecidíssimos) praticamente não fazem campanha política. Esses candidatos não são vistos nas ruas e nem nas feiras livres distribuindo santinhos. Também não se vê propaganda política desses candidatos. Mesmo assim, normalmente são eleitos com muitos votos, e não raro ficam entre os cinco primeiros colocados. Como é que se faz essa mágica?


O que tem de candidato despreparado, sonhador e arrogante é um festival. Candidatos ingênuos de 1ª viagem, aqueles que dizem que tem “muito conhecimento na cidade”. Muitos dizem alguns meses antes das eleições que já estão eleitos com mais de mil votos, e ai de alguém fazer alguma ponderação.


Na verdade, a maioria esmagadora dos candidatos a vereador (em Arujá foram mais de 200) são laranjas (escadinhas, como se diz) que ajudam a eleger os “macacos velhos” da política. Na verdade, essa massa de candidato despreparado é usada pelos espertalhões políticos. Esse tipo de candidato acredita piamente quando o eleitor diz que vai votar nele. E o choro depois da eleição?


O candidato ingênuo, diz que foi roubado nas urnas, ele teve mil votos, mas só apareceram 50 na urna. Mas como diz a justiça eleitoral, não existem fraudes na urna e nem no processo eleitoral. Você acredita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário