sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

GATO LEVADO AO CANIL PARA SER CASTRADO, SOME DA ZOONOSES DE ARUJÁ. VETERINÁRIA DIZ QUE ANIMAL FOI FURTADO


O gato Teco que sumiu do canil da prefeitura
de Arujá
Um gato macho, branco e adulto sumiu do canil da prefeitura. Quem fez essa denúncia ao jornal Gazeta de Notícias, foi o casal de aposentados (donos do felino) dona Maria Alzenira e seu marido Silvio de Souza, moradores do Parque Rodrigo Barreto. Eles informaram que chegaram ao canil da prefeitura às 8h00 da segunda-feira (26 de janeiro) no setor de Zoonoses, trazendo o Teco (nome do gato) e mais uma gata para serem castrados.  A atendente (ela não sabe dizer o nome da funcionária) informou que eles poderiam buscar os animais, depois das 14 horas, do mesmo dia. Assim que dona Alzenira, acompanhada do marido, retornaram ao canil no horário marcado, veio a desagradável surpresa. O Teco, não foi localizado. “Eu olhei as gaiolas, e não encontrei o Teco”, disse dona Alzenira. Ela explicou que os felinos ficam dentro de gaiolas, e os donos retiram diretamente os gatos que passaram por cirurgia.  “Só que o meu gato não estava em nenhuma gaiola”. Maria Alzenira, disse que questionou uma funcionária, e a resposta da mulher deixou a aposentada indignada. “A senhora não conhece seu gato?”.  Além da resposta malcriada, a aposentada disse ainda que a funcionária agiu com desdém sobre o sumiço do animal. “Não posso fazer nada”, disse a servidora. Maria Alzenira declarou que não viu a médica veterinária. “Depois que eu já estava em casa, ela (veterinária Tassia Vitta Ribeiro) telefonou e pediu mil desculpas, disse que provavelmente meu gato teria sido roubado”. Segundo a dona de casa, a veterinária Tassia, afirmou que iria até a delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) pelo sumiço do gato.


“O gato sumiu pela desorganização do canil”

Gatos anestesiados no pós-operatório no Canil de Arujá
(amplie a imagem) 
Maria Alzenira, disse que o gato sumiu do canil pela desorganização que reina no local. “Quando as pessoas levam o animal para castrar, eles pedem os documentos da gente. Na hora de pegar o animal, cada pessoa retira o seu bicho de estimação, sem a supervisão dos funcionários, ou da médica veterinária”. Ela disse também que os gatos que passaram pela cirurgia de castração, ficam misturados com outros felinos que estão em exposição para doação. Ela acha que pode ser que alguém pegou o gato pensando que fosse para doar, ou até de má fé, tendo em vista, que se uma pessoa for ao canil e apontar um gato que está na caixa, e falar que é dele, ele levará esse animal tranquilamente para casa.  “Se houvesse um documento com o nome do gato e do proprietário na caixa, com acompanhamento dos funcionários, não haveria riscos de sumir algum felino”, disse Maria Alzenira. A aposentada disse que tem uma neta, que está sentido muito a falta do gato. Ela falou também que foi orientada pela filha para registrar um BO na delegacia de Arujá, mas que não fará o registro na Polícia Civil.


Depois do sumiço do gato, gaiolas com os felinos ficam com cadeados

O jornal Gazeta de Notícias visitou o Canil Municipal e conversou com a veterinária Tassia Vitta Ribeiro. Ela acredita que o Teco foi vítima de furto. Ela crê que o suposto ladrão, agiu deliberadamente. “Não acredito na tese de que o animal foi levado por engano, por a pessoa achar que ele estava lá para doação”. Ela afirmou também que o gato não morreu e que também não fugiu, pois o felino se encontrava anestesiado e dentro da gaiola. Ela salientou que depois do sumiço do Teco, os funcionários, agora, colocam cadeados em todas as gaiolas em que os gatos operados estão se recuperando. Ela disse também que existe na gaiola, a identificação do dono e o nome do animal. A médica veterinária, disse ainda que entende a dor da família que perdeu o animal. “Eu também tenho animais de estimação na minha casa, eu sei a dor que os donos do Teco estão sentindo”. Ela acrescentou que trabalha no Canil Municipal há três anos, e que foi a primeira vez que houve uma ocorrência de furto de um felino, e, ela espera que seja a última vez também.






Um comentário: