sábado, 2 de fevereiro de 2013

Prédio abandonado no centro de Santa Isabel vira reduto de drogados

Apesar de relativamente antigo, prédio nunca teve obras concluídas. Segundo moradores, local virou abrigo de drogados

Prédio inacabado de quatro pavimentos
assombram moradores e comerciantes na
área central da cidade
Um prédio abandonado no centro de Santa Isabel tem causado muita dor de cabeça aos vizinhos e também aos comerciantes locais. A edificação, apesar de ser relativamente antiga, nunca teve suas obras concluídas e, hoje, segundo os moradores, virou um antro de sexo e de drogados. O prédio de quatro pavimentos (contando com o térreo) fica na movimentada Rua Monte Serrat, próximo do centro comercial da cidade. O acesso ao prédio é livre e irrestrito, pois, além de o muro da calçada ser baixinho, o portão fica aberto 24 horas.  Os moradores que residem próximo, concordaram em falar com a reportagem do Agora News, desde que tivessem suas identidades preservadas. Uma dona de casa contou que o vai e vem (pessoas entrando e saindo da edificação) é dia e noite, inclusive, a mulher acrescentou que o prédio virou dormitório de rapazes e meninas. (Fato confirmado pela reportagem que ao adentrar na parte térrea da construção no dia 28 de janeiro, pode constatar três rapazes dormindo no meio do caos e do lixo). Outra vizinha, disse que pessoas estranhas entram e saem do prédio todos os dias. “Nós vivemos aqui com medo, o meu portão só vive trancado e não deixo meus netos saírem na rua. Já chamamos a polícia, já fui à prefeitura, já estive até no Fórum, mas ninguém nunca resolveu o problema”. Os comerciantes que estão instalados próximos do prédio, também se queixam muito. Um deles, disse o seguinte: “Nós não temos nada contra eles (os freqüentadores do prédio), são dependentes químicos, são doentes e tem que ser tratados. O problema é que alguns entram nos comércios e cometem furtos, certamente para vender o produto furtado e comprar drogas, manter o vício. Temos que estar sempre alertas no comércio. É inadmissível que esse esqueleto de prédio esteja tanto tempo abandonado na região central da cidade sem que as autoridades tomem providências”. Uma estudante universitária, disse que duas vezes foi abordada à noite pelos freqüentadores do prédio. “Queriam dinheiro, não me ameaçaram, mas fiquei com medo e dei dinheiro para eles. Não passo mais aqui em frente, agora dou volta no quarteirão”.
Muita sujeira no térreo

Prédio é um convite para moradores de ruas e drogados
A reportagem visitou a parte térrea do prédio, que está tomada pelo lixo. Colchonetes sórdidos fazem parte do cenário. É possível perceber que os freqüentadores fazem comida no local, pois há marcas de fogo, inclusive restos de alimentação espalhados no piso imundo.  As pessoas que freqüentam o prédio abandonado também têm livre acesso aos andares superiores através das escadas internas. Enfim, a construção inacabada é um chamariz para que moradores de ruas e drogados possam ali se acomodar. A reportagem, através de contato telefônico, falou com o proprietário do prédio, mas, o mesmo acabou não dando retorno. 




Um comentário:

  1. Este espaço poderia facilmente ser ressiguinificado e restaurado na pesperctiva de construção de um centro cultural na cidade, que pelo que me consta não acolhe ainda toda a demanda cultural local. Fica a dica para a militancia, peçam a expropriação do terreno e construção de um espaço de potencialização dos potenciais culturais local. A cidade ganha e o cidadão ganha ainda mais.

    ResponderExcluir