terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Coluna Gazeta de Notícias

HONÓRIO ROCHA

Por falta de espaço, prefeitura.....
Segundo denúncia feita da Tribuna da Câmara, pelo vereador Gil do Gás (PRB), o pátio da prefeitura para onde são recolhidos os carros aprendidos em Arujá, seja pela Polícia Militar, ou por agentes municipais de trânsito, está lotado, não cabe mais nenhum veículo. Evidentemente, o pátio é pequeno. Devido esse problema, Gil do Gás relatou que a o Departamento de Trânsito está cometendo um absurdo, ou seja, por falta de espaço está empilhando um veículo em cima do outro. Ora, todos os veículos que se encontram recolhidos ao pátio, são de responsabilidade da prefeitura, e, evidentemente, empilhar veículos causa dano ao patrimônio particular.

.....não recolhe mais veículos apreendidos
Lembrando que foi aprovada uma lei no ano passado, ao qual determina o recolhimento de todos os carros abandonados em vias públicas do município de Arujá. Ora, a prefeitura, segundo informação do Gil do Gás, não está recolhendo mais veículos em Arujá, nem os apreendidos, quanto mais os carros velhos abandonados. O não recolhimento não é só por falta de espaço no pátio da prefeitura, dá-se também pelo motivo de a prefeitura não dispor de um caminhão guincho para recolher os veículos. A Polícia Militar de Arujá também não tem guincho para esse serviço. Fala sério, hein! É brincadeira!

Paraíba Car pede banco para o Barreto.....
O vereador Paraíba Car (PSDC) apresentou uma Moção na sessão da Câmara (dia 2 de fevereiro) onde solicita aos responsáveis pelo Banco Bradesco, que instale uma agência no Parque Rodrigo Barreto. A instalação de uma agência bancária no Barreto é um sonho antigo dos moradores do bairro, e também já foi objeto de vários pedidos (ao longo dos anos) de vários vereadores da Casa Legislativa. Na verdade, como lembrou o vereador Wilson Ferreira (PSB), a população do Parque Rodrigo Barreto é maior do que várias cidades paulistas, e já passou da hora da instalação de uma agência bancária no Barreto.

.....e Gil do Gás fala sobre segurança
O vereador Gil do Gás (PRB) lembrou que para instalar um banco no Barreto, tem que primeiro pensar na segurança pública, pois o índice de roubos no bairro é alto. O vereador tem razão em se preocupar com a segurança, entretanto, a criminalidade do Parque Rodrigo Barreto não é mais alta nem menor do que em outros bairros do município. E outro dado: todas as vezes que houve tentativa ou roubo de banco em Arujá, o ocorrido se deu no centro da cidade: claro, é óbvio, em Arujá só existe banco na área central. Se um dia o Barreto passar a ter uma casa bancária, é claro que ela correrá o risco de sofrer assaltos, assim como todos os bancos instalados no Brasil correm riscos de assaltos.

Surrupiaram a lotérica do Barreto
Até pouco tempo, os moradores do Parque Rodrigo Barreto, podiam pagar suas contas na Casa Lotérica do próprio bairro. Hoje, os moradores do Barreto para honrar seus compromissos financeiros, tem que ir até o centro da cidade atrás de um banco ou de uma casa lotérica. Ocorre que de forma misteriosa, a lotérica foi tirada do bairro, e hoje se encontra instalada num supermercado no centro de Arujá. Lembrando que a lotérica é uma concessão (de permissão) da Caixa Econômica Federal.  A luta dos moradores para trazer a Casa Lotérica foi justamente para esse fim, ou seja, poder pagar suas contas sem precisar se deslocar para o centro da cidade. Surrupiaram a lotérica do Barreto, e até hoje ninguém deu satisfação aos moradores. Os vereadores poderiam verificar como se deu e quem foi o responsável pela saída da Lotérica do Barreto.

Prefeitura gasta quase 1 milhão em publicidade
O vereador Renato Caroba (PT) denunciou um gasto de quase 1 milhão de reais por parte da prefeitura de Arujá em publicidade oficial, só no ano de 2014. Realmente é um dado estarrecedor essa informação. A pergunta que não quer calar: onde e de que forma a prefeitura gastou essa quantia com publicidade? Lembrando que o montante dispendido do erário público, não inclui os jornais da Cidade e de Arujá, pois eles têm contrato com a prefeitura. Cabe agora ao próprio Renato Caroba, pedir explicações ao prefeito sobre esse gasto absurdo com o dinheiro do contribuinte.

Delegados e Comandante da PM deixam Arujá
Os delegados de Arujá Jean Cerri e Vagner Martin ficaram pouco mais de um ano em Arujá, e já foram embora. O mesmo ocorreu com o Comandante da Polícia Militar. Essa semana assumiu o comando da PM em Arujá, o Capitão Rodrigo Fernandes, substituindo o comandante anterior que nem chegou a esquentar a cadeira. Nos últimos anos, não para delegado e nem comandante em Arujá. É evidente que isso é muito ruim para a população. As autoridades não chegam a criar raízes, não chegam a conhecer a fundo os problemas na área da criminalidade da cidade, não chegam a conhecer as peculiaridades do município, e já vão embora. E todo delegado ou comandante novo que chega, tem uma filosofia diferente de trabalho, e até conhecer a cidade e as estatísticas da criminalidade, demora. A população só perde com essas trocas constantes.

Faltam respostas
Estima-se que a prefeitura nesse ano de 2015 arrecadará cerca de 300 mil reais, com a taxa de iluminação pública, que virá na conta de luz. O projeto da taxa, chamada eufemisticamente de CIP (Contribuição de Iluminação Pública) foi apresentado pelo prefeito e aprovado pela Câmara, com três votos contrários, em dezembro do ano passado. Entretanto, algumas perguntas ainda não foram respondidas. A prefeitura fará a manutenção da Iluminação pública através de servidores municipais? Ou contratará uma empresa especializada? A empresa contratada poderá ser a própria Elektro?  A prefeitura, além da manutenção, fará melhoramentos e a ampliação da iluminação pública?  A troca dos postes será de responsabilidade da prefeitura? A arrecadação e os gastos com a manutenção da iluminação da cidade serão divulgados pelo prefeito?

Renato Caroba quer saber teor dos contratos
O vereador Renato Caroba (PT) através de requerimento solicita ao prefeito de Arujá, cópia do contrato entre a prefeitura de Arujá e o jornal Folha de Mogi (jornal sediado em Mogi das Cruzes). O referido jornal publicou informe oficial da prefeitura de Arujá sobre campanhas de combate a Dengue.  Também, através de requerimento, Renato Caroba, solicita a prefeitura cópia do contrato de inteiro teor e todo o processo de licitação da empresa responsável pela construção da Praça da Juventude que está sendo construída no bairro do Mirante.

Reynaldinho pede instalação de reservatórios para água de chuva
O vereador e presidente do Legislativo Reynaldinho (PTB) solicita à prefeitura, através de requerimento, a instalação de reservatórios para captação de água de chuva e a instalação de sistema de captação de energia alternativa em todos os prédios públicos. Além disso, ele pede que a medida seja estendida a todas as novas construções de prédios públicos construídos pela prefeitura. A ideia é boa, mas tem custos. Será que o prefeito se interessará?

Alta complexidade em Arujá?
Segundo documento do Fundo Nacional de Saúde, órgão ligado ao Ministério de Saúde, a Secretaria de Saúde de Arujá, recebe mensalmente dinheiro para “Pagamento de Teto Municipal de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar”. Por exemplo: em novembro de 2014, Brasília enviou para Arujá, o valor bruto de R$ 161.162,09. A pergunta que não quer calar: os Prontos Atendimentos de Arujá realizam cirurgia de média e alta complexidade? Afinal de contas, esse valor e os demais (o repasse é mensal) são utilizados de que forma? 

Melhorias para a rotatória do Barreto
Já passou da hora de a prefeitura de Arujá, através do Departamento de Trânsito, realizar uma melhora significativa na rotatória da Avenida Arnaldo Candela, divisa do Centro Residencial com Parque Rodrigo Barreto. O trânsito no local cada vez aumenta mais, e os motoristas não respeitam a rotatória por falta de melhor sinalização e também por falta de fiscalização. Além de placas, é necessário sinalização de solo, inclusive com a implantação das faixas de pedestres.
 















Nenhum comentário:

Postar um comentário