terça-feira, 1 de setembro de 2015

DRº LUIS CAMARGO MINISTRA PALESTRA SOBRE BULLYING PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor Renê de Oliveira Barbosa, assistiram uma palestra sobre Bullying no prédio do Espaço Empreendedor, no centro de Arujá.  O evento ocorreu na manhã do 1º de setembro e teve como palestrantes a Conselheira Tutelar de Arujá Andrea Barros e o advogado Luís Camargo. Com idade entre 11 e 14 anos, cerca de 50 alunos, acompanharam com muita atenção e em silêncio os palestrantes.  Além dos palestrantes, estiveram presentes as mediadoras Isabel e Michele, e a Professora da Escola Estadual “Renê”, a Jacqueline. Tema recorrente hoje e preocupação das autoridades constituídas, a tendência é o Bullying não mais ser aceito nas escolas.

O Drº Luís Camargo explicou que o Bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. O bullying se divide em duas categorias: o bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos, e o bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.

Em geral, a vítima teme o agressor em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência física ou sexual.  O advogado Camargo, disse ainda que o bullying é um problema sério, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. O palestrante frisou que há uma tendência de as escolas não mais admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente.

Dr° Luis de Camargo, disse que estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas, porém, ele fez uma ressalva de que nem todo tipo de apelido pode ser caracterizado como Bullying, pois muitos apelidos são carinhosos, são aceitos.  As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor.

No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O advogado Luis Camargo também alertou sobre outra forma grave sobre o Bullying, ou seja, o Cyberbullying que é a violência virtual. Na internet e no celular, nas redes sociais, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender. E outro problema, na internet não dá para tirar o insulto, pois as postagens são copiadas e replicadas. (Clique em cima da foto e amplie a imagem). 


O Advogado Luís Camargo ministrou palestra para alunos
da rede estadual  

Cerca de 50 crianças do Escola Estadual Renê de Oliveira Barbosa
acompanharam a palestra sobre Bullying
Alunos entre 11 e 14 anos prestaram atenção e mantiveram silêncio
 durante a fala do palestrante
A Conselheira Tutelar Andrea Barros também ministrou palestra,
representando  o Conselho Tutelar de Arujá
Dr° Luis Camargo falou aproximadamente 30 minutos


Alguns meninos e meninas disseram que já sofreram bullying  

Em sentido horário: Profª Jacqueline, Conselheira Andrea, mediadora
Michele, Drº Luis Camargo, mediadora Isabel e Ewerton Camargo 

Conselheira Andrea conversa com os adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário