quarta-feira, 16 de setembro de 2015

VEREADORES DE ARUJÁ QUE VOTARAM A FAVOR DO PREFEITO E CONTRA A POPULAÇÃO NO CASO DA TAXA DE ILUMINAÇÃO, ESTÃO ARREPENDIDOS


Custos com a Iluminação Pública quem vai pagar é a população, e não a
prefeitura,
A responsabilidade e os custos da manutenção da Iluminação pública agora são de responsabilidade dos municípios, e não mais das concessionárias de energia elétrica. As concessionárias – no caso de Arujá, a Elektro – ficam com a responsabilidade da distribuição e da manutenção da rede de energia elétrica e com a troca de postes. Cabe agora às prefeituras realizar a manutenção da iluminação públicas das ruas, praças, avenidas e vielas. Cabe à prefeitura fazer a troca das luminárias e de lâmpadas queimadas, a troca dos vidros quebrados das luminárias e outros tipos de serviços pertinentes. A maioria dos prefeitos do Brasil, com a desculpa dos gastos com a manutenção da Iluminação Pública, apresentou projetos de lei que criam a Taxa de Iluminação Pública, ou seja, determinam um valor que vem na conta de energia elétrica. Só que para a cobrança se tornar legal, o prefeito tem que confeccionar projeto de lei complementar e apresentar aos vereadores do município, que vão decidir se aprovam ou não. O prefeito de Arujá não perdeu tempo, aproveitou o ensejo e enviou projeto de lei complementar criando a taxa de iluminação pública. A votação se deu através de uma sessão extraordinária, no dia 17 de dezembro de 2014, numa quarta-feira de manhã, uma sessão escondida do povo. Estima-se que a prefeitura arrecadará cerca de quatro (4) milhões de reais por ano com a cobrança da taxa. Somente três vereadores votaram contra, Renato Caroba (PT), Rogério da Padaria (PT) e Paraíba Car (PSDC). O vereador Marcio de Oliveira, até compareceu na sessão – ele iria votar a favor – mas alegando que perderia um voo, acabou indo embora sem votar. O vereador Wilson Ferreira não compareceu na sessão. Os demais vereadores votaram a favor da taxa: Cocera Cabelo, Reynaldinho, Mano's, Valmir Pé no Chão, Lucia do Posto, Gabriel dos Santos, Jussival, Abelzinho, Castelo Alemão e Gil do Gás.

População de baixa foi a mais prejudicada


O presidente da Câmara Reynaldinho, disse em nome da bancada do PTB da Câmara de Arujá – composta pelos vereadores Reynaldinho, Castelo Alemão e a suplente Lucia do Posto – que apresentaria um projeto de lei complementar isentando de pagamento da Taxa de Iluminação Pública os aposentados, pensionistas e cidadãos com deficiências físicas. Vale lembrar que a bancada do PTB apoiou integralmente e votou favorável ao projeto de lei que instituiu a taxa. Agora o PTB vem fazer essa “meia culpa”, isentando de taxa grupo específico da sociedade, quando na verdade, a lei deveria ser revogada na sua totalidade. Mas, mesmo esse projeto para beneficiar os aposentados, parece que foi balela dos vereadores, pois até hoje ele não foi apresentado na Câmara para votação. Os vereadores – ao que tudo indica –, viram agora o tamanho do “monstro” que eles criaram quando votaram a favor do prefeito e contra a população. Com o aumento sistemático da tarifa de energia elétrica desde o final do ano passado, a taxa de iluminação pública também subiu muito, penalizando os donos de indústria, os comerciantes, profissionais liberais, e principalmente a população de baixa renda. Tudo leva a crer que muitos vereadores – exceto os puxa-sacos inveterados que não tem compromisso com o povo – estão arrependidos em ter votado a favor da taxa, principalmente levando-se em conta que a arrecadação de impostos em Arujá é alta e não havia a necessidade de se criar mais essa taxa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário