terça-feira, 16 de agosto de 2016

MÉDICO DE ARUJÁ SE RECUSA A FAZER CESARIANA EM GESTANTE, POR MATERNIDADE DE ARUJÁ NÃO TER UTI NEONATAL


Na foto, pessoas envolvidas na ajuda a jovem gestante

Alegando falta de estrutura, um médico da Maternidade de Arujá recusou atendimento de uma jovem de 19 anos, grávida de gêmeos, que estava sentido dores fortes e contrações, e que já se encontrava em trabalho de parto. O médico que atendeu a parturiente Jhennifer Salles, moradora da Vila Riman, no dia 15 de agosto, disse que a gestação de gêmeos é de risco e que a Maternidade de Arujá não tem UTI Neonatal, por isso não iria fazer a cesariana.

No entanto, a Maternidade não ofereceu nenhuma ambulância para transferir a gestante para outra cidade da região que tenha equipamento de UTI Neonatal. Segundo a mãe da gestante, além de não oferecer ambulância, o médico teria falado que se a jovem fosse ter os gêmeos na Maternidade de Arujá, a mãe da parturiente teria que assinar um termo de responsabilidade por a maternidade não dispor de UTI Neonatal. E tem mais: se a família retirasse a gestante por conta própria para levar para outra maternidade, a família também teria que assinar um termo de responsabilidade, pois as crianças poderiam nascer no caminho.

Quer dizer, Maternidade de Arujá não dispõe de estrutura para atender as grávidas do município e a responsabilidade é da família, não é do médico ou do prefeitura de Arujá, que não dotou a Maternidade com uma UTI Neonatal.Várias pessoas estavam na Maternidade tentando ajudar a jovem, o Israel Prado, o Adriano Santos, e depois chegou o vereador Gil do Gás e o Pastor Marcio Fernandes. Por fim, o vereador Gil do Gás conseguiu uma vaga na Maternidade de Suzano. A maternidade de Suzano enviaria um fax para Arujá solicitando a ambulância ao município de Arujá que levaria a gestante para Suzano.

Para viabilizar a transferência havia a necessidade de que o médico de Arujá relatasse o estado de saúde da gestante, e outras medidas burocráticas, entretanto, o vereador garantiu que a jovem parturiente seria transferida ainda na noite de 15 de agosto. Depois de praticamente tudo resolvido, a mãe da jovem, irritada com a demora, disse que não aguardaria nem mais um minuto, e ordenou que a garota fosse de carro com ela até a Maternidade de Suzano. As pessoas envolvidas no caso relataram que ela perderia viagem, pois sem uma guia da Maternidade de Arujá, a gestante não seria atendida em Suzano, além do risco de a menina dar a luz no caminho, dentro do carro.

A mãe levou a filha de carro até Mogi das Cruzes, onde a gestante foi internada no Hospital Luzia de Pinho Melo. Na foto, pessoas envolvidas na ajuda a gestante de gêmeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário