segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MORADORES COMPARECEM NA REUNIÃO DO CONSEG E AGRADECEM POLÍCIA MILITAR

Membros do Conseg de Arujá com representantes da
Polícia Civil e Militar 
No dia 1° de dezembro foi realizada a reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Arujá. Nesta última reunião de 2016, houve grande comparecimento dos moradores da cidade. Entretanto, a maioria, dessa vez, não veio para reclamar e pedir providências. Estavam lá para agradecer a Polícia Militar e o delegado, pois os problemas relatados na reunião no mês anterior foram resolvidos,como a solicitação de maior policiamento em determinados bairros, o fim de um baile funk (pancadão) que a PM conseguiu acabar e que atormentava os moradores há muito tempo.

O presidente do Conseg, Dito Maguila, disse que a participação da população nas reuniões é muito importante para que a polícia tome conhecimento do problema e possa atuar. As reuniões do Conseg ocorrem toda primeira quinta-feira do mês, às 19 horas, no Espaço do Empreendedor no centro de Arujá, e são abertas ao público. A finalidade da reunião do Conseg é debater a segurança pública no município. As pessoas relatam problemas, como tráfico de drogas, perturbação à ordem pública, roubos de casas e de pedestres, roubos de carros e de motos. A maioria pede mais policiamento nos bairros.

Outro problema que gera muita reclamação nas reuniões do Conseg são os chamados “pancadões” que atormenta a vida dos moradores. As reclamações são sempre parecidas, um barulho ensurdecedor que não deixa ninguém assistir televisão ou dormir, além do consumo de drogas.
O público que frequenta as reuniões mensais do
Conseg nos últimos meses vem aumentado

Os moradores também fazem reclamações a respeito da atuação da PM e dos agentes policiais da delegacia de Arujá. Todas as denúncias, tudo que é relatado na reunião vai para um livro de ata. O presidente do Conseg (no caso o Dito Maguila), cobra das autoridades policiais solução para os problemas. Se for o caso, o presidente entra em contato com outras instâncias de poder, como por exemplo, problema de falta de iluminação pública nas vias, que é de responsabilidade da prefeitura, e se for da alçada da Guarda Municipal, a entidade também será cobrada.

As reuniões sempre contam com a presença de um membro do Polícia Civil, geralmente do delegado titular, e também do Comandante da PM. Como o Comandante não pôde comparecer no último encontro do dia 1º de dezembro, ele foi representado por um sargento da corporação. Maguila estranhou a ausência de um representante da Guarda Municipal. O delegado titular de Arujá Drº Sidney, observou que geralmente nenhum vereador do município comparece para acompanhar a reunião do Conseg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário