sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

VEREADOR ALENCAR DEVE SER ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTA ISABEL NESTE DOMINGO; MAIOR DERROTADO É A PREFEITA ELEITA FÁBIA PORTO

Vereador Alencar deve assumir comando da Câmara de
Santa Isabel no dia 1º de janeiro de 2017.

Paulinho Berto também é
candidato a Presidência
da Câmara, mas chances
são pequenas 
Fábia é a maior derrotada
com a vitória do Alencar
     A prefeita eleita de Santa Isabel Fábia Porto (PRB) não assumiu o mandato ainda, mas já vai amargar sua primeira derrota política no dia 1º de janeiro de 2017, com a provável eleição do vereador Alencar (José Alencar Galbiatti-PSD) para a presidência do Legislativo isabelense. 

     Na campanha eleitoral desse ano, Alencar foi menosprezado pelos candidatos a prefeito Fábia Porto (PRB) e Hélio Buscarioli (PR). Nem a Fábia Porto muito menos o candidato derrotado queria o Alencar em suas campanhas. 

     Com a desistência do Maurício Platz (PHS) que abdicou de sua candidatura à presidência, para apoiar o Alencar, está pavimentado o caminho para a vitória tranquila do Alencar. Maurício era pré-candidato a presidência com o apoio da Fábia Porto. 

     De acordo com próprio Maurício, o Alencar terá no mínimo nove dos 15 votos dos vereadores. Até os vereadores que seriam do grupo de apoio da prefeita eleita Fábia Porto estariam dispostos a votar no Alencar. Maurício Platz que provavelmente será o primeiro secretário da mesa, nega a possibilidade de o Alencar fazer oposição à Fábia Porto. “Não temos interesse em fazer oposição, queremos que a prefeita faça um bom governo para os isabelenses, ela terá nosso apoio”.  

     O vereador Clebão (PR) eleito para o segundo mandato e que estava sendo ventilado como um bom nome para a presidência foi esquecido. O próprio PR teria descartado o nome dele, tendo em vista que para conseguir se manter vivo na briga pela eleição na Câmara, teria se aproximado demais do grupo político da Fábia. 

     Até uma das figuras mais importantes para a vitória da Fábia Porto e que estará no governo dela, ao que tudo indica, apoiará a candidatura do Alencar. Trata-se do Glauco do PSDB, que é tido como um político ético e discreto, e apesar de ser filiado no mesmo partido, é inimigo político do Paulinho Investigador que voltou à Câmara para cumprir seu quarto mandato. 

     Paulinho Berto (PSDB) que já foi presidente da Câmara em mais de uma oportunidade nos três mandatos que teve (agora assume o quarto), acabou apoiando o Hélio Buscarioli, e apesar de manter sua candidatura a presidência do Legislativo, suas chances parecem serem mínimas.  Ele disse que se for eleito vai apoiar o governo da Fábia Porto. Argumentou também que vai lutar para que os vereadores tenham pelo menos um assessor. “É inadmissível que o cidadão chegue à Câmara a procura de um vereador para resolver um problema, e não tenha nenhum assessor para recebê-lo”, disse Paulinho. 

     A reportagem apurou que se o novo presidente eleito no dia 1º de janeiro de 2017, for de fato o Alencar, haverá mudanças profundas na Câmara de Santa Isabel. Os funcionários comissionados vão ser dispensados, inclusive os advogados Cláudio e Palhinha. Mauricelia que trabalhou no governo Gabriel Bina, muito provavelmente assumirá a diretoria administrativa no lugar do Benê.  A assessora de imprensa, Aline Moraes também corre o risco de perder o cargo.

Político ardiloso, Alencar se une com vereadores da base da Fábia Porto, e será eleito presidente do Legislativo

     Apesar de ter seu nome envolvido em escândalos políticos em Santa Isabel quando foi vereador, Alencar conseguiu ser o terceiro mais votado do município em 2016 com 673 votos. Lembrando que sua candidatura só foi deferida pela justiça eleitoral, através de um recurso que depende ainda de julgamento. “Tem má reputação, é oportunista, é astuto, não é confiável, entretanto, é um bom articulador. Ele pode representar uma pedra no sapato da Fábia Porto, mas, se conseguir ser presidente, vira situação na hora”, resumiu um ex-vereador. 

     Tanto a prefeita eleita Fábia Porto (PRB), assim como o candidato derrotado Hélio Buscarioli (PR) não o queria de forma alguma nas suas hostes e preferiram manter uma distância segura do Alencar. Um vereador, disse o seguinte: “A Fábia declarou que tem seis vereadores que votam no candidato dela, mas pelo menos dois ou três desses vereadores podem trair a prefeita. Também não se sabe que tipo de negociação o Alencar está fazendo, não sabemos o que ele prometeu aos vereadores, mas o fato é que a Fábia pode ser traída. 

     De qualquer forma”, prosseguiu o interlocutor, “se de fato o candidato dela perder, significará uma derrota acachapante da Fábia, ela que conseguiu fazer cinco vereadores nas eleições, mas não consegue eleger o presidente da Câmara. Isso mostra fraqueza política, mostra falta de articulação”. Ele acrescentou ainda que o Alencar teria entre oito a 11 votos, e seria eleito de forma tranquila. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário