segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

APESAR DE PROMESSAS, PISCINA DA ESCOLA HERMÍNIA ARAKI CONTINUA ABANDONADA E SEM COBERTURA



Piscina da Escola Hermínia Araki: Criadouro de dengue?
O prefeito Abel Larini (PR) mentiu mais uma vez sobre a piscina da Escola Municipal Hermínia Araki, localizado no Parque Rodrigo Barreto. A piscina semiolímpica, desde 2013 se encontrava abandonada, o verde escuro denunciava que a água estava suja e contaminada. Mesmo assim dezenas de jovens e crianças (meninas e meninos) invadiam a escola, principalmente nos finais de semana, e nadavam despreocupadamente na água suja.

Uma escola que foi feita para ser modelo virou referência do descaso e do desrespeito por parte da administração municipal. Água parada em piscinas abandonadas podem se transformar em foco de doenças e possível reprodução do mosquito da dengue. No início deste ano, depois de várias denúncias, inclusive nas redes sociais, o prefeito de Arujá veio a público no site da prefeitura e informou que a Câmara Municipal iria devolver 600 mil reais, “economizado de sua receita de 2013 para a prefeitura”. Esse valor seria justamente para limpar e cobrir piscina da referida unidade escolar.

Veja a seguir entrevista com o prefeito Abel Larini e o presidente da Câmara Abelzinho, colocado no site da prefeitura no dia 14 de fevereiro de 2014. “Com o esforço da nossa Câmara Municipal, que economizou muito no ano passado, a gente vai conseguir atender a esse pedido da comunidade e fazer a cobertura da piscina, que é mais uma iniciativa importante”, disse o prefeito. “A obra tem um custo estimado em R$ 588 mil e será paga com o recurso que o Legislativo devolveu ao poder Executivo no ano passado, cerca de R$ 600 mil”.

A prefeitura informou também que “de acordo com a Secretaria Municipal de Obras, já foi aberto o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelos serviços e a previsão é de que a construção seja iniciada no segundo semestre desse ano”.

O presidente da Câmara (Abelzinho), explicou que a cobertura é uma reivindicação dos moradores do Barreto. “É uma solicitação antiga, que dará maior qualidade no atendimento realizado na piscina e que trará mais segurança aos usuários. Enfim, é um benefício sonhado pela população e que a partir de agora começa a ser concretizado”, afirmou Abelzinho. A Prefeitura informou oficialmente também que atenderia mais de 200 arujaenses em aulas de hidroginástica na piscina da Escola Hermínia Araki. 

Pois bem, já estamos no final de 2014, e a piscina se encontra vazia, ou melhor, com uma pequena camada de água suja no fundo da piscina. Claro que trata-se de um caso de saúde pública, pois a água parada, como a própria prefeitura de Arujá informa em seu comunicados à população, pode ser um foco gerador da dengue.

Ora, perguntar não ofende: se o Legislativo de Arujá destinou 600 mil reais de sua receita de 2013 para a prefeitura resolver o problema da piscina, e nenhuma obra foi feita, onde se encontra esse dinheiro? 


Um comentário: