domingo, 21 de agosto de 2016

MORADORES DO BEIRA RIO EM ARUJÁ, DEVEM OCUPAR APARTAMENTOS DO CDHU ATÉ OUTUBRO DESTE ANO



Cristiane dos Santos, que mora há 6 anos
no Beira é uma das contempladas com
um apartamento do CDHU
     Os moradores do Beira Rio que vivem à margens do Córrego dos Cavalos, na divisa de Arujá com Guarulhos estão na expectativa de receberem as chaves dos apartamentos do CDHU até o mês de setembro. Pelo menos é isso o que prometeu o Secretário Estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, afirmam os moradores.  Os prédios do CDHU do Jardim Emília (Arujá) estão praticamente prontos, só faltam alguns detalhes de acabamento. Seriam 340 apartamentos que estariam disponíveis.  O local é denominado Beira Rio justamente por as casas terem sido construídas às margens do Córrego dos Cavalos na divisa de Guarulhos com Arujá.

     Cristiane dos Santos, 43 anos, que reside há seis anos no Beira Rio, disse que funcionários do CDHU compareceram no bairro e cadastraram as famílias. “Agora nós temos que ir na quinta-feira (18/08) até o CRAS da prefeitura no Jardim Emília levar a documentação pessoal e assinar o contrato”. Questionado quando as famílias começariam a se mudar, ela disse que os “funcionários do CDHU informaram que até o fim de setembro todas as famílias cadastradas se mudariam”. Cristiane disse que perdeu as contas de quantas vezes sua casa foi inundada com a enchente do córrego: “Acho que foi mais de 30 vezes, perdi meus móveis e as coisas de casa várias vezes”.

     Outra moradora, Andréia Alves tem três filhos menores e reside no Beira Rio há 13 anos, relatou que esteve no gabinete do Rodrigo Garcia, acompanhado do vereador de Arujá, Gil do Gás e outros membros da comunidade. De acordo com afirmações da Andréia, o secretário Rodrigo Garcia afirmou que os moradores seriam contemplados de forma emergencial com os apartamentos do CDHU do Jardim Emília. “Ele confirmou que até setembro deste ano estaríamos mudando para o CDHU”. Ela disse também que a informação é que depois da mudança dos moradores, todas as casas serão demolidas e o córrego será desassoreado e passará por limpeza.

     Andréia também falou um pouco sobre o drama das enchentes que atinge todo os moradores do Beira Rio: “No fim de ano quando começa o verão é terrível, as pessoas ficam tensas, pois nessa época começam as chuvas e temporais. Quantos natais passei sem comemorar, pois tinha medo de sair de casa para comemorar com parentes e amigos, e começar a chover. Quando chove forte, o córrego enche e as águas descem com velocidade, violência, em poucos minutos inundam a maioria das moradias da comunidade, as crianças entram em pânico, somos obrigadas a colocar elas em cima da mesa, em qualquer lugar alto, por isso estamos muito esperançosos de sair daqui e ir para o CDHU”. Andréia disse ainda que o Secretário de Habitação do Estado, não sabia da existência das mais de 100 famílias que compõe o Beiro Rio. “Ele falou que no mapa existe apenas um córrego aberto”.


Situação de vulnerabildade e de alto risco. Caso do Beira Rio é de
saúde pública também. Casas serão demolidas, depois que moradores
desocuparem a área
ÁREA É DE RISCO E INSALUBRE
     
     Há 25 começou uma invasão tímida às margens do Córrego dos Cavalos, na divisa de Arujá (Recanto Primavera) com Guarulhos (bairro do Aracília). Além de casebres construídos às margens do curso d’água, começaram a se erguidas casas (sobrados) em cima de córrego, ou seja, a edificação vai de uma margem à outra. Hoje o trecho do córrego que está ocupado pelas casas vai do Recanto Primavera até próximo a Rodovia Presidente Dutra, bairro Aracília. Com o passar dos anos o córrego foi assoreado e as casas que foram erguidas sobre o curso d’água, acabam represando o córrego, complicando ainda mais as enchentes no Beira Rio. O local é considerado de risco. Boa parte das famílias que residem no Beira Rio chega a sofrer até quatro enchentes por ano. A perda de móveis e eletrodomésticos é uma rotina para os moradores. Pelo menos cinco casas estão condenadas pela Defesa Civil de Guarulhos, pois desabaram parcialmente depois de forte temporal ocorrido no último verão. O lugar também é insalubre – questão de saúde pública – pois os dejetos são lançados diretamente no córrego. A maioria das casas contém umidade. A estimativa é que mais de 100 casas foram construídas ao lado córrego. Agora todos estão esperançosos pelos novos apartamentos do CDHU.

NOTA DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL E URNBANO (CDHU)



Apartamentos do CDHU do Jardim Emília em Arujá, onde os
moradores do Beira Rio irão morar
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) informa que, entre os dias 11 e 12 de agosto, realizou o cadastro das famílias que vivem em área de risco às margens do Córrego dos Cavalos, no local denominado Beira-Rio, em Arujá. Foram aferidas 103 famílias, que entregaram a documentação solicitada pela CDHU para avaliação. Após análise, aquelas que se enquadrarem nos critérios de atendimento habitacional estabelecidos pela Companhia serão contempladas com unidade habitacional disponível no empreendimento Arujá C1. O residencial é composto por 391 imóveis, sendo que a previsão é que 170 moradias sejam entregues até setembro e outras 221 até dezembro de 2016. Assim que as unidades estejam prontas, serão iniciadas as mudanças. As primeiras famílias deverão receber as chaves na primeira quinzena de outubro deste ano. O valor mensal a ser pago pelos beneficiados será calculado com base na renda familiar comprovada pelos integrantes, que varia de 15% a 30% dos rendimentos. Conforme previsto em acordo firmado com a prefeitura de Arujá, as antigas casas localizadas no Beira-Rio serão demolidas tão logo sejam desocupadas.

3 comentários:

  1. Minha família precisa é de casa e não de apartamentos, temos animais e sempre tivemos animais,temos 2 cães que pegamos na rua que já cuidamos a mais de 10 anos, esses animais são minhas vidas e jamais os deixarei,eu moro na rua viro mendingo mais não abandono meus bichos e se for preciso chamar imprensa, não requistarei se for o caso, tem gente achando que essa mudança está sendo uma maravilha, tenho 23 anos e moro aqui desde que nasci, pessoas que chegaram agora na area se deram bem e a gente que reside desde o começo sai na pior.
    Ass: morador do N° 546 beira rio.
    01196392-4149
    01194478-9114

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Necessito de uma resposta do blog,para uma suposta ajuda.
      Obrigado pela atenção

      Excluir
    2. Necessito de uma resposta do blog,para uma suposta ajuda.
      Obrigado pela atenção

      Excluir