quarta-feira, 29 de abril de 2015

NOITE DE BRIGAS, TRAPALHADAS E OFENSAS NA CÂMARA DE ARUJÁ. PÚBLICO QUE AGUARDAVA HOMENAGEM ÀS ESCRITORAS SE LEVANTOU E AMEAÇOU IR EMBORA. ATÉ A PM FOI CHAMADA


Sessão da Câmara de Arujá do dia 27 de abril de 2015. Clima circense e
 beligerante
As brigas, trapalhadas, as confusões e os desentendimentos nas sessões da Câmara de Arujá já estão se tornando comum desde que os atuais vereadores assumiram esse mandato no dia 1º de janeiro de 2013. 

Mas a coisa vem tomando proporções vergonhosas. Quem acompanha as sessões ordinárias tem ficado rubro de vergonha, e cada vez mais tem certeza de que a Câmara está se desmoralizando.

Na sessão do dia 27 de abril, o palavreado chulo, as ofensas, os gritos, o desrespeito ao regimento interno e o desrespeito ao público, atingiu um patamar inaceitável. Houve até ofensas com palavras de baixo calão entre um vereador e uma pessoa que assistia a sessão.

Segundo os vereadores, o projeto de lei que diminui o tempo de fala do vereador na Tribuna, de cinco para três minutos, foi enfiado goela abaixo pelo presidente do Legislativo Reynaldo Gregório Júnior (Reynaldinho -PTB).  Os vereadores, principalmente aqueles que são da oposição – Paraíba Car, Renato Caroba e Rogério da Padaria – afirmam que a diminuição do tempo do vereador para poder se manifestar na Tribuna, é uma manobra do Presidente da Casa e também dos vereadores da base do prefeito para tentar calar a oposição.

A discussão desse projeto levou a ofensas, gritos e a paralisação várias vezes da votação da propositura. Justamente na noite da vergonha, o plenário da Câmara estava lotado, o público aguardava pacientemente uma homenagem que as escritoras Marah Mends Elizabeth Bezerra receberiam.

Já tarde da noite e depois de muitas confusões, as escritoras e o público presente resolveram ir embora. Cansados de esperarem se levantaram e foram saindo do plenário. Foi nesse momento que os vereadores “perceberam” que tinha um público ali, que as pessoas estavam cansadas daquele ringue, daquela palhaçada. Somente depois disso é que os vereadores deram uma trégua ao embate ridículo do qual eles eram os protagonistas, e então começou a homenagem para as jovens escritoras.

O presidente do Legislativo é um dos maiores culpados pelo clima circense e beligerante que paira sobre as sessões da Câmara de Arujá. É notório, salta aos olhos o seu despreparo para conduzir as sessões da Câmara.  Reynaldinho não tem vocação democrática e está apequenando o Poder Legislativo.  É de senso comum que o presidente da Câmara está desmoralizado, não tem mais condições morais de continuar no cargo.

O presidente deveria renunciar, e assumir outro vereador que tenha condições de dirigir a Casa Legislativa, um vereador que respeite o regimento interno, que respeite o público e preze pelo decoro parlamentar.

E o paradoxo de tudo, é que a Polícia Militar foi chamada para comparecer no prédio da Câmara; três viaturas atenderam ao pedido. Quem chamou? Por qual motivo? Não se sabe ainda. Depois de indagações do que estava ocorrendo no prédio da Câmara, um PM recebeu a seguinte resposta, em tom hilário: “Quem está brigando e se agredindo verbalmente são os vereadores, pode prender os 15 vereadores”.

Depois das denúncias de que a limpeza da caixa d’água do prédio da Câmara e também a manutenção de uma simples fechadura de uma porta de vidro, custaram aos cofres da Câmara R$ 14.500,00, acredito que a imagem pública do Reynaldo Gregório (Reynaldinho-PTB) está ferida de morte.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário