segunda-feira, 13 de abril de 2015

REYNALDINHO: IMPERADOR TUPINIQUIM?

Reynaldinho, Presidente da Câmara de Arujá. A impressão que  se tem é
que ele está lá na qualidade de presidente para defender os interesses do
prefeito e não da população
A postura ditatorial com que o presidente Reinaldinho (PTB) vem conduzindo a Câmara de Arujá vem causando descontentamento do público que assiste às sessões ordinárias do Legislativo. Os vereadores – inclusive da base aliada –, também sofrem com a postura truculenta do presidente. 

Alguns vereadores entendem que às vezes o presidente exorbita o poder que o cargo lhe concede.  Reynaldinho, que já foi líder do governo, é conhecido por ser um ferrenho defensor do Prefeito Abel Larini (PR).

O presidente, ao conduzir os trabalhos na sessão ordinária, além de cometer algumas gafes e trapalhadas, vem se notabilizando por interferir e chegar ao extremo de cortar a fala (desligando o microfone) dos vereadores.  Coincidentemente, os vereadores que já foram atingidos pelo viés ditatorial e pela truculência verbal do presidente, são aqueles que mais criticam e cobram o prefeito, caso dos parlamentares do PT (Rogério da Padaria e Renato Caroba) e do Paraíba Car (PSDC), adversário ferrenho da atual administração. Mas, o arrogante presidente também já teve problemas até com vereadores da base aliada.

Como um imperador tupiniquim, ele também se acha no direito de “dar pitos” no público, quando os mesmo se manifestam. Quando ocorre de um vereador fazer crítica ao prefeito, em vez de ele dar prosseguimento a sessão, o presidente se acha no propósito de tentar desqualificar a fala do vereador e defender o prefeito, para depois dar continuidade à sessão ordinária.

Por incrível que pareça, nem o Abelzinho (PR), filho do prefeito, que comandou a Casa durante os primeiros dois anos deste mandato, puxava tanto o saco do pai, como o atual presidente. Aliás, justiça seja feita, o Abelzinho – pelo menos essa é a opinião da maioria –, além de ter mais capacidade para tocar os trabalhos da sessão ordinária, era muito mais democrático. E para piorar a situação, o presidente do Legislativo determinou algumas normas internas para os funcionários administrativos (inclusive, as normas atingem também os assessores) que não agradou ninguém.  

Através de um comunicado por escrito, Reynaldinho determinou que os funcionários administrativos não podem mais permanecer no prédio da Câmara, após o fim do expediente (17h00) salvo, autorizado por ele. O comunicado também informa que “pessoas estranhas” não podem adentrar o prédio do Legislativo depois das 17h00. Se um vereador ficar na Câmara trabalhando depois do expediente, ele não poderia então receber uma visita? Nem que seja da família do vereador?  

Alguns avaliam que o Reynaldinho quer ser mais que o Rei, outros dizem que ele é arrogante e autoritário mesmo. O fato é que já está se tornando chato o bate boca do Reynaldinho com os vereadores nas sessões da Câmara. Inclusive, o vereador Wilson Ferreira (PSB) já alertou que nas suas deliberações no comando das sessões ordinárias da Câmara, o presidente não vem cumprindo o regimento interno na sua totalidade.

Quanto ao público, é de entendimento que ele tem que se comportar de acordo com o regimento da Casa de Leis, de forma respeitosa, sem vaias ou aplausos, sem xingamentos, mas se o presidente vive batendo boca com os vereadores, assim como vive impedindo de forma grosseira os vereadores de falar ao microfone, como pedir respeito na Casa de Leis ao público?  



Nenhum comentário:

Postar um comentário