segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ALUNOS VOLTAM ÀS RUAS DE ARUJÁ PARA PROTESTAR CONTRA A REORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS; MOÇÃO DE REPÚDIO E ENTERRO DE GOVERNADOR


Vereador Paraíba Car e os vereadores Rogério da Padaria e Renato Caroba
posasm junto com estaudantes, ao lado caixão do governador Geraldo
Alckmin
Os alunos da Rede Estadual de Ensino de Arujá saíram novamente às ruas do centro da cidade no dia 19 de outubro, para protestar contra a determinação do governo estadual em dividir as escolas por ciclos. Sem consultar pais, professores ou alunos, a chamada reorganização das escolas, levará ao remanejamento dos estudantes entre as unidades escolares.
O vereador Paraíba Car (PSDB) que participou do protesto com um carro de som, levou um caixão na manifestação e promoveu o enterro simbólico do Governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB). Ao fim da passeata o caixão foi deixado na Câmara de Arujá, onde estava sendo realizada a sessão ordinária do dia 19 de outubro, onde o vereador Paraíba Car apresentaria uma Moção de repúdio contra as mudanças que o governador que implantar.
Concentração foi na Praça do Coreto
Os alunos, juntamente com o carro de som e o caixão do governador, saíram em passeata da Praça do Coreto, acompanhados por viaturas da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito. Os alunos caminharam até a Escola Estadual Rene de Oliveira. Depois a passeata seguiu até a escola estadual Esli Garcia Diniz, voltando a seguir para a Praça do Coreto, terminando em frente ao prédio da Câmara.
A proposta do governador é dividir as escolas por ciclos, ou seja, uma determinada escolar terá somente alunos do ensino fundamental e outra escola terá somente alunos do ensino médio. As famílias, os alunos e os professores entendem que pode haver superlotação nas salas de aulas, tendo em vista que muitas escolas no estado de São Paulo serão desativadas.
Com as mudanças os alunos, de forma compulsória serão obrigados a mudar de escola, correndo o risco de ter que estudar em uma unidade longe de casa, com a possibilidade até de ter pegar ônibus, o que as mães não aceitam de forma alguma. As informações que correm em Arujá é que apenas a escola Esli Garcia Diniz no centro da cidade e a escola Edir Paulino oferecerão ensino médio em Arujá.

Moção de repúdio é aprovada por unanimidade

O "Padre" ao lado do caixão

Os alunos lotaram o Plenário da Câmara. A Moção de Repúdio do vereador Paraíba Car foi aprovada por unanimidade. O vereador disse que a alegação do Estado de que houve uma drástica diminuição de alunos na rede estadual nos últimos 15 anos, de cerca de 6 milhões para cerca de 4 milhões de estudantes é uma meia verdade, tendo em vista que os municípios já vem a algum tempo absorvendo os alunos que teoricamente deveriam estar na rede estadual, ou seja, está em marcha uma municipalização do ensino, diminuindo assim, os gastos do governo do estado com o Ensino Público. Paraíba Car também disse que o objetivo central da reorganização é o corte de verbas. Centenas de escolas serão fechadas em todo estado, já que haverá o remanejamento de mais de 1 milhão de alunos. O objetivo é concentrar a demanda em determinadas unidades de ensino e fechar outras, o que poderá levar a superlotação das salas de aulas. Paraíba disse que os pais, alunos e professores não aceitam essa mudança e que trata-se de mais um golpe do governo do estado contra a população de São Paulo.



Sai o cortejo do enterro simbólico do governador Alckmin

A passeata dos estudantes contra a reorganização da escola estadual
percorreu as avenidas do centro da cidade

Alunos caminham na Avenida Antonio Afonso de Lima

Alunos marcaram presença na Câmara para acompanhar aprovação de
Moção de Repúdio contra o governo do Estado de São Paulo, pelo
vereador Paraíba Car


Nenhum comentário:

Postar um comentário