sábado, 24 de outubro de 2015

SEM AULAS HÁ UMA SEMANA, ALUNOS TEMEM FECHAMENTO DA FACULDADE DE ARUJÁ (FAR)


Leide Rose, disse que na condição de cadeirante,
seria impossível estudar em outra cidade
A Faculdade de Arujá (FAR) que oferece cursos de Administração e de Pedagogia está sem aulas desde o dia 15 de outubro. Os alunos foram comunicados a comparecer na faculdade somente no dia 26 de outubro. Entretanto, o retorno pode não significar o reinício das aulas, os estudantes tem essa dúvida, tendo em vista que a Faculdade estaria com muitas dívidas.  Na verdade, alunos, professores e funcionários estão preocupados e apreensivos com o futuro da faculdade. Eles temem o fechamento da FAR e a transferência dos estudantes para faculdades de outras cidades da região. 

De acordo com os alunos, como os diretores não explicaram o motivo da suspensão das aulas, nem publicaram uma nota ou um comunicado oficial, ninguém sabe de fato o que está ocorrendo. O BLOG do ROCHA conversou com três estudantes da FAR, uma delas, a Leide Rose, 39 anos, que está no primeiro ano de pedagogia. Ela disse que a faculdade estaria com muitas dívidas, e que não está pagando os funcionários há três meses. Leide Rose falou também que os professores não teriam recebido o último 13º salário, e qualifica de greve dos funcionários e dos professores o que está ocorrendo na FAR. Leide Rose relatou ainda, que não sabe o número de estudantes que estão matriculados na FAR, mas ela estima em mais de 200 alunos. 

“Estou indignada com as atitudes dos sócios (da faculdade). Eles não estão preocupados com os alunos, uma semana sem aulas acarreta perda de conteúdo. Estou apreensiva com a possibilidade do fechamento da FAR, pois já falaram até em transferência de alunos para outras faculdades da região. Sou cadeirante, já é uma dificuldade ir todos os dias para as aulas de ônibus, seria impossível estudar em outro município”, desabafou a Leide Rose. Ela acrescentou que os professores são ótimos, e disse que a maioria dos estudantes da FAR é bolsista, eles (direção da FAR) recebem o dinheiro do governo federal. “Os professores e funcionários da FAR merecem ser respeitados e valorizados e os alunos também”, disse a Leide Rose. 

Alunas da FAR (Patrícia e Érica) estão preocupadas com o futuro da
Faculdade
Aluna de Pedagogia da FAR, Patrícia Aparecida de Souza, 33 anos, relatou que a paralisação das aulas é em virtude de desentendimento dos sócios. “A Faculdade foi vendida e os novos donos não querem assumir dívidas dos proprietários anteriores. A gente está sabendo que foi realizada uma reunião extraordinária com os antigos e novos proprietários para resolver o impasse. As aulas foram suspensas no dia 15 de outubro com a promessa de voltar no dia 26”, disse a Patrícia. 
Faculdade de Arujá (FAR)

“Está todo mundo preocupado, ansioso, as pessoas falam até no fechamento da faculdade, teve aluno que saiu chorando quando recebeu a notícia da suspensão das aulas. Apesar de ser uma Faculdade privada, temos que valorizar a FAR, que é a única do município de Arujá”, disse a estudante de Pedagogia Érica Guilherme, residente do bairro Arujámerica. 


Érica disse também que os professores são maravilhosos, são competentes e que eles também são vítimas do que está ocorrendo na faculdade. Os alunos estão em compasso de espera.  No dia 26 de outubro, quando retornarem à FAR, todos esperam receber uma boa notícia, essa é esperança dos alunos.  A reportagem tentou um contato com a administração da FAR durante três dias. Os telefones fixos tocam e ninguém atende.

Um comentário:

  1. Dia 26 chegou, porém nada resolvido, continuamos, hoje 27, sem aula e a espera de uma resolução do MEC.

    ResponderExcluir