terça-feira, 27 de outubro de 2015

GUARDAS MUNICIPAIS COMPARECEM À CÂMARA DE ARUJÁ PARA PEDIR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO


 Membros da Guarda Municipal de Arujá compareceram na sessão ordinária da Câmara, no dia 26 de outubro para fazer um protesto silencioso por melhores condições de trabalho. Eles exibiram uma faixa onde se lia: “Guarda Municipal de Arujá e a população pede apoio aos vereadores, melhores condições de trabalho”. Nessa semana passada, o prefeito teria falado para membros da CGM que nada poderia ser feito pela instituição, nem nesse ano nem no ano que vem. A situação está tão crítica que nem gasolina a Guarda tem para abastecer uma única viatura que sobrou da frota. No dia 18 de outubro, alguns Guardas Municipais designados para acompanhar a caminhada Outubro Rosa, tiveram que ir a pé, tendo em vista que não tinha gasolina para abastecer a viatura que resta da corporação.

Guardas Municpais comparecem à Câmara e pedem socorro aos
veredores
Como se sabe, a Guarda Municipal passa por uma crise terrível. Ao longo dos dois mandatos do prefeito Abel Larini que se encerra no final de 2016, a Guarda Municipal sofreu um sistemático processo de sucateamento, e agora se encontra na UTI, tendo em vista que os servidores municipais não tem carro para trabalhar, não tem gasolina e não tem equipamentos. Além disso, o rádio comunicação da entidade funciona de forma precária. O prefeito e o Comandante da guarda (Capitão Altair) não tem interesse em apresentar um Projeto de Lei para armar os GCMs. Se não bastassem esses dilemas, aparentemente o prefeito demonstra que não tem vontade política em resolver o problema do concurso público para admissão de mais CGMs, que se encontra parado há anos, devido a problemas jurídicos.

Na sessão ordinária do dia 26, os vereadores não pouparam críticas ao prefeito com a relação à situação da Guarda. Os vereadores falaram que a Guarda está sem comando, e o Comandante da Guarda (Capitão Alatir), recebe por mês quase 10 mil para não fazer nada.

GCMs distribuem comunicado por escrito para população

Guarda municpal está sucateada, só tem uma viatura funcionando


Na sessão do dia 26 de outubro, os Guardas Municipais distribuíram um comunicado juntamente com um abaixo assinado constando o nome dos 38 GCMs do município. No comunicado, eles lembram que dois guardas municipais sofreram um atentado a tiros na noite do dia 13 de outubro, quando efetuavam ronda em uma escola municipal, felizmente os servidores saíram ilesos do atentado. Isso mostra o risco e o perigo que os GCMs correm trabalhando sem um revólver.


Os GCMs informam também que eles prestam atendimento ao Conselho Tutelar do município, e, em muitas ocorrências são obrigados a transportar pessoas na viatura que eles não conhecem a índole, ou seja, não se sabe se é gente boa, se são bandidos ou pessoas violentas. Por fim, no comunicado distribuído, eles falam da dificuldade de se proteger o patrimônio municipal, como escolas, creches e prédios da municipalidade. “Por exemplo, quando recebemos notícia de invasão de escola municipal, como não temos a chave do prédio somos obrigados a pular o muro e não sabemos se tem algum ladrão armado dentro da escola, enfim, corremos riscos, pois não trabalhamos armados”, disse um GCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário