terça-feira, 20 de outubro de 2015

GUARDAS MUNICIPAIS SOFREM ATENTADO A TIROS NO CENTRO DE ARUJÁ, GCMs COMPARECEM À SESSÃO DA CÂMARA


Aspirantes e Guardas Municipais de Arujá, posam para foto na sessão da
Câmara de Arujá, do dia 19 de outubro
Os vereadores aproveitaram a presença dos Guardas Municipais na sessão da Câmara realizada no dia 19 de outubro, e cobraram mais uma vez o prefeito de Arujá, solicitando que o mesmo dê o mínimo de estrutura para a CGM, que se encontra em situação de falência. 

Na semana passada (13/10) por volta das 23 horas, o Guarda Municipal Inspetor Wilson Araújo, 46 anos, juntamente com o companheiro Souza (Adevaldo Nascimento de Souza), 38 anos, fazia patrulhamento na região central do município. Na Rua João da Silva Ferraz, próximo da Escola Municipal Dalila Franco Garcia, os GCMs avistaram um homem que subia a rua. 

Quando o individuo percebeu a presença da viatura, o mesmo retornou o caminho, caracterizando atitude suspeita.  Então, o inspetor Wilson abordou o desconhecido, perguntado o que estava acontecendo. O homem disse que tinha acabado de ser assaltado por um cara que estava de moto. Os GCMs notaram que o individuo estava com a mão na cintura, e o mesmo começou a andar rápido, passando a correr em seguida. Para surpresa dos Guardas Municipais, o indivíduo já na altura da Rua Zeferino Barbosa de Souza, virou para os GCMs, e, empunhando uma arma de fogo, atirou cinco vezes contra os Guardas Municipais. Naturalmente, a única reação dos GCMs foi correr, tendo em vista que os Guardas Municipais de Arujá não tem autorização para portar armas de fogo. 

Felizmente, os tiros disparados pelo criminoso não atingiu nenhum dos Guardas Municipais, nem a viatura. Wilson Araújo, disse que logo a seguir, eles se dirigiram até o Batalhão da Polícia Militar de Arujá, onde foi dado o alerta via rádio com as características do elemento.  Infelizmente, o marginal se evadiu, apesar dos esforços da PM em capturá-lo. Wilson Araújo, disse ainda, que na delegacia ficou sabendo que um pouco antes do ocorrido, uma pizzaria no centro de Arujá tinha sido assaltada, e as características do ladrão batia com o elemento que efetuara os disparos contra ele e seu companheiro de serviço.

GUARDA DE ARUJÁ ESTÁ SUCATEADA, CONCURSADOS APROVADOS ESPERAM HÁ ANOS, CHAMADA

Por enquanto ainda é um sonho uma viatura desse porte para a Guarda
Municipald e Arujá
Não é novidade para ninguém que a Guarda Municipal de Arujá está sucateada. O absurdo é tão grande que é difícil até de acreditar que para um contingente de 38 Guardas Municipais (31 homens e sete mulheres), hoje só existe uma única viatura rodando, “assim mesmo meia boca”, como informou um GCM na sessão da Câmara no dia 19 de outubro. O Conselho Tutelar de Arujá, que depende de um carro da Guarda também fica muito prejudicado. 

A maioria dos carros antigos da Guarda está destruída pelos anos de uso e pela falta de manutenção adequada. Agora são cinco carros que estão parados. Mais uma vez os vereadores falaram a respeito de um concurso público que está travado na justiça. Se o prefeito realmente tivesse interesse em fortalecer a Guarda, o problema do concurso público já teria sido resolvido, e os concursados aprovados já estariam trabalhando. 

A GCM de Arujá precisa de veículos novos, precisa de equipamentos, precisa urgente de um projeto de lei que possibilite armar seus servidores, tendo em vista que os trabalhadores municipais correm riscos ao abordar ou enfrentar elementos perigosos, muitos deles armados, como no caso do inspetor Wilson Araújo e do Adevaldo Nascimento. Até o rádio comunicação da Guarda não funciona, obrigando os servidores a utilizarem o celular em caso de ocorrência. 

O mais lamentável desse imbróglio é que Arujá tem o mais importante, que é o material humano, ou seja, os Guardas de Arujá são todos bem preparados, dedicados e gostam do que fazem, e querem de fato prestar um serviço de qualidade para a sociedade arujaense. Infelizmente, a falta de estrutura mínima afeta gravemente o desemprenho da Guarda. Oxalá, o prefeito eleito ano que vem, tenha uma visão diferente da Guarda Municipal, tendo em vista que o prefeito que aí está, resta-nos apenas esperar que ele saia da cadeira no final de 2016.




2 comentários:

  1. E verdade esse prefeito nada fez durante esse anos em que esteve na administração municipal,esperamos que o próximo prefeito se preocupe com a gcm,o povo de Arujá que pagam seus impostos não merece um administrado assim

    ResponderExcluir
  2. E verdade esse prefeito nada fez durante esse anos em que esteve na administração municipal,esperamos que o próximo prefeito se preocupe com a gcm,o povo de Arujá que pagam seus impostos não merece um administrado assim

    ResponderExcluir