quarta-feira, 21 de setembro de 2016

AMBULÂNCIA NÃO COMPARECE E PACIENTE DE ARUJÁ COM INSUFICIÊNCIA RENAL NÃO FAZ HEMODIÁLISE


José Geraldo sofre de insuficiência renal. Tratamento já dura cinco anos
José Geraldo, 60 anos, morador do Parque Rodrigo Barreto (Arujá), sofre de insuficiência renal. Diante do problema crônico de saúde, Geraldo como é conhecido, é obrigado fazer hemodiálise quatro vezes por semana no Hospital das Clínicas (Luzia de Pinho Melo) em Mogi das Cruzes, tendo em vista que Arujá não dispõe de aparelhos de hemodiálise.  

Como ocorrem todas as quartas-feiras, Geraldo se levantou no dia 21 de setembro às quatro horas e se preparou para aguardar a ambulância municipal que estaciona em frente de sua casa por volta das cinco horas da madrugada. Ocorre que o ritual não surtiu efeito nesta quarta-feira, tendo em vista que a ambulância de Arujá não passou na casa do aposentado. 

“Levantei nesse frio por volta das quatro horas, e fiquei aguardando a ambulância até 6 horas da manhã, em vão”, disse o Geraldo.  Ainda de acordo com o Geraldo, a ambulância chegou a sua residência por volta das 8 horas da manhã. “O motorista perguntou se eu iria fazer a hemodiálise. Disse que não, pois o horário é pré-agendado, se eu fosse para Mogi das Cruzes, perderia a viagem, pois meu trabalho na máquina (de hemodiálise) começa as 6h30 e vai até 11 horas”. 

A esposa do Geraldo, Iranildes (a Ira), disse que não é a primeira vez que ocorre isso. “O paciente não pode ficar sem a hemodiálise, meu marido não urina, os líquidos vão se acumulando no corpo, a pessoa que deixa de fazer a hemodiálise fica inchada, passa mal e pode até morrer”. Ela disse que é um absurdo o que ocorre na Secretaria de Saúde de Arujá. Resposta da Prefeitura de Arujá: “A Secretaria de Saúde informa que vai apurar o que ocorreu no caso do referido paciente, uma vez que havia a previsão de que todos os seis arujaenses que fazem hemodiálise em Mogi das Cruzes fossem atendidos nesta quarta-feira (21/09). 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário