terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

COLUNA CURTAS E DIRETAS DE ARUJÁ

HONÓRIO ROCHA
MTB 64749

MENSAGEM MENTIROSA
A mensagem do prefeito aos vereadores, lida pelo primeiro Secretário Castelo Alemão (PTB) parece que não agradou aos pares. Cheira surrealismo. Ouve críticas logo a seguir do vereador Rogério da Padaria (PT) que desmentiu “as maravilhas na área da educação e no que diz respeito à saúde dos prédios escolares”. O vereador Paraíba Car (PSDC) também criticou de forma virulenta a saúde pública do município, que na mensagem do prefeito estaria uma maravilha também. A verdade é que a mensagem do Poder Executivo não corresponde com a realidade do município, principalmente no que diz respeito à educação, saúde pública municipal e também segurança (veja o imbróglio da Guarda Municipal). A mensagem pra lá de otimista, fora da realidade, expôs o prefeito a sanha dos críticos. Ou os assessores do prefeito falharam (será que o prefeito leu a mensagem?) ou poderia ter havido mais prudência nas declarações, quando a mensagem poderia ter sido mais realista e menos pirotécnica. Ou será que o prefeito decidiu se expor e correr riscos de desmentidos e críticas ácidas.  

ESCOLAS CONTINUAM SEM MANUTENÇÃO
Relatório do Executivo de Arujá, lido pelo primeiro secretário Castelo Alemão (PTB) na sessão da Câmara de Arujá do dia 17 de fevereiro, deixou o vereador Rogério da Padaria (PT) um tanto quanto possesso. A mensagem do prefeito detalha as ações da prefeitura no ano de 2013. Com relação à Secretaria de Educação, o relatório cita que as escolas do município passaram por manutenção e todas estão em perfeito estado, sem problemas. Desde o início de seu mandato, o vereador Rogério sempre pautou seu trabalho em fiscalizar a área da educação. Ele sempre visitou as unidades educacionais do município, levantando os problemas das escolas (que não são poucos) conversando com as diretoras e com as mães de alunos. Ele disse que o relatório é mentiroso, e que apesar de a prefeitura ter gasto 55 milhões de reais com a educação em 2013, além de faltar merenda escolar, os problemas nas escolas continuam, como por exemplo, vazamentos de água, rachaduras nas paredes, mato alto nas escolas, alambrados quebrados, problemas hidráulicos e elétricos, ou seja, falta todo tipo de manutenção na maioria das escolas municipais.  

VEREADOR PARAÍBA CAR, DIZ QUE SAÚDE DE ARUJÁ É UMA FARSA
O vereador Paraíba Car (PSDC) criticou de forma ácida a situação da saúde pública em Arujá. Ele relatou de forma irônica que Arujá tem um Hospital Geral, que disponibiliza 41 médicos (Clínico Geral). Ele pergunta: será que eles recebem salários? (insinuando tratar-se de fantasmas). Anestesista seriam 13 (onde estão?) e Pediatra são 12. Paraíba acrescentou na lista de médicos 14 Ginecologistas/Obstetras. Quanto ao ortopedista, o vereador da oposição disse que existe apenas um que atende três vezes por semana. Paraíba Car argumentou que essa lista está no CNES e é pública, qualquer um pode acessar via internet. O vereador, disse que ninguém vê esses médicos, que o Hospital Geral é uma mentira e que há filas e filas de espera apara atendimento de pacientes. Ele criticou também o Conselho Municipal de Saúde, dizendo que na entidade só tem membros do governo. Por fim, Paraíba Car falou também que o líder do governo (Reynaldinho) não tem coragem de explicar sobre a farsa desse Hospital Geral.   

GUARDA MUNICIPAL
O vereador Wilson Ferreira, disse que já passou da hora de o prefeito resolver o problema da Guarda Municipal de Arujá. Ele argumentou que não dá mais para esperar o Ministério Público resolver a questão (o concurso público da Guarda Municipal está parado na justiça desde 2011). O vereador falou que o quadro da Guarda Municipal está defasado, e que pelo menos essa lacuna tem que ser resolvida imediatamente. Wilson citou ainda que as escolas municipais não estão sendo patrulhadas devido ao pequeno efetivo de guardas. O vereador argumentou ainda que o contingente de guardas municipais é ínfimo para a cidade, além disso, os equipamentos da corporação são antigos e sucateados. O vereador é de opinião de que a Guarda Municipal seja armada, mas isso é discussão é pra outra hora. No momento tem que resolver as prioridades da Guarda, que não são poucas, disse.

SHOPPING CENTER ARUJÁ
O vereador Wilson Ferreira (PSB) lembrou que logo mais (no mês de março) serão iniciadas as obras da construção do Shopping Center de Arujá. Como compensação, os empreendedores do Shopping, vão construir um equipamento social para o município, o que a princípio poderia seria uma creche. Hoje, na verdade, ninguém sabe se será uma creche, uma unidade escolar, ou uma unidade de saúde, por exemplo. Os empreendedores gostariam de no anúncio do início da construção do Shopping, também anunciar a construção do equipamento social. Só que para isso, depende de a prefeitura enviar um projeto de lei (de outorga) para a Câmara aprovar, e isso não foi feito até agora pelo Executivo.

TRÂNSITO EM ARUJÁ
O Vereador Gabriel dos Santos (PSD) chama a atenção da prefeitura sobre o trânsito em Arujá. Não é novidade para ninguém que o trânsito de Arujá está cada vez mais complicado na região central. Principalmente nas horas de pico as principais avenidas do centro ficam com o trânsito lento, inclusive na rotatória da Avenida Mario Covas e na região dos condomínios. Gabriel, disse que com a construção da segunda pista da Avenida Mario Covas, com a implantação do corredor de ônibus da EMTU e a construção de um Shopping Center no coração da cidade, a tendência é o trânsito entrar em colapso, isso se não houver planejamento. “O impacto no trânsito será drástico”, disse o Gabriel, e conclui: “Tem que haver uma iniciativa agora, tem que se fazer um planejamento para o futuro próximo”. 

BARRETO SIM, PIRITUBA NÃO
Diretores da Associação Movimento de Moradores do Parque Rodrigo Barreto compareceram a sessão ordinária da Câmara de Arujá, vestindo camisetas vermelhas com o logotipo da Associação e com os dizeres Parque Rodrigo Barreto SIM, Pirituba NÃO. A Associação do Barreto foi a primeira a questionar e não aceitar que o nome do loteamento passasse a chamar Pirituba. A decisão de o loteamento passar a se chamar Pirituba, não foi discutida com a população, pior ainda, como se vivêssemos numa ditadura, a população não foi nem informada, a decisão veio de cima pra baixo. Inclusive os Correios já estão utilizando o nome Pirituba, perda de tempo, terão que voltar atrás. A Associação de Moradores confeccionou um abaixo assinado e saiu às ruas do Barreto, perguntando se o morador era favorável à mudança de nome. A questão é unânime, ninguém, absolutamente ninguém é a favor da troca de nome. Já são 34 anos que o maior bairro é conhecido por Parque Rodrigo Barreto. O abaixo assinado já tem cerca de 2 mil assinaturas. O vereador Wilson Ferreira (PSB) apresentou um projeto de lei em que mantém o nome Parque Rodrigo Barreto para o maior loteamento de Arujá e que passará a ser de fato o maior bairro do município.  

PAI DA CRIANÇA
Na sessão passada da Câmara de Arujá, o vereador Paraíba Car (PSDC) denunciou que um carro oficial do Legislativo sofreu uma batida (a lataria ficou amassada), mas que nem um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na delegacia local. Paraíba falou que os carros da Câmara são usados para passeios, inclusive rodam de madrugada. Pois é, o pai da criança apareceu. O vereador Cocera Cabelo (PR) apresentou um documento da Tribuna na última Sessão do Legislativo, e disse que se tratava do registro do BO do carro acidentado.  









Nenhum comentário:

Postar um comentário