sábado, 8 de fevereiro de 2014

Depois de manifestações por falta de água, prefeitura envia caminhões pipa para os moradores do Novo Éden

Douglas Ribeiro sofreu queimaduras de 1º
e 2º graus
Caminhão pipa abastece casa no Novo Éden
A recorrente falta de água deixou o clima tenso no bairro Novo Éden em Santa Isabel nesta última semana. Revoltados com cinco dias consecutivos sem água nas torneiras, as donas de casa do Novo Éden, resolveram se mobilizar e realizaram um protesto para chamar a atenção das autoridades de Santa Isabel. Numa atitude radical, as mulheres atearam fogo em materiais velhos em plena via pública, obstruindo a passagem dos automóveis. As manifestantes informaram que logo várias viaturas da Polícia Militar chegaram ao local, mas não houve tumulto nem incidentes. A manifestação acabou dando certo, pois logo depois de atearam fogo em objetos velhos na via pública, a prefeitura enviou dois caminhões pipas para abastecer o bairro. Os caminhões ficaram praticamente o dia inteiro no bairro. Apesar de os dois caminhões pipas estarem servindo o bairro, houve bate boca entre moradores que queriam encher suas caixas de água. Apesar de tudo, as donas de casa dizem que os caminhões pipas são apenas um quebra galho, elas exigem que o prefeito resolva o problema e normalize o abastecimento de água, pois “as contas de água, apesar de não ter água estão chegando com valores altos”. A falta de água que os moradores do Novo Éden vêm sofrendo desde dezembro de 2013 é tão grave que uma moradora disse que entra no mato para tomar banho em uma cachoeira.  Outra dona de casa, falou que vai até o município vizinho (Arujá) para tomar banho, e por fim, uma moradora que participou das manifestações, falou que toma banho de canequinha para dormir, sem se ensaboar. Os moradores, dizem ainda que água para beber, ou se vai buscar na bica do Treze de Maio, ou se vai até o supermercado comprar, a situação é terrível. Vizinho do reservatório de água, um morador disse que caixa de água (cilíndrica) do Novo Éden só serve de enfeite, pois a caixa passa vazia a maior parte do tempo.  “Quando a caixa enche (o que é raro) a água vaza por baixo (a caixa estaria enferrujada e com furos) e também por cima, pois ao que tudo indica, o dispositivo automático que desliga a água está quebrado.  

Rapaz que sofreu queimadura de 1º e 2º graus, precisa tomar de 3 a 4 banhos por dia

Uma família está vivendo um drama no bairro Novo Éden. Douglas Ribeiro Ferreira, 29 anos, morador da Rua Marçal, sofreu queimaduras de 1º e 2° graus na empresa que trabalha. Dona Elza, mãe do Douglas, disse que ele precisa tomar de 3 a 4 banhos por dia devido as queimaduras que sofreu, principalmente nas costas. “O médico disse que para acelerar as cicatrizes das queimaduras, ele tem que tomar ao menos 3 banhos por dia. Mas aqui no Novo Éden, está faltando água direto, a gente pede que a prefeitura traga caminhão pipa aqui para a gente”, disse dona Elza. 

 

Moradores exigem reabertura de poço artesiano no bairro Jardim das Acácias

 

Poço artesiano desativado no governo Hélio
Buscarioli
No outro extremo da cidade, a situação é igual, os moradores do bairro Jardim das Acácias, passam até quatro dias sem água nas torneiras. “A água até chega de madrugada, às vezes até enche a caixa, mas acabamos ficando mais três ou quatro dias sem água”, disse a moradora Marinês Modenese. Além de tudo, afirmam as famílias do pequeno bairro, “a água é de péssima qualidade, vem escura e fedida”.  Marinês Modenese, disse que o José Martins de Oliveira (Zé da Mula-PV) é o único vereador que dá uma assistência aos moradores. “Ele conseguiu enviar alguns caminhões pipas para a comunidade”, disse a Marinês, acrescentando que infelizmente “ele não pode fazer mais pelos moradores do Acácia”. Entretanto, a maior reclamação dos moradores é com relação a um poço artesiano que existe no bairro e que foi desativado no governo Hélio Buscarioli.  Os moradores relatam que o poço artesiano funcionou durante oito anos, e que durante esse tempo em que esteve ativo, nunca faltou água no bairro, além de a água ser de boa qualidade. Até hoje a comunidade não sabe por que foi desativado o poço. Uns falam que poço desbarrancou, outros de que a água estaria contaminada por ferrugem, outra versão é de que a bomba estava queimando com freqüência, à verdade é que não houve nenhuma comunicação oficial sobre o fechamento do poço artesiano para os moradores. Marinês Modenese, disse que vai pedir ao vereador Zé da Mula, que faça um requerimento solicitando que o Prefeito Gabriel Bina (PV) reative o poço. “O prefeito disse que vai construir poços artesianos na cidade, aqui não precisa, nós já temos um, só é preciso que o prefeito reative o poço artesiano”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário