terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Coluna Curtas e Diretas (Resumo da sessão da Câmara de Arujá do dia 24 de fevereiro de 2014).

Honório Rocha
MTEB 64749

PROFESSORES LOTAM CÂMARA DE ARUJÁ PARA PROTESTAR CONTRA O PLANO DE CARGOS E CARREIRA APRESENTADA PELO PREFEITO ABEL LARINI
Os professores de Arujá lotaram as dependências da Câmara no dia 24 de fevereiro, para acompanhar a sessão ordinária. Na sexta-feira (dia 21 de fevereiro) ocorreu uma sessão extraordinária onde foi apresentado o Projeto de Lei do Executivo referente ao Plano de Cargos e Carreira dos professores arujaenses. Ocorre que o presidente do Sindismar Miguel Latini, disse que nem o sindicato muito menos a categoria foi consultada sobre o teor do projeto. Pior ainda, eles alegam que o projeto que foi votado e aprovado pela maioria dos vereadores na sexta-feira, além de não trazer benefícios nenhum para os professores, ainda tira direitos da categoria. A matéria terá 2ª votação. Os vereadores do PT (Renato Caroba e Rogério da Padaria) são contra a aprovação do projeto na forma que se encontra. Rogério disse que o projeto foi votado à toque de caixa na Câmara. Ele solicitou na Tribuna o cancelamento da votação de sexta-feira, por acreditar que o regimento interno da Câmara não foi observado. Rogério alega que não foi respeitado os 10 dias para que os vereadores pudessem analisar o projeto. Os professores vaiaram o vereador líder do prefeito, Reynaldinho (PTB), quando o mesmo tentou defender o projeto. O presidente do Sindismar, Miguel Latini, convocou os professores para uma assembléia para o dia seis (6) de março na Sede do Sindicato. Na próxima segunda-feira, dia 3 de março não haverá a sessão ordinária da Câmara de Arujá em virtude do carnaval. A sessão do dia 3 será realizada juntamente com a do dia 10 de março.

PARAÍBA CAR CHAMA DE DEMAGOGOS OS VEREADORES DE ARUJÁ
Ainda sobre a educação, o vereador Paraíba Car (PSDC) disse que o prefeito (Abel Larini) está há 20 anos no poder e deixou a educação sucateada. Ele disse que o Plano de Cargos e Carreira dos professores tira direitos e não acrescenta nada aos professores. Por esse projeto, os professores não podem mais ficar doentes, pois o atestado médico não será válido para determinadas doenças e o dia será descontado. Ele disse que falta na rede professores de informática e de inglês. Paraíba, denunciou ainda da Tribuna que o prefeito tinha a intenção de aterrar a piscina da Escola Hermínia Araki no Parque Rodrigo Barreto, mas devido às denúncias feitas na Câmara e ao clamor popular, o prefeito voltou atrás. Paraíba também denunciou a nova fórmula de o prefeito aumentar o número de vagas de creches no município, ou seja, o prefeito adotou meio período para as creches. Será que os empresários também vão adotar meio período de trabalho para as mães que precisam de creche? Paraíba Car chamou de demagogos os vereadores de Arujá. 

VEREADORES CRITICAM CARGOS COMISSIONADOS COM ALTOS SALÁRIOS
O vereador Wilson Ferreira (PSB) informou da Tribuna, que ele visitou todas as unidades de saúde do município, e que não gostou do que viu. Wilson denunciou que faltam medicamentos em todas as UBS do município. Em algumas unidades faltam 25 medicamentos, em outras UBS faltam até 50 itens de remédios. No Pronto Atendimento do Parque Rodrigo Barreto não havia nenhum médico pediatra, entretanto, tinha três clínicos gerais. Ele criticou a falta de profissionais na área da saúde, e citou os cargos de 25 de secretários adjuntos, todos eles com altos salários. Disse ainda que algumas secretarias tem quatro secretários adjuntos. Ainda sobre o mesmo assunto, o vereador Paraíba Car, relatou da Tribuna, que Arujá não tem Ambulatório mental. E também criticou os secretários adjuntos: “É um cabide de emprego, farra do boi, são os cabos eleitorais do prefeito que tem esses cargos de secretário adjunto com altos salários. Enquanto isso os professores municipais são os menos favorecidos, tem salário de miséria, e ainda apresentam um Plano de Cargos e Carreira que tira direitos dos docentes”.

PREFEITO MERECIA MOÇÃO DE REPÚDIO POR MENSAGEM MENTIROSA, DIZ VEREADOR
O vereador Rogério da Padaria (PT) continuava irritado com a mensagem enviada pelo prefeito aos vereadores na sessão da semana passada. Na mensagem o prefeito relatava o trabalho que vem sendo feito na cidade. O prefeito citou a área da educação onde teriam sido realizadas as reformas nas escolas. Rogério da Padaria desmentiu o prefeito mais uma vez. Dessa vez ele trouxe slides, que foram apresentados nos telões da Câmara, e que mostravam várias escolas no município com rachaduras, problemas nas caixas de água, problemas de toda ordem. Rogério reafirmou que as escolas continuam sem manutenção. Rogério disse que as obras de Arujá estão sendo tocadas ou com dinheiro do governo federal ou com dinheiro do governo estadual, e pergunta: “Cadê dinheiro de Arujá, cadê a arrecadação de Arujá?”. Ele disse que a mensagem mentirosa do prefeito, merecia uma ação de repúdio.


GUARDA MUNICIPAL ARMADO NA CÂMARA 
Causou estranheza para tudo mundo que estava presente na sessão da Câmara do dia 24 de fevereiro, um Guarda Civil (de Arujá) estar portando um revólver na cintura. Logo o tema tomou conta de grupos de pessoas, que diziam que o guarda municipal não poderia estar armado, e que isso só seria possível através de um projeto de lei municipal aprovado pelos vereadores e devidamente sancionado pelo prefeito. Depois, o vereador Cocera Cabelo (PR), informou da Tribuna que o referido Guarda Municipal de nome Wilson, ganhou através da justiça o direito de portar o revólver no seu dia a dia de trabalho. Cocera disse ainda que o referido membro da Guarda Municipal acabou prendendo em flagrante um ladrão que furtava uma escola de Arujá. “Armado ficou mais fácil para o guarda municipal prender o ladrão”, disse o vereador. Pelo jeito não precisa mais de lei para ter uma guarda municipal armada no município. Basta que todos os membros da guarda entrem na justiça, assim como fez o Wilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário