sábado, 8 de fevereiro de 2014

Curtas e Diretas (Santa Isabel)

Honório Rocha
MTB 64749

CLIMA TENSO
Nessa semana o clima estava tenso no bairro Novo Éden. Motivo: falta de água outra vez. No dia 3 de fevereiro, revoltadas, algumas donas de casas atearam fogo em objetos velhos, no meio de uma rua do bairro. A manifestação tinha por objetivo chamar a atenção das autoridades para a freqüente falta d’água no bairro. “São cinco dias sem uma gota d’água na torneira”, bradava uma mulher que participou da manifestação. Várias viaturas da polícia militar chegaram ao local, mas os ânimos não serenaram.

ÂNIMOS ACELERADOS
Os ânimos só se acalmaram um pouco, quando dois caminhões pipa enviados pela prefeitura começaram a abastecer as residências do Novo Éden. Mesmo assim, as donas de casa, diziam que os caminhões eram poucos para a quantidade de famílias sem água. Boa parte dos moradores do Novo Éden, afirmam que buscam água na bica do bairro Treze de Maio para consumo e para fazer comida.

INUSITADO
A situação é tão drástica que uma moradora, disse que foi obrigada a entrar no mato e tomar banho em uma cachoeira da região. Outra dona de casa, falou que saiu de Santa Isabel e foi para o município de Arujá, exclusivamente para tomar um banho. Outra moradora do Novo Éden, afirmou que toma banho de canequinha (sem se ensaboar) para dormir. A revolta é geral no bairro, que vem sofrendo com o desabastecimento desde o início de dezembro de 2013.

ENFEITE
Os moradores do Novo Éden que são vizinhos do reservatório de água, dizem que a caixa (cilíndrica) só serve de enfeite, pois permanece a maior parte do tempo vazia. “É raro essa caixa encher, mas quando acontece isso, a água sai por baixo (a caixa estaria enferrujada e com furos) e também sai por cima, pois parece que o dispositivo automático que desliga a água está quebrado”, disse um vizinho da caixa d’água. Ou seja, quando tem água, é a própria prefeitura que desperdiça, por falta de manutenção.                 

O QUE OS OLHOS NÃO VÊ...
As bicas em Santa Isabel são hoje as maiores fornecedoras de água para a população. Não é a prefeitura e muitos menos os distribuidores de água (que estão vendendo bastante). A bica que o povo acha a água de melhor qualidade é a bica do bairro Treze de Maio. Alguns moradores que abasteciam galões de 20 litros no Treze de Maio, disseram que moram na Avenida Brasil, mas que não confiam na bica de lá.

....O CORAÇÃO NÃO SENTE
Eles dizem que é uma heresia a prefeitura ter um laudo que mostra que a bica do 13 de Maio está contaminada com coliformes fecais, quando a água que chega nas torneiras das casas é escura e fedida, e “não dá nem para tomar banho, pois dá coceira no corpo”. Depois das 18 horas, na bica do 13 de Maio, forma-se uma fila longa para pegar água. A maioria vem de outros bairros, às vezes vem à família toda, e, enquanto os galões recebem a água, tanto adultos como crianças “bebem a água boa da bica”. O que os olhos não vê o coração não sente. Ora, quando o cidadão vê aquela água amarronzada e fedida saindo da torneira, lógico que ele não vai beber. Entretanto, uma água fresquinha e clarinha saindo da bica são atraentes aos olhos, e será consumida com prazer. 

ASSINATURA
O Prefeito Gabriel Bina (PV) em entrevista para a TV Diário de Mogi, disse que tentou implantar o rodízio de água na cidade. “Mas o sistema é muito antigo, 25, 30 anos, sem fazer nenhum investimento. Se mexer nos registros, corre-se o risco de estourar os registros, ou seja, pode haver vazamentos em vários pontos”, explicou o prefeito. O chefe do Executivo, disse ainda que para se furar um poço artesiano leva-se de 15 a 20 dias. Ele falou ainda na reportagem que em até seis (6) meses, a prefeitura deve assinar um convênio com a Sabesp.

PRECIPITAÇÃO?
É no mínimo estranho, para não dizer falta de competência. O prefeito anuncia para a imprensa (inclusive a assessoria de imprensa municipal também divulgou) que possivelmente seria implantado o rodízio de água em Santa Isabel . Ora, que o sistema é obsoleto, quase sem manutenção, isso é público e notório. Será que houve precipitação por parte da prefeitura em anunciar o rodízio? Será que não tem ninguém no Departamento de Água para avisar o prefeito que um hipotético rodízio poderia danificar o frágil sistema de água em Santa Isabel?

ÁGUA, ÁGUA, ÁGUA
A falta de água voltou a assolar com violência vários bairros de Santa Isabel. De novo, as reclamações se concentram mais nos bairros da Vila Gumercindo, Vila Guilherme, Jardim das Acácias, Eldorado, Jardim Portugal, Novo Éden e Avenida Brasil. “A água, na verdade, vêm quase todos os dias”, disse um comerciante da Vila Guilherme. “O problema é que quando a água chega na parte baixa da cidade, as pessoas começam a lavar roupa, lavar quintal, lavar louça, lavar carros, aguar jardins, e até banhos em cachorros, já vi. O que acontece, é que antes que a água chegue aos bairros altos, ela acaba. Isso é um ciclo vicioso, acontece todos os dias, quem mora nos bairros altos é o mais prejudicado, dificilmente a água chega”.

6 POR MEIA DÚZIA?
Logo no início de seu segundo ano de mandato, o prefeito Gabriel Bina, trocou três secretários municipais. No Planejamento entra a arquiteta e vereadora Teresinha Pedroso, sai o engenheiro Daniel Polydoro. Na pasta do Turismo sai o Thiago Correia e entra o Alencar Galbiati. Por fim, se despede da Secretaria de Finanças Valter Neu, e entra o Carlos Alberto Lopes. Será que trocaram 6 por meia dúzia?

TIME QUE ESTÁ GANHANDO...
Existe uma máxima no futebol que serve para essa situação: “em time que está ganhando não se mexe”. Se o prefeito mexeu é por que o time estava perdendo, não estava bem. A troca de secretários trata-se na verdade de mais um desgaste político do Prefeito Gabriel Bina.  Ademais, dança de nomes, não representa absolutamente nada para a população. O único jeito nesse momento de o prefeito recuperar um pouco de credibilidade e popularidade, seria acabar com a falta de água. Mas como sabemos que isso não vai acontecer tão cedo, é esperar pela chuva que também está conspirando contra o prefeito Gabriel Bina.

RANGER DE DENTES
Dizem que os critérios para a troca de secretários em Santa Isabel seguiu também a regra do apadrinhamento político. Houve ranger de dentes de alguns vereadores, acompanhados de recados: “Se mexerem nos meus apadrinhados, vou para a oposição”. O prefeito já está na berlinda, acuado pelo povo e pela Câmara, então houve um recuo estratégico e alguns nomes que foram cogitados pela municipalidade para sair, acabaram ficando, seria o caso do Capitão Martins.

NOTÍCIA BOA NÃO EXISTE.....
As notícias ruins não param de pipocar em Santa Isabel. Se não bastassem os carros de luxo que o prefeito recém empossado pediu, se não bastassem as criações de novas secretárias e todo os gastos financeiros que isso acarretou, se não bastasse as estradas de terra ruins como sempre, se não bastasse a reclamação geral da sujeira na cidade, vem a notícia de que a empresa de ônibus (concessionária do município) extinguiu várias linhas que serviam, principalmente a zona rural, e pasmem, com a complacência do prefeito.

.....EM SANTA ISABEL
Ora, todo mundo sabe que a população exige melhorias, e que as cidades evoluem. Em Santa Isabel, não. Por aqui as coisas regridem, andam para trás. Antigamente não existia problema de abastecimento de água em Santa Isabel. De 10 anos para cá, a situação está cada vez mais grave pela combinação de dois fatores fundamentais: por conta do aumento da população e pela falta de investimento no sistema de água de vários prefeitos que por aqui passaram. A população rural também cresceu, lembrando que o município de Santa Isabel é um dos maiores da região do Alto Tietê. Por conta disso, é óbvio que o transporte público nas áreas da zona rural teria que ter um crescimento, uma melhoria para a população, mas ocorre o inverso, ou seja, em vez de aumentar o número de ônibus e de linhas para essas pessoas, a empresa de transporte mancomunada com o prefeito, extingue linhas, e o povo que se dane, que ande a pé, quem mandou não ter carro.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário