quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MANIFESTO SOBRE FALTA DE ÁGUA, DO JOVEM ALAN FERNANDES É LIDO NA CÂMARA DE SANTA ISABEL, EM SESSÃO ORDINÁRIA

Este é o Manifesto do cidadão Alan Fernandes, morador do Parque Santa Teresa, que foi lido na sessão da Câmara de Santa Isabel no dia 11 de fevereiro de 2014. Segundo o Alan, as pessoas que lotaram as dependências do plenário da Câmara para protestar (pacificamente) contra a falta de água que assola Santa Isabel, foram convocadas através de redes sociais. Boa parte dos vereadores parabenizou o Alan, e fizeram comentários sobre o Manifesto.

Por ALAN FERNANDES

Boa noite nobres vereadores, venho mui respeitosamente apresentar-lhes este manifesto, e desde já deixo bem claro que participo de um movimento totalmente apartidário. Venho até vocês, representar a população de Santa Isabel que não agüenta mais tamanha falta de respeito para com os seus moradores. Temos bairros que estão há mais de oito dias sem água, enquanto outros bairros permanecem com o fornecimento normalmente, isso não seria problema caso não houvesse desperdício por parte destes moradores contemplados. Sabemos que se iniciou uma campanha para que não haja desperdício de água, porem, a fiscalização é falha e os gastões saem impunes.

A falta de chuva realmente colabora para falta da água, e temos pleno conhecimento em relação a isso, estamos passando por um período de estiagem devido a uma grande massa de ar seco que impede que as frentes frias cheguem a região Sudeste, porém, tudo isso poderia ser previamente constatado pela previsão do tempo com até um ano de antecedência caso a prefeitura da cidade tivesse contratado os serviços de um empresa de meteorologia. 

Então atribuímos esta falta de água a administração, que por mais que esteja buscando soluções para o problema, poderia ter o evitado, poupando esforços e dinheiro, com PLANEJAMENTO estaríamos atravessando este período com um pouco mais de dignidade. Sentimos muito pelos pais de família que após um longo dia de trabalho tenham que enfrentar filas nas bicas da cidade, que, diga-se de passagem, não possuem condições de atender a população devido à água imprópria para consumo, o que já foi comprovado laboratorialmente em outras ocasiões.

Sabe-se que a prefeitura arrecada mensalmente a importância de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) com a cobrança das contas de água, e que este dinheiro não é investido no setor, sabemos que o D.A.E. (Departamento de Água e Esgoto) ESTÁ SUCATEADO e não tem condições de enfrentar esta situação de caos com qualidade. Gostaríamos de respostas e soluções, sabemos que talvez não seja possível ainda para este verão, porem já estamos nos precavendo em relação aos próximos anos.

Lembramos que a administração culpa os mandatos passados e a falta de chuva pela situação que estamos passando, mas deixamos claro que NÃO É SÓ A FALTA DE CHUVA que nos está fazendo passar por isso, e apesar das administrações passadas terem a sua parcela de culpa, o atual governo já teve um ano para aprender com os erros antigos e melhorar a nossa situação.

Uma escassez de água como a que estamos enfrentamos jamais foi vista em anos recentes nesta cidade, e por mais que atravessamos períodos de seca, jamais sofremos tanto pela falta de água como agora. A população quer saber, quando tudo isso irá acabar?

Hoje, saímos de nossas casas e viemos atrás dos nossos representantes, eleitos democraticamente por nós, e que nos representam diante deste problema. Água é um direito de todos, e hoje estamos aqui para lutar por este direito, assim como cobramos educação, saúde e segurança, cobramos dos senhores mais atitude perante os cidadãos isabelenses, pois estamos passando por um problema jamais visto recentemente por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário