sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Curtas e Diretas (coluna de Santa Isabel)

Por Honório Rocha (MTB 64749)

MOVIMENTAÇÃO DE TERRA
Parece que a coisa vai feder. Um cidadão isabelense denunciou ao Ministério Público, na quinta-feira (dia 6 de fevereiro) a mega movimentação de terra na Rodovia Presidente Dutra.  Ele pediu ao MP que faça diligência no local. A mesma pessoa também enviou as fotos da movimentação de terra para um jornalista da grande mídia paulista. Ele disse que vinha acompanhando o problema há algum tempo, “mas depois do circo na primeira sessão da Câmara de 2014”, (foi a gota d’água) onde 10 representantes do povo, se negaram a aprovar o requerimento do Clebão do Posto (PR), onde ele pedia documento da prefeitura que autorizou a terraplanagem na Rodovia Presidente Dutra. Clebão também solicitava no requerimento que foi rejeitado pelos pares, a atividade (o ramo) da empresa que toca o empreendimento no local (segundo os vereadores, trata-se de mais uma pedreira no município). Clebão, disse do microfone da Tribuna que estavam lhe cerceando o direito de saber, o requerimento não tinha nada de mais, era apenas informações a respeito dos documentos da movimentação de terra no local.

DESCONFIANÇA
Clebão já tinha falada da Tribuna, que estava havendo distorção, interesses obscuros e guerra partidária. Mas, quem chutou o balde mesmo, foi o vereador Jorge Vidal. Ele disse: “Tem dinheiro por trás dessa porra aí”. Vidal falou ainda, que “não é defendendo empregos que vamos votar coisas erradas”. Será que os meios justificam os fins? Agora é aguardar o trabalho do MP.

VIVO EM SANTA ISABEL
O vereador Orlando Paixão (PT) está indignado com os serviços da Vivo em Santa Isabel. Além de o sinal do celular ser ruim em toda a cidade, a população tem que ter paciência para usar a Internet. Se a coisa está ruim na cidade, na zona rural é pior ainda. Orlando, disse que em várias regiões da zonal rural simplesmente não existe o sinal da telefonia móvel, pois faltam torres no município. O vereador petista cita os lugares mudos: Cafundó, Aralú, Jaguari, Petrobrás, Pedra Branca, Barroca Funda, Pau Cerne, Pouso Alegre, Funil e Montenegro. Vale lembrar que a comunidade da Pedra Branca não tem comunicação com mundo exterior, tendo em vista que lá não tem telefone fixo, nem o móvel. O que alguns poucos sitiantes tem é o chamado telefone por satélite, que funciona precariamente.  Orlando argumentou que é difícil uma empresa se instalar no município com uma telefonia desse jeito. A comunicação rápida, hoje é tudo.

ANATEL
Foi pensando nisso, que O vereador Orlando Paixão, confeccionou um requerimento, solicitando que se envie um ofício da presidência da Câmara de Santa Isabel para o deputado federal Carlos Zarattini (PT). O ofício tem por objetivo solicitar que o Carlos Zarattini agende uma reunião entre os vereadores de Santa Isabel e a presidência da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) em Brasília. O assunto, claro, é sobre o péssimo serviço que a Vivo, concessionária de telefonia móvel e fixa, vem prestando ao município de Santa Isabel.

PRORROGAÇÃO
Alguns vereadores de Santa Isabel estão de saco cheio com o prefeito Gabriel Bina (PV). É que o prefeito vem solicitando de forma sistemática prorrogação nas respostas dos requerimentos dos vereadores. O prefeito, regimentalmente tem 15 dias para responder os requerimentos da Casa de Leis. O vereador Odilon Fernandes (PP), disse que isso está se tornando uma constância, e que o caso pode dar improbidade administrativa.  O vereador Jorge Vidal, por sua vez, disse que os prazos (para o prefeito responder) devem ser rigorosamente obedecidos. Por outro lado, o vereador governista Ademar Barbosa (PDT) disse que é normal o prefeito pedir mais 10 dias de prorrogação. “Não vai mudar nada, é perfeitamente normal e aceitável o pedido do prefeito”. Luizão Arquiteto também se manifestou: “No ano passado teve pedido de prorrogação e nós acatamos, sobre o transbordo do lixo que está depositado no pátio da Secretaria de Serviços, até hoje não foi resolvido. Queremos resposta no prazo legal”, disse o presidente.

ESTACIONAMENTO NA AV. REPÚBLICA
O vereador Jorge Vidal, voltou a falar sobre o estacionamento na Avenida da República, no centro de Santa Isabel. Em 2013, o vereador já havia tocado no assunto várias vezes, apontando a irregularidade flagrante no estacionamento dos carros na principal artéria de Santa Isabel. Ele dizia que estacionar os carros do lado esquerdo da via é proibido pelo Código Nacional de Trânsito, a não ser que seja estacionamento em 45 graus. Do jeito que os carros são estacionados na Avenida da República, os passageiros dos veículos são obrigados descer em plena pública, correndo sério risco de serem atropelados, disse o vereador. Como ninguém tomou providência, Vidal disse que vai entrar no MP para corrigir o erro.

POÇO DESATIVADO
Os moradores do bairro Jardim das Acácias, não entendem porque até hoje o prefeito Gabriel Bina não se interessou em reabrir um poço artesiano que existe no bairro há cerca de oito anos. O poço, de forma inexplicável foi fechado pela administração Hélio Buscarioli. Segundo os moradores, a água do poço artesiano era jogada para o reservatório do bairro e distribuída através de rede no bairro todo. A água era de excelente qualidade, dizem os moradores, e nunca faltou água nas casas durante os oito anos em que o poço funcionou. Em reunião com prefeito no Acácia, logo no início do mandato, o prefeito Gabriel Bina foi avisado sobre o poço.

FALTA D’ÁGUA
O bairro Jardim das Acácias é um dos mais prejudicados com a falta de água. Os moradores dizem que é comum faltar água até quatro dias consecutivos. Ninguém sabe até hoje por que o poço foi fechado. Os boatos dão conta de ferrugem na água, corre notícia ainda de que a bomba do poço queimava freqüentemente. O prefeito diz que vai abrir poços artesianos na cidade de forma emergencial. Os moradores do Acácia dizem que lá não precisa abrir poço, lá já tem, é só reativá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário