sábado, 12 de julho de 2014

ASSOCIAÇÃO UNIÃO DE MORADORES DO PARQUE RODRIGO BARRETO AJUDA A POPULAÇÃO CARENTE, MAS TAMBÉM PRECISA DE AJUDA

Dalva, presidente da entidade, ao lado dos advogados,
Bruno Ferreira, Alex Leal e Ivan de Oliveira
Todas as quartas-feiras e sábados a cena se repete. Centenas de pessoas (a maioria, donas de casa) se dirigem até a sede da Associação União de Moradores do Parque Rodrigo Barreto na Avenida Arnaldo Candela, para receber a cota de leite, sou seja, cada família, devidamente cadastrada na entidade, tem direito a dois litros de leite, quatro litros por semana. O saquinho de leite, distribuído de graça para as famílias carentes vem do programa do governo estadual (Vivaleite) que atende crianças de seis meses a seis anos mais 11 meses. O programa também disponibiliza leite aos idosos (acima de 60 anos).

Segundo Lindalva Santos Bezerra (conhecida por Dalva) presidente da Associação União de Moradores do Parque Rodrigo Barreto, a entidade (com 21 anos de existência), atende hoje 385 famílias, a maioria residente no Parque Rodrigo Barreto. Dalva salientou que a associação passará a atender brevemente mais 100 famílias, incluindo a cota dos idosos.

Além do serviço de entregar o leite aos cadastrados, a associação também doa roupas usadas para as famílias carentes. Dalva explicou que é a própria população que traz as roupas para serem doados, inclusive alguns empresários também ajudam com roupas. “À vezes deixamos de ir buscar uma quantidade boa de roupas para doação, porque não temos carro”, queixou-se.

Dalva com os colaboradores, Maisa Cristina, Ana Paula, 
Sara e Daniel Alves
Ela disse que recebe também doações de geladeiras, fogões e móveis usados. “Se a população ou algum comerciante ou empresário quiser ajudar a associação, a ajuda será muito bem vinda. Podem doar roupas usadas, cestas básicas, móveis, fogões, geladeiras, qualquer tipo de coisa que seja útil, existem famílias muito pobres, inclusive desempregados, necessitando até de alimentação”, disse a Dalva.

Além disso, Dalva disse que a associação dispõe de uma biblioteca, são milhares de livros didáticos, de literatura e outros que estão à disposição, principalmente dos estudantes. A presidente da entidade ressaltou ainda que precisa de doação de material de construção para terminar de construir a associação, que fica na sua própria residência. “Preciso de bloco, cal, cimento, areia”.




TRABALHO VOLUNTÁRIO É IMPRESCINDÍVEL PARA A ASSOCIAÇÃO


 Associação atende hoje 385 famílias
com o programa Vivaleite
Para fazer todo esse serviço, a associação conta com o trabalho voluntário de várias pessoas, a maioria, também moradores do Barreto. Dalva explicou que precisa anotar no cadastro as famílias que comparecem para pegar o leite, anotar os faltosos também, tudo precisa ser controlado rigorosamente, pois a entidade tem que prestar conta com a Secretaria do Desenvolvimento Social, órgão do Governo do Estado, responsável pela distribuição do leite no Estado de São Paulo. Ela disse ainda que várias famílias que não são cadastradas no programa Estadual (portanto, não tem direito ao leite) ficam aguardando o término da distribuição para ver se “tem sobra”, ou seja, nesse caso essas pessoas podem levar o leite que as famílias cadastradas não vieram buscar.  Dalva informou também que ultimamente a Associação União de Moradores vem prestando serviço de assessoria jurídica, ou seja, advogados orientam as pessoas que precisam de informações na área jurídica. São três os advogados que vem prestando esse serviço: Alex Leal, Bruno Ferreira e Ivan de Oliveira.



Um comentário:

  1. Que notícia boa, ver que temos tantos voluntários nesse bairro, mas o que falta é o olhar dos políticos mesmo para cá. Disponibilizar um lugar mais adequado para a distribuição do leite por exemplo. Limpar o lixão, fazer calçada, cercar e colocar ponto de ônibus na rua 11 em baixo do linhão, pois tenho vídeo de caminhões de empresas conhecidas em arujá descartando entulho de forma inadequada no local, já falei com o gabinete do prefeito, com o Ver. Márcio, Ver. Edson Nasser, João Anunciato, secretaria de serviços, de obras ufa....nada adianta. Quem sabe se eu mandar para a record não?

    ResponderExcluir