quinta-feira, 31 de julho de 2014

COM ATRASO DE DOIS ANOS, OBRAS DO PARQUE DA JUVENTUDE ESTÃO QUASE PARANDO. SÓ QUATRO OPERÁRIOS TRABALHAM NO LOCAL

Na placa, aparentemente foi apagado a data de início e de
entrega da obra
     A prefeitura de Arujá já começou as obras da Praça da Juventude na divisa dos bairros do Mirante e do Jardim Pinheiro. Essa informação data do mês de abril de 2011, e se referia a uma super obra, “o maior complexo esportivo, cultural e de lazer do município de Arujá”. De acordo com o cronograma da prefeitura de Arujá, a obra teria duração de um ano, e deveria estar pronta, à disposição da população, em meados de junho de 2012. O projeto previa a construção de quadra de vôlei de areia, futebol society, pista para caminhada, pista de skate, teatro de arena, quadra poliesportiva coberta, pista para salto, sala de ginástica, sala para realização de cursos, e banheiros. Tudo iluminado e com segurança. 

Placa do governo federal. Quase 1,8, o valor da obra
do Parque da Juventude
Obras estão muito atrasadas. ao fundo, 
edificação que o proprietário,
sem receber, ameaça retirar 
cobertura
     Além de uma obra maravilhosa, outro dado positivo que chamava a atenção, é que os cofres da prefeitura de Arujá não sofreriam uma sangria para construção da grandiosa obra, tendo em vista que os custos do evento seriam bancados através de verbas do Governo Federal. Publicações de 2011 davam conta que o governo federal bancaria a obra através de repasse de verba no valor de R$ 1.500,000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).  À Prefeitura caberia a soma de 130 mil reais.  

     Mas, promessas e palavras são uma coisa, e a realidade é outra. Passados dois anos da data limite para a entrega da obra (que seria em junho de 2012) o que se vê no local são algumas edificações levantadas, mas tudo no estágio inicial, no começo das construções. A obra, na verdade está quase parada, tendo em vista que somente quatro operários trabalham no local. Informações dão conta de que a empresa que toca a obra está sem receber da prefeitura, e o proprietário da empresa já teria ameaçado retirar a cobertura metálica do ginásio de esporte por falta de pagamento da municipalidade.

Valores conflitantes

Na maquete, o Parque da Juventude é muito
bonito. 
     Na época do lançamento das obras do Parque da Juventude em 2011, foi divulgado que o valor do empreendimento seria da ordem de 1,5 milhão. Entretanto, na verdade os gastos com o Parque da Juventude seriam de R$ 1.778.709,35 (dinheiro do governo federal). Pelo menos é esse valor que está registrado nas placas fixadas no local. Estranhamente, nas duas placas (do município e do governo federal) foi apagado (ao que tudo indica, deliberadamente) a data do início e do término da obra, constando apenas a duração da construção, ou seja, 12 meses. Também consta o número do contrato (2230/ que ano?), o nome do engenheiro responsável (Jorge Wataro Suzuki) e a empresa que tocaria a obra (Suzuki Engenharia e Construção Ltda). Com certeza o governo federal não tem nada a ver com esse atraso, a União já fez sua parte, ou seja, liberou o dinheiro. A culpa é de quem, então? E o dinheiro enviado pelo Governo Federal?







Nenhum comentário:

Postar um comentário